terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Ideias para trabalhar o Dia Internacional da Mulher




Ideias para trabalhar o Dia Internacional da Mulher (08 de março)

 
1-Contar a história do Dia da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é uma data especial que é comemorada todos os anos em 8 de março. É um dia para celebrar e reconhecer as conquistas das mulheres em todo o mundo e para aumentar a conscientização sobre a igualdade de gênero.

O dia foi criado para lembrar a luta das mulheres por direitos iguais e melhores condições de trabalho. A data tem suas raízes em manifestações ocorridas no final do século XIX e início do século XX, onde mulheres de vários países protestaram por igualdade de direitos, melhores condições de trabalho e direito de votar.

Atualmente, o Dia Internacional da Mulher é comemorado em muitos países do mundo com atividades, eventos e campanhas para promover a igualdade de gênero, combater a discriminação e a violência contra as mulheres e promover o empoderamento feminino. É uma oportunidade para reconhecer e honrar as mulheres em nossas vidas e para reafirmar nosso compromisso em apoiar a igualdade de gênero em todo o mundo.


2- Mural dos poemas em homenagem às mulheres

Cada aluno deverá produzir um poema em homenagem à mulher mais especial de sua vida. Sugerir que decorem o poema e depois fazer um mural coletivo.

3-Confecção de cartões artesanais

Usando papeis de vários tipos, tesoura, cola e outros materiais disponíveis deixar que criem seus próprios cartões ou levar uma ideia padrão para que confeccionem o cartão de acordo com as orientações dadas pelo(a) professor(a).

4- Cantinho do Jogo:
· Preparar um cantinho do jogo com vários materiais utilizados pela mamãe e outras mulheres: roupas femininas, sapatos e bolsas, maquiagem; vassoura, panelas e fogão de brinquedo; computador de brinquedo, papéis e revistas, livros etc.
· Em roda de conversa o professor motivará aos alunos dizendo que para comemorar o Dia da Mulher, irão pensar nas diferentes atividades que as mulheres fazem.
· Deixar que os alunos se expressem livremente, contando aos demais sobre a profissão de suas mães e de outras mulheres que vivem com eles. Ampliar a conversa chamando a atenção para as diversas profissões em que as mulheres atuam: advogadas, atrizes, bailarinas, cabeleireiras, cantoras, costureiras, cozinheiras, dentistas, desenhistas, domésticas, enfermeiras, engenheiras, jornalistas, lavadeiras, médicas, motoristas, passadeiras, professoras, secretárias, telefonistas, vendedoras, veterinárias, etc. Salientar que todas as profissões são importantes e fazem diferença na sociedade, além de estarem relacionadas entre si.
· Em seguida, propor que brinquem livremente no cantinho.
· Propor um jogo de mímica, em que um aluno imita a mamãe para que os demais adivinhem o que ela está realizando. Garantir a participação de todos. 

 
5- Mural:
. Mural com o registro coletivo das muitas profissões femininas por meio de desenhos, colagens ou escrita espontânea dos alunos. 

 
6- Sugestão de cantiga:
· Em roda de conversa utilizar a mímica para cantar a canção ou ler os versos. Vão-se mudando o nome das profissões e fazendo gestos enquanto cantam.

 
Passa, passa gavião
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!

 
A bailarina faz assim
A bailarina faz assim,
Assim, assim, assim, assim!

 
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A costureira faz assim
A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!

 
(cabeleireira, cantora, cozinheira, dentista, desenhista, enfermeira, escritora, jornalista, lavadeira, médica, motorista, passadeira, professoras, secretária, telefonista, vendedora, veterinária, etc.)

 
Nota - Essa cantiga serve para projeto de Dia Internacional da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia do Trabalho.

 
Fonte: Editora Moderna (Caixa Mágica)
http://www.moderna.com.br/moderna/caixamagica/caixa/

 

7-Frases sobre Mulher
Cem homens podem formar um acampamento, mas é preciso uma mulher para se fazer um lar.

Mulher é mesmo interessante, mesmo brava é linda, mesmo alegre, chora, mesmo tímida, comemora, mesmo apaixonada, ignora, mesmo frágil é poderosa!


A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada.


Fragilidade, o teu nome é mulher!



8-Cartões em homenagem ao Dia da Mulher:






Nenhum comentário: