terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Brincando de boliche

Oi gente!!!

Férias!!! E a criançada em casa... que tal propor atividades lúdicas para não ficarem ociosas em casa?
Estarei postando algumas brincadeiras e atividades aqui no blog para fazer com as crianças, elas servem para os familiares fazerem com as crianças e também para os professores em suas atividades no decorrer do ano.
A brincadeira de hoje será o boliche.

O boliche é um jogo super interessante para os pais brincarem com as crianças nas férias ou mesmo no dia a dia e os professores podem utilizá-lo com recurso pedagógico também.  Ele proporciona  para a criança perceber posições, direções, distâncias, tamanho, o movimento e a forma dos corpos, enfim contribuindo para o desenvolvimento da estruturação espacial , além disso pode se melhorar o desempenho das estruturas psicomotoras de base, através de um bom trabalho de esquema corporal, visando melhorar habilidades manuais, de leitura e de escrita.  A lateralidade é outro aspecto para qual o boliche pode contribuir, pois, pelas próprias características do jogo ajuda a criança a ir percebendo a diferença entre direita e esquerda.

Como Jogar:
O objetivo do jogo é derrubar todos os pinos (garrafas). E cada garrafa derrubada vale os pontos indicados.
No boliche se todos os pinos são derrubados na primeira tentativa, ele marca um STRIKE. Se ele não derruba todos os pinos na primeira tentativa, mas consegue derrubar tudo com o segundo lançamento, ele marca um SPARE.
Dependendo da quantidade de crianças, podemos determinar que cada uma jogue um determinado número de jogadas. Você pode preparar uma ficha de marcação de pontos individualmente ou em grupo.
O boliche é ideal para trabalhar com adição, pois as crianças podem calcular também os pontos mentalmente ou fazendo os cálculos no papel.
As garrafas no boliche, ficam dispostas em forma de triângulo.Veja a posição das garrafas no jogo:

Dicas:

-Para o jogo ficar ainda mais interessante, peça para as crianças criarem as garrafas do boliche com sucata ( garrafas pets, garrafas plásticas de iogurte, dentre outras usando o mesmo padrão de tamanho e forma). Elas poderão pintar as garrafas (colocar a tinta dentro da garrafa transparente, tampar e sacudir até pintar, pode colocar água com tinta para deixar a água colorida, pode decorar as garrafas  com olhos e bocas de papel, deixe a criatividade rolar!!). Isso já deixará as crianças ocupadas e felizes, pois criança adora construir coisas. E depois de prontas é só jogar. Usar a bola que tiver em casa e pode usar diferentes tamanhos para aumentar o nível de dificuldade no jogo.
Veja alguns modelos de garrafas que elas poderão confeccionar:










- Você pode deixar que brinquem à vontade, com as regras delas ou impor as regras do jogo com algumas atividades a cumprir como adição dos valores das garrafas derrubadas (pode usar outras operações matemáticas como multiplicação dos valores ou a subtração das diferenças de pontos entre eles, etc.). Você poderá colocar números diversos nas garrafas.

- Essas mesmas garrafas do boliche também servirão para a brincadeira das argolas (é só providenciar as argolas para as crianças jogarem e acertarem as garrafas com as pontuações).

Alguns modelos para a brincadeira das argolas:




-Trouxe também alguns moldes para montar as garrafas com olhinhos e os óculos dos minions:

 É só clicar na imagem, salvar em seu computador e imprimir.


Use a sua criatividade e uma ótima brincadeira!!!!


Brincadeiras de férias: PASSA CHAPÉU


segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

10 milhões de visualizações!!!

Oi pessoas lindas!!!


Estou muito feliz, hoje o blog atingiu a marca de 10 milhões de visualizações desde sua criação...

Muito obrigada seguidores e leitores que estão comigo até hoje!!!




domingo, 27 de dezembro de 2015

Brincadeiras para as férias: QUEIMADA


Agradecimento pelas felicitações do meu aniversário


Olá, pessoas lindas!!!

O nosso aniversário é uma data muito especial para cada um de nós.
 Esse dia nos proporciona momentos de alegria, por esse motivo estou aqui agradecendo pelas lindas mensagens que recebi de familiares, amigos e alunos pelo meu aniversário, muitas mensagens pelas redes sociais, outras por telefone e algumas pessoalmente: fiquei muito feliz com cada uma delas.
Gostaria muito de poder agradecer pessoalmente a cada um de vocês que se lembrou de mim, que me desejou os parabéns e me felicitou. Mas felizmente, vocês são muitos por isso agradeço coletivamente, mas com uma estima pessoal por cada um. Agradeço a Deus por fazerem parte da minha vida, são vocês que tornam a minha jornada de vida mais feliz e leve.
Desejo viver muitos anos para ter o privilégio de continuar convivendo com as pessoas maravilhosas que Deus foi trazendo para minha vida.


Um abraço muito forte e muito obrigado pelo carinho.


quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Feliz Natal para todos vocês!!!!

Oi gente!!!

Hoje é um dia muito especial e por isso, não poderia deixar de trazer uma linda mensagem para vocês que estão sempre me acompanhando, para meus familiares e amigos, meus alunos e ex-alunos e também para todos aqueles que passaram aqui só para dar uma espiadinha nas novidades.... Desejo a todos vocês: Um lindo e maravilhoso Natal!!!


sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

QUEBRA-CABEÇA DE NATAL- parte 2

Seus filhos estão de férias? 
E estão sem nada para fazer? 
Então imprima estes quebra-cabeças e dê para eles recortarem e depois montarem.

Estes que seguem abaixo são para pintar, recortar e montar:








Mural de Natal

Oi pessoas lindas!!!

Hoje trouxe aqui para vocês como ficou o meu mural:


Fiz bem simples, mas mostrando principalmente o fazer artístico e de escrita de cada aluno.
Os alunos fizeram uma carta para Jesus, onde falaram sobre seus sentimentos e puderam mostrar o quanto o Natal é uma data importante para todos nós. Os textos de cada aluno ficou muito interessante. E para ilustrar a temática, eles optaram em decorar o mural com enfeites que remetem ao Natal, como sinos, bolas de Natal e o boneco de neve (feito com canson e pintado por eles). 

Abaixo segue o modelo do boneco de neve:


quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Quebra-cabeça de Natal - parte 1

Oi pessoas lindas!!!

A criançadas já está de férias?
Que tal imprimir quebra-cabeças para eles brincarem?
Trouxe aqui alguns modelos, alguns coloridos e outros para pintar. Alguns eu produzi e outros achei prontinhos pela web. É só imprimir e dar para as crianças maiores cortarem. Sempre é importante orientá-los sobre os cuidados quando manusear tesouras, mesmo aquelas de ponta redonda.







Modelos de cartões de despedida aos alunos

 Alguns modelinhos de cartões de despedida e finalização das aulas.