Páginas

sábado, 7 de março de 2009

PROJETO CIRCO:

O maior espetáculo da terra!


 

"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual.
O palhaço faz tudo seriamente.
Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos.
Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir."

(Leonid G. Engibarov)


 


 

- Idade: a partir de 2 anos.

- Número de participantes: todos os alunos

- Tempo de execução: Mês de março


 


 

Justificativa:

Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria.

O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.


 


 

Problemática:

Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense!

Pouco a pouco, os palhaços - junto com os circos – foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames... A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco - Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos!

Objetivo geral:-

  • Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.


 

Objetivos específicos:-

  • Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense;
  • Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia;
  • Trabalhar e desenvolver a criatividade;


 

Eixos temáticos / conteúdos:-

Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento.


 

  • O Circo;
  • O fazer artístico;
  • Apreciação musical;
  • Expressividade;
  • Equilíbrio e coordenação;
  • Noções de formas e quantidades;
  • Noções de diferenças e igualdade;


 

Estratégias / Recursos:-

  • Música
  • Dança
  • Desenho
  • Pintura
  • Brincadeiras infantis
  • Jogos diversos
  • Literatura infantil
  • Vídeos
  • Cds
  • Adereços


 

Desenvolvimento:- (exemplos)

  • Atividade 1 – A história do circo;
  • Atividade 2 – Assistir ao D.V.D. Xuxa Circo;
  • Atividade 3 - Assistir ao filme "Dumbo";
  • Atividade 4 – Descrever o cartaz "O circo" da coleção Leandras – edt. FTD;
  • Atividade 5 – Alfabeto ilustrado letra C;
  • Atividade 6 – Músicas dramatizadas;
  • Atividade 7 – Exercícios rítmicos e de equilíbrio;
  • Atividade 8 – Jogo da memória - figuras circenses;
  • Atividade 9 – Coordenação motora fina: Levar o Palhaço até o circo;


 


 

Avaliação:-

A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.


 

Bibliografia:-

Revista Projetos Escolares- Educ. Infantil, Ano 1, Nº 9., Editora Gráfica.

O dia-a-dia do professor, vol. 2 e 4, Editora Fapi

Pesquisas sobre o circo na internet – site de grupos de educ. infantil

Nenhum comentário: