Seja bem-vindo(a) !


Bem Vindos - Recados Para Orkut

sábado, 7 de março de 2009

PROJETO OS ANIMAIS E A EDUCAÇÃO INFANTIL

Tema:
Os animais e a Educação Infantil

Disciplinas:
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências , Ed. Artística e Literatura Infantil

Duração:
Março a Junho

Temas Transversais:
Ética, Cidadania , Meio Ambiente, Natureza e Sociedade

Séries:

Educação Infantil e 1º ano inicial

Apresentação do projeto:
Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo. Partindo de dois contextos que serão assuntos culminantes para o desenvolvimento do projeto: Páscoa e o passeio ao Jardim Zoológico.

A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo, que se destacaram no passeio ao Jardim Zoológico e o coelho que estará presente na comemoração da Páscoa.

A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.

Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.

Justificativa:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.

O passeio(Zoológico) e a Páscoa facilitará o acesso às informações relativas ao tema.

A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.

Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.

Objetivos:

  • Definir de diversos animais suas principais características;
  • Diferenciar vertebrados e invertebrados;
  • Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
  • Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização

Conceitos:

  • Comparar diversos tipos de animais através da observação;
  • Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
  • Identificar as características específicas de cada grupo de animais;
  • Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos , terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animais

Procedimentos:

  • Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
  • Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
  • Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
  • Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
  • Classificar animais;
  • Desenvolver atividades lúdicas;
  • Desenvolver atividades matemáticas;
  • Montar jogos, tabelas e gráficos;
  • Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
  • Estabelecer ordem crescente e decrescente;
  • Comparar pesos e medidas;
  • Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
  • Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;
  • Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
  • Assistir a uma peça teatral;
  • Associar escrita de nomes , letras e textos;
  • Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
  • Visitar um Zoológico e Fazendinha dos Bichos;

Atitudes:

  • Preocupar-se com a preservação da natureza;
  • Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
  • Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
  • Classificar diferentes animais pelas suas características(Diferenças e semelhanças);
  • Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
  • Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;
  • Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
  • Identificar como vivem os animais

Conteúdos relacionados ao projeto:

Português (linguagem oral e escrita)

1. Jardim I

  • Nomes (início a formação do próprio nome)
  • Letras iniciais de várias nomenclaturas
  • Reescrita coletiva(textos, filmes, histórias)
  • Escrita espontânea

2. Jardim II

  • O nome
  • Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas
  • Observação e manuseio de livros
  • Histórias
  • Situações do cotidiano que envolvam leitura e escrita;
  • As letras, o alfabeto

3. 1º ano inicial

  • Formação de palavras , frase e pequenos textos
  • Números de letras e sílabas
  • Ordem alfabética
  • Interpretação de textos
  • Letras maiúsculas e minúsculas
  • Substantivo próprio e comum
  • Reescrita de textos e músicas
  • Rimas
  • Leitura


Matemática

4. Jardim I

  • Quantidades
  • Cores
  • Texturas
  • Espessuras
  • Tamanho
  • Altura e comprimento
  • Peso
  • Temperatura
  • Orientação
  • Conjunto
  • Formas geométricas;

5. Jardim II

  • Cores
  • Formas geométricas simples
  • Quantidade
  • Tamanho
  • Altura e comprimento
  • Espessura e largura
  • Peso
  • Temperatura
  • Orientação espaço- tempo
  • Distância
  • Conjunto
  • Numerais associados a quantidade

6. 1º ano inicial

  • Quantidade
  • Numerais( leitura e escrita)
  • Interpretação de gráficos ou tabelas
  • Adição
  • Subtração
  • Formas geométricas
  • Situações problemas
  • Ordem crescente, decrescente
  • Sucessor e antecessor
  • Maior e menor
  • Conjunto


Ciências Naturais e os temas transversais(natureza e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania.

7. Jardim I , Jardim II e 1º ano inicial

  • Moradia(habitat)
  • Órgãos do sentido
  • Alimentação
  • Conservação
  • A proteção da fauna
  • Animais em extinção
  • Partes do corpo
  • O dia e a noite
  • Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
  • A família e os bichos de estimação
  • Locomoção dos animais
  • Classificação dos animais: Reptéis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.
  • Espécies extintas
  • Origem dos animais
  • Metamorfose
  • Grupos sociais

Atividades:

  • Dinâmicas de grupo;
  • Pesquisas;
  • Leituras informativas;
  • Jogos diversos;
  • Quebra - cabeça;
  • Calendários;
  • Atividades matemáticas;
  • Seqüência de figuras;
  • Desenhos dirigidos e espontâneos;
  • Recorte e colagem;
  • Observação e relatórios;
  • Cruzadinha;
  • Caça- palavras;
  • Produção de texto;
  • Dobraduras(origami);
  • Máscaras, fantoches e dedoches;
  • Móbiles;
  • Músicas;
  • Poesias;
  • Liga pontos;
  • Pinturas;
  • Listagens;
  • Dramatizações;
  • Leituras diversas;
  • Passeios relacionados ao tema;
  • Escrita espontânea;
  • Mímicas;
  • Fábulas, contos, histórias;
  • Ditado diagnóstico;
  • Painéis, tabelas e gráficos;
  • Uso do tangran

Adivinhações.

Material didático/ recursos:

  • Livros didáticos e para didáticos;
  • CDs/ som
  • Televisão/filmes
  • Sucatas
  • Papéis diversos
  • Internet/computador/softwares
  • Folhas xerocadas
  • Tintas e pincéis
  • Lápis coloridos e giz de cera
  • Hidrocor
  • Máquina fotográfica
  • Painéis
  • Vídeo
  • Revista/ jornais
  • Livros de literatura infantil
  • Cola
  • Tesoura
  • Lixas d`água
  • Espelho
  • Filmadora
  • Fichas, figuras
  • Tecidos
  • Isopor
  • Manta acrílica

Eventos relacionados ao projeto:

Páscoa (visita do Coelho)

Passeios:
¨ Jardim Zoológico
¨ Teatro: Peça da Dona Baratinha
¨ Fazendinha de bichos

Exposições:

¨ Bonecos
¨ Maquetes
¨ Álbum
¨ Livros confeccionados na escola

Apresentações de :

¨ Peças Teatrais
¨ Dedoches
¨ Fantoches
¨ Contando histórias
¨ Músicas
¨ Fotos
Instrumentos de Avaliação:

Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.

Considera- se alguns instrumentos de avaliação:

  • Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;

  • Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;

  • Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;

  • Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.


 

Nenhum comentário: