quinta-feira, 30 de abril de 2015

Atividades: Dia das Mães - parte 1

Oi gente!!!

Dia das mães está chegando...
Se você ainda não planejou nada, já está na hora de preparar as atividades para trabalhar com seus alunos.
E para dar uma mãozinha, pesquisei algumas atividades na web e trouxe aqui para compartilhar com vocês...

Clique nas imagens para vê-las em tamanho real e salvar em seu computador.












quarta-feira, 29 de abril de 2015

Atividades: Dia Mundial do Trabalho - parte 3

Oi gente!!!

Hoje trouxe mais algumas atividades para você trabalhar o tema Dia do Trabalho com seus alunos:


Para ver as imagens em tamanho real é só clicar na imagem escolhida e depois salvar em seu computador.








sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dia das mães

 DIA DAS MÃES


No 2º domingo de maio, que neste ano será no dia 10 de maio, comemora-se o dia das mães.
Quer conhecer um pouquinho sobre a criação desta data comemorativa? Leia abaixo e saiba mais:

Prestar homenagens às mães é uma tradição bastante antiga. Na Grécia, havia uma festa em honra a Rhea, Mãe dos Deuses; os judeus faziam uma grande festa no início de março, chamada Matronalia.
Na Idade Média, os ingleses mais pobres moravam na casa de seus patrões e ficavam longe de suas famílias, por isso, foi criado o Mothering Day, que permitia aos empregados voltarem para seus lares para passar esse dia com suas mães.
A data como conhecemos hoje é uma criação moderna. Uma jovem professora norte-americana, Anna M. Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em profunda depressão. Preocupadas com tanto sofrimento, algumas amigas de Anna resolveram fazer uma festa para perpetuar a memória da mãe de Anna.
Mas Anna queria que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, e começou a escrever aos ministros, jornalistas e políticos, buscando estabelecer o Dia das Mães. Sua campanha prosperou e, em 1911, o Dia das Mães foi celebrado em quase todos os estados norte-americanos.
Em 1914, o presidente Wilson decretou oficialmente o Dia das Mães como um feriado nacional, fixado no segundo domingo de maio de cada ano.
No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado.



quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dia Mundial do Trabalho


DIA MUNDIAL DO TRABALHO



No dia 1º de maio, comemora-se o Dia Mundial do Trabalho. Saiba um pouquinho mais sobre esta data:

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889 por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à memória dos mártires de Chicago e ao que esse dia significou na luta dos trabalhadores por seus direitos.
Numa greve geral, acontecida em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época, milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho com passeatas e discursos, reivindicando melhores condições de trabalho. A polícia reagiu violentamente e vários trabalhadores foram presos, feridos e mortos.
No Brasil, o 1º de maio também foi a data escolhida, pelo governo de Getúlio Vargas, para criar o salário mínimo (1940), medida que beneficiou diretamente mais de 1 milhão de trabalhadores, e a Justiça do Trabalho (1941), órgão responsável pela conciliação e julgamento dos dissídios individuais e coletivos, controvérsias oriundas de relações do trabalho e dos direitos trabalhistas. Com sede em Brasília, a Justiça do Trabalho é composta pelo Tribunal Superior do Trabalho, por tribunais regionais e por juntas de conciliação e julgamento.
No Brasil, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbem o trabalho infantil. Infelizmente, existem milhares de crianças de 5 a 14 anos de idade trabalhando em lavouras, carvoarias, olarias, pedreiras, mercado informal e atividades domésticas, sem nenhum tipo de remuneração e, o que é muito pior, sem direito de freqüentar a escola.
O trabalhador é peça-chave na sociedade. Por isso, todo e qualquer tipo de trabalho honesto deve receber admiração e respeito.

Sugestão de leitura:
 A galinha ruiva
Um conto popular inglês, Companhia Editora Nacional.
Uma galinha muito esperta mostra como é feio ser preguiçoso.