terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Brincando de boliche

Oi gente!!!

Férias!!! E a criançada em casa... que tal propor atividades lúdicas para não ficarem ociosas em casa?
Estarei postando algumas brincadeiras e atividades aqui no blog para fazer com as crianças, elas servem para os familiares fazerem com as crianças e também para os professores em suas atividades no decorrer do ano.
A brincadeira de hoje será o boliche.

O boliche é um jogo super interessante para os pais brincarem com as crianças nas férias ou mesmo no dia a dia e os professores podem utilizá-lo com recurso pedagógico também.  Ele proporciona  para a criança perceber posições, direções, distâncias, tamanho, o movimento e a forma dos corpos, enfim contribuindo para o desenvolvimento da estruturação espacial , além disso pode se melhorar o desempenho das estruturas psicomotoras de base, através de um bom trabalho de esquema corporal, visando melhorar habilidades manuais, de leitura e de escrita.  A lateralidade é outro aspecto para qual o boliche pode contribuir, pois, pelas próprias características do jogo ajuda a criança a ir percebendo a diferença entre direita e esquerda.

Como Jogar:
O objetivo do jogo é derrubar todos os pinos (garrafas). E cada garrafa derrubada vale os pontos indicados.
No boliche se todos os pinos são derrubados na primeira tentativa, ele marca um STRIKE. Se ele não derruba todos os pinos na primeira tentativa, mas consegue derrubar tudo com o segundo lançamento, ele marca um SPARE.
Dependendo da quantidade de crianças, podemos determinar que cada uma jogue um determinado número de jogadas. Você pode preparar uma ficha de marcação de pontos individualmente ou em grupo.
O boliche é ideal para trabalhar com adição, pois as crianças podem calcular também os pontos mentalmente ou fazendo os cálculos no papel.
As garrafas no boliche, ficam dispostas em forma de triângulo.Veja a posição das garrafas no jogo:

Dicas:

-Para o jogo ficar ainda mais interessante, peça para as crianças criarem as garrafas do boliche com sucata ( garrafas pets, garrafas plásticas de iogurte, dentre outras usando o mesmo padrão de tamanho e forma). Elas poderão pintar as garrafas (colocar a tinta dentro da garrafa transparente, tampar e sacudir até pintar, pode colocar água com tinta para deixar a água colorida, pode decorar as garrafas  com olhos e bocas de papel, deixe a criatividade rolar!!). Isso já deixará as crianças ocupadas e felizes, pois criança adora construir coisas. E depois de prontas é só jogar. Usar a bola que tiver em casa e pode usar diferentes tamanhos para aumentar o nível de dificuldade no jogo.
Veja alguns modelos de garrafas que elas poderão confeccionar:










- Você pode deixar que brinquem à vontade, com as regras delas ou impor as regras do jogo com algumas atividades a cumprir como adição dos valores das garrafas derrubadas (pode usar outras operações matemáticas como multiplicação dos valores ou a subtração das diferenças de pontos entre eles, etc.). Você poderá colocar números diversos nas garrafas.

- Essas mesmas garrafas do boliche também servirão para a brincadeira das argolas (é só providenciar as argolas para as crianças jogarem e acertarem as garrafas com as pontuações).

Alguns modelos para a brincadeira das argolas:




-Trouxe também alguns moldes para montar as garrafas com olhinhos e os óculos dos minions:

 É só clicar na imagem, salvar em seu computador e imprimir.


Use a sua criatividade e uma ótima brincadeira!!!!


Um comentário: