segunda-feira, 12 de novembro de 2012

OS JOGOS AFRICANOS

 A peteca, pula elástico e outras brincadeiras conhecidas como Escravos de Jó, que sofreu várias alterações, são de origem Africana e difundidas mundialmente.


Um jogo muito interessante, é o MANCALA

Mancala é uma família de jogos de tabuleiro jogada ao redor do mundo, algumas vezes chamada de jogos de semeadura ou jogos de contagem e captura, que vêm das regras gerais. Os jogos dessa família mais conhecidos no mundo ocidental são o Oware, Kalah, Sungka, Omweso e Bao. Jogos de mancala possuem um papel importante em muitas sociedades africanas e asiáticas, comparável ao do xadrez no Ocidente.







Senet é um dos mais antigos jogos de tabuleiro conhecidos e remonta ao Antigo Egito, cerca de 4000 anos atrás. É possível encontrar a forma senat (em português) como referência ao mesmo jogo.
O senet é jogado em um tabuleiro de 3 níveis de 6 ou 10 casas, das quais algumas eram marcadas com hieróglifos.Existem as casas benéficas e as maléficas, especialmente às com marcações de água. Pode ser jogado sem adversário (sozinho) ou contra um adversário imaginário. De acordo com uma tradição deve-se sempre apostar alguma coisa, caso contrário isso causaria um abalo na sustentação universal.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Senet

Sugestão de como fazê-lo:

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19530



3 comentários:

  1. Muito legal esse jogo, já fiz com minhas crianças. Recomendo.

    ResponderExcluir
  2. ese jogos são muito legais parabens

    ResponderExcluir
  3. bom esse jogo n é da minha epoca mas é muito legal eu me apaixonei quando eu n tinha nada pra fazer em casa e entrei na net e vi esse jogo po mano acelerou o meu coração ai eu pensei mano os jogos do tempo da minha vó é muiiiiiito legal e agora fika eu e minha vo e minha amiga alexia da silva jogando a n posso esquecer do tio luiz q deixa usar a net pra joga e n deixa nos entrar no fec

    ResponderExcluir