segunda-feira, 31 de março de 2014

Símbolos pascais

Ovos

Os ovos guardam em si a imagem de uma nova vida, por isso foram adotados como símbolo de renovação. Costumavam ser oferecidos em muitas civilizações como presentes. No Antigo Egito e na Pérsia, por exemplo, eram pintados em tons primaveris. Na China, antes mesmo do nascimento de Cristo já se presenteava com ovos de pata pintados em cores vivas. Na Europa católica do século XVIII, ovos coloridos passaram a ser benzidos pelos cristãos e oferecidos aos fiéis.
Na Polônia e na Ucrânia, essa tradição foi levada muito a sério. Edward I registra em 1290 a despesa de compra de milhares de ovos para serem distribuídos às pessoas de sua corte. No século XVII, o Papa Paulo V abençoou um simples ovo a ser usado na Inglaterra, Escócia e Irlanda. Na Alemanha, é antigo o costume de dar ovos de Páscoa às crianças, junto com outros presentes.
Em partes da Europa, as tribos tinham uma forma abreviada de chamar Eastre, a deusa da Primavera, e que começou a ser usada para descrever a direção do nascente - Leste. Daí a palavra Easter. . As primeiras cestas de Páscoa se assemelhavam aos ninhos de pássaros. Antes, as pessoas colocavam os ovos nos ninhos em honra da deusa Eastre.
Com o passar do tempo, passaram a ser confeitados e é aí que entra o chocolate.

Chocolate

O chocolate, que por muito tempo foi servido como bebida, viu sua indústria se desenvolver bastante na Inglaterra do século XIX. ......Foi nessa época que apareceu o ovo de chocolate. A partir daí, rapidamente se espalhou pelos mercados europeus e depois pelo mundo.

Coelho

O coelho de Páscoa é uma atualização do antigo símbolo pascoalino, a lebre (parente do coelho), considerada sagrada para a deusa Eostre. No século XVIII, colonizadores alemães levaram para os Estados Unidos a idéia dos coelhos de Páscoa.
Uma duquesa alemã, ao dizer que os brilhantes ovos de Páscoa tinham sido deixados pelos coelhos para as crianças, deu origem ao costume de fazer com que as crianças os encontrassem no dia de Páscoa.

Pomba

A Pomba ou "Colomba" pascal, pão doce e enfeitado com a forma de ave, também é um símbolo cristão. A forma de pomba era usada nos antigos sacrários, onde se guardava a Eucaristia. Atualmente, passou também a ser usada no pão doce que costuma ser compartilhado, na Europa, especialmente na Itália, no café da manhã de Páscoa e da "Pasquetta" ou Pascoela, como é chamada no Brasil a segunda-feira após a Páscoa.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Cultivando valores

Oi pessoas lindas!!!

Trabalhando com o projeto valores, criamos um mural para o corredor sobre os valores e bons sentimentos que os alunos do 3º ano querem cultivar. Para isso, primeiro debatemos sobre o que são bons e maus sentimentos, o que queremos para cada um e para o próximo,  em seguida fizemos a dobradura de uma tulipa e depois cada aluno escrevia na tulipa qual valor quer cultivar. Veja só o resultado:




Valores no Carnaval

Oi pessoas lindas,

Este ano, lá na escola, estamos dando um enfoque todo especial em valores humanos e sociais. E para conciliar o projeto central e a temática do Carnaval, a minha turma criou máscaras que deveriam ter na decoração alguns valores que os alunos achassem importantes para ser lembrado pelas pessoas neste Carnaval. Depois de confeccionadas montamos um mural do corredor. Veja só como ficaram as máscaras e o mural:




Veja o passo a passo:

1- Procurei na web um modelo básico para fazer os moldes:

2- Imprimi direto no papel Canson A4 e em seguida recortei:
 3- Risquei o molde no Canson A4, recortei todas (dá para cortar até 4 de uma só vez), risquei os olhos:
4- Cada criança pintou a máscara com a sua criatividade, mas também deixei um modelo fixado no quadro para quem quisesse se inspirar... Vejam só alguns modelos criados por eles: