segunda-feira, 28 de março de 2016

COMO FAZER UM BOM CARTAZ

Oi pessoas lindas!!


Hoje em dia com a tecnologia, substituíram-se os cartazes por apresentações em Power point, dentre outros recursos. Mas muitos professores, ainda trabalham com o recurso do cartaz, por isso é muito importante ensinarmos e darmos dicas aos nossos alunos de como fazer um cartaz de forma informativa e ilustrativa. Compreenda essas duas finalidades:

  • Informativa: as informações devem ser objetivas, simples, bem distribuídas no espaço do papel utilizado (cartolina, craft, color-set , cartão, chambril, layout, papel pardo) e de fácil visualização.
  • Ilustrativa: as ilustrações obedecem às mesmas regras para não prejudicar essa visualização.

        No entanto, alguns cuidados devem ser observados na sua elaboração.
Ensine aos seus alunos que é importante um planejamento prévio para cumprir os objetivos propostos e tempo disponível para a confecção de uma obra que será objeto de observações e críticas (algumas positivas, outras nem tanto) de colegas de turma e até de professores de outra disciplina.

Para alcançar esses objetivos, devem-se observar atentamente determinados itens:

1-  A cartolina ou papel cartão ou mesmo papel chambril (layout ou pardo) nunca devem estar amassados;

2-  Dê preferência para cores claras, mas de qualquer forma, depois da escolha da cor do papel define-se a cor da caneta a será utilizada, que deve contrastar.

3-  A letra deve ser legível e com tamanho compatível  às informações. O título deve estar centralizado e as letras com tamanho médio de 5 cm. O texto deve ter letras com 1 cm de tamanho. As legendas com 0,5 cm de tamanho. As margens ou bordas devem ser criativas porém não devem chamar mais atenção do que o assunto do trabalho.

4- Não pode haver rasuras. Por isso faça a revisão ortográfica;

5- Todas as figuras que serão coladas nos cartazes devem ser bem recortadas.

6- Use letras grandes (tanto impressas quanto manuscritas).

7- Evite textos muito longos.

8-  Evite figuras ou desenhos muito pequenos.

9- Utilize legendas explicativas (se necessário). As legendas devem ser escritas em uma (1) linha, logo abaixo da imagem;

10- Cuidado com a decoração (ela não pode aparecer mais do que a informação).

11- Coloque título (margem superior, centralizado). O título deve ser objetivo (uma a três palavras);

12- Identifique o cartaz colocando: disciplina, professor, classe, nome(s) do(s) aluno(s) na margem inferior à direita.

13-  O prazo de entrega do cartaz, determinado pelo professor, deverá ser obedecido rigorosamente, caso contrário, haverá desconto do conceito na avaliação final.

14- Se resolver utilizar a técnica de colagens de figuras, cole-as sobre pedaços retangulares, quadrados ou de outras formas geométricas, com papel de cores contrastante com a da base (cartolina, papel cartão, etc.), e é importante a identificação ou legenda da mesma. Disponha-as espalhadas em posições variadas.

15- Quanto à exposição:
. Tanto individual quanto coletiva - deve apresentar o título, a série e a turma que elaborou, o nome do professor, dos alunos.
. Os cartazes devem ser fixados na parede, com fita crepe ou texturizada (crepe marrom) - nunca com fita dupla face ou durex-, colocar nas extremidades e na parte central do cartaz.


MODELO:


Nenhum comentário:

Postar um comentário