terça-feira, 3 de julho de 2012

Trabalhando valores: EVITANDO O ÓDIO E O RANCOR


Preso pelo ódio

Quem de vocês tem procurado desenvolver um bom convívio aqui na escola?
O professor deve incentivar respostas.

Conta-se que um país entrou em guerra e dois jovens amigos, João e José, foram convocados. O inimigo derrotou a sua tropa, e eles foram feitos prisioneiros e levados para um campo de concentração. Estiveram presos durante dois anos. Quando foram postos em liberdade, cada um deles foi para um lado do país para refazer as suas vidas.
Dez anos depois eles se encontraram, e João perguntou a José:
– Lembras-te dos nossos carcereiros?
José respondeu:
– Sim. Não deixei de odiá-los nem um único dia.
João disse:
– Olha, eu, desde que abandonei o campo de concentração, nunca mais voltei a pensar neles. Portanto, amigo, eu estive preso dois anos, mas tu estás preso há doze.

O que João quis dizer com isso de José estar preso há doze anos, já que há dez anos eles estavam em liberdade?
O professor deve socializar, mostrando que sentimentos negativos, como o ódio e o rancor, nos deixam presos aos nossos adversários, pelo fato de continuarmos emocionalmente ligados a eles, etc.; enfatizar o fato de o ódio ser uma força negativa muito poderosa que tem tendência a transformar-se na pior das prisões.


Tarefa de casa
O aluno deve perguntar a um adulto qual é o motivo de haver tanta violência na Terra.

O professor deve incitar os alunos a serem educados e afetuosos em casa com os familiares, na escola e nos demais ambientes onde estiverem.

PRÓXIMA AULA...

Violência, não

O professor deve ver as respostas da tarefa de casa anterior e socializá-las, procurando mostrar que nada se resolve com violência e que esta sempre acaba piorando a situação; observar que nos noticiários constantemente aparecem situações em que pessoas, num momento de raiva, agridem e até matam outras pessoas e com isso estragam a própria vida, acabam na cadeia enfrentando as piores situações, perdendo as melhores oportunidades de suas vidas para trabalhar, estudar e crescer como pessoa, etc. Os que têm uma família para sustentar terão de vê-la passar necessidades e privações anos a fio.  E o pior ainda é a consciência pesando sempre, acusando pela violência ou pelo crime cometido.

Agora vamos todos respirar fundo e relaxar... (fazer umas cinco respirações profundas.)

Não estão mais relaxados?
Pois bem, sempre que vocês estiverem num momento de raiva, façam isso: respirem profundamente algumas vezes, procurando relaxar. Assim, mais calmos, poderão pensar melhor e resolver situações complicadas com diálogo, sem violência.

O professor deve incitar os alunos a se esforçarem para ter um bom convívio em casa, com os familiares.




FONTE: site www.cincominutos.org

Um comentário:

  1. BOA NOITE, PRINCESA! ACHEI OS TEXTOS MUITO PERTINENTES. NÃO HÁ COMO DEIXAR DE LADO O TEMA VALORES EM DIAS TÃO CONTURBADOS. NOSSAS CRIANÇAS TEM VIVENCIADO SITUAÇÕES DEMASIADAMENTE CONFLITANTES EM SUAS CASAS E A ESCOLA PODE AMENIZAR TRAZENDO A TONA DISCUSSÕES, TEXTOS, HISTORINHAS, ETC, QUE ENFOQUEM ESSA DRAMÁTICA. TENHA UM RESTO DE SEMANA ABENÇOADO, AMIGA!

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