segunda-feira, 30 de março de 2015

Máscaras do coelho e da coelha da Páscoa

A Páscoa está chegando... E você já começou a fazer os preparativos desta data tão linda? Que tal começar preparando as máscaras de coelhinho para os seus alunos. Veja algumas sugestões que achei na net e estou compartilhando com vocês. 
























Coelhinho da Páscoa no potinho: lembrancinha de Páscoa

Oi gente!!!

Trouxe um modelo de lembrancinha que fiz algum tempo atrás. Fiz um passo a passo com molde para compartilhar com vocês...


Veja o passo a passo desta lembrancinha:
 Materiais necessários:
  • cachepô de plástico;
  • cola pra EVA ou bastão para cola quente;
  • um par de olhos móveis;
  • caneta para retroprojetor;
  • eva branco e rosa/azul/ou da cor de preferência;
  • tesoura com bom corte;
  • lápis para riscar o eva;
  • chocolates ou doces para colocar dentro do cachepô.

Veja o passo a passo:













sexta-feira, 27 de março de 2015

Comemorando a Páscoa

Oi gente!!!

A Páscoa está chegando... Então se ainda não programou algo para fazer com seus alunos veja o projeto abaixo. Lembrando que o mais importante é trabalhar o sentido real do que é a Páscoa.

Então segue abaixo um projeto sobre Páscoa para trabalhar com as crianças:



Justificativa: A Páscoa é uma data adorada pelas crianças, que esperam ansiosas pelo coelho e os ovos de chocolate. Para que tudo tenha um sentido, realizo o projeto de uma páscoa cheia de símbolos, histórias, brincadeiras, arte e culinária.

Objetivo geral: Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.

Objetivos específicos:

· Conhecer o significado de “Páscoa”;
· Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
· Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
· Estimular a imaginação e a dramatização das crianças;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
· Recordar as cores através de jogos e brincadeiras;
· Relacionar os números com a quantidade.
Criatividade e dramatização.
Música e ritmo.

Metodologia:
Conversa informal diálogo e questionamento oral sobre o assunto;
Visualização dos símbolos da Páscoa através de fichas;
Produção de texto sobre o tema.
Confecção de um mural sobre a Páscoa;

Jogos:
· Gincana recreativa: Careta da cenoura, caça aos ovos, corrida do ovo, caça ao tesouro, ralam cenoura – quem consegue comer mais cenouras cruas, quiz da páscoa, pintura facial no colega.

Algumas sugestões de brincadeiras:


Atividade 1: Corrida de Nariz

Preparação: Divide-se o grupo em times que contenham quatro a cinco crianças cada um. Colocam-se as crianças de cada time em fileira atrás de uma linha de partida. Na frente de cada time deverá haver uma bolinha de papel, representando ovinhos, para cada criança e distante cerca de 4m um círculo de giz de cerca de 50 cm de diâmetro.
Desenrolar: Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.

Atividade 2: Caça aos Ovos

Preparação: Confeccionar várias bolinhas de papel representando ovinhos de Páscoa. Escondê-los em diversos lugares.
Desenrolar: As crianças terão que procurar os ovos pela sala. Nesta fase trabalharão individualmente. Após junto com o professor terão que fazer a contagem dos ovos e ver quem achou mais.

Atividade 3: Hop... Hop... COELHINHO

Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo.
Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo a cada batida a palavra "Hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "Hop”. Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "Hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as ações para nova rodada do jogo...

Brincadeira do "Coelhinho da páscoa disse":

Professora diz: "Coelhinho da páscoa disse para pular em um pé só!" e as crianças devem imitar até a professora dizer para parar ou modificar o pedido.
Pode dizer movimentos como: gire, caminhe de frente, de costas, sentado, imitando um coelho, imitando um coelho comendo chocolate ou cenoura, etc. Após deixar os alunos dizer os movimentos aos colegas (ser o coelho).

Culminância: Lanche coletivo seguido de pintura facial nos alunos feito pela professora.
Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.


MODELO DE BILHETE SOLICITANDO O LANCHE COLETIVO:

Escola :_______________

Srs. Pais ou Responsáveis,

No dia 01/04, estaremos fazendo algumas atividades internas com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I para comemorar a Páscoa. Neste dia faremos um lanche coletivo com cada turma em sua sala, favor enviar: _______________________ .

Lembrando que neste dia teremos aula normal.

Atenciosamente,
                                                                         A Professora.


Sugestões de alimentos para pedir:

  • 1 prato com pão de queijo;
  • 1 bolo de cenoura;
  • 1 caixa de suco no sabor uva;
  • 1 caixa de suco no sabor da sua preferência;
  • torta salgada;
  • 1 bolo de chocolate;
  • sanduíche natural;
  • Mini cachorros-quentes;
  • Docinhos (15 a 20 unidades);
  • 1 refrigerante ( se preferir peça suco:)




quinta-feira, 26 de março de 2015

Sistema Solar - atividades

Oi gente!!!

Algumas atividades sobre Sistema Solar...



 Resposta: 8, 10, 9, 1, 7, 3,6,4, 5, 2

 Resposta: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno
 Resposta:
Resposta: 1- Terra, 2- Lua, 3- Sol, 4- gravidade, 5-translação, 6 - rotação












Respostas: Terra, Solar,Rotação, Translação, 8, Sol


2- saturno, 3- satélites, 4- estrela, 5- Via Láctea,  6- Júpiter, 7- Mercúrio,   8- Urano,  9- Vênus,
10- Sol, 11- Plutão  12- Terra  13- gravidade
Resposta: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno