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quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
PORTIFÓLIO
O Portfólio é uma coletânea de trabalhos realizados e selecionados pelos estudantes durante um curso ou período. "... é uma coleção de itens que revela, conforme o tempo passa, os diferentes aspectos do crescimento e desenvolvimento de cada criança" (Elizabeth Shores & Cathy Grace, 2001).
Na educação infantil , desenhos e outras atividades realizadas pelas crianças podem ser agrupados no portfólio , e no ensino fundamental , dados de visitas técnicas, resumos de textos, composições, trabalhos artísticos, projetos, relatórios, anotações diversas, provas, testes, auto avaliações dos alunos, entre outros.
A finalidade deste instrumento é auxiliar o educando a desenvolver a capacidade de avaliar seu próprio trabalho. Ao professor, oferece oportunidade de traçar os referenciais da classe como um todo, a partir das análises individuais, com foco na evolução dos educandos ao longo do processo de ensino aprendizagem.
O processo de montagem do Portfólio deve contemplar a coleta sistemática (semanal , quinzenal , mensal) de trabalhos das crianças no intuito de favorecer a compreensão do seu processo de aprendizagem. Junto às amostras, serão realizados registros sistemáticos e preparados relatórios narrativos que possibilitem uma visão global dos avanços, dificuldades e providências tomadas, a partir de consultas nos diários de aprendizagem.
Os registros sistemáticos são anotações do que o professor planejou realizar sobre as ações da criança em situações determinadas. Eles fluem perfeitamente dos diários de aprendizagem, a partir da observação e do registro das atividades que o professor e a criança planejam durante a consulta a esse material. A observação sistemática das atividades das crianças também pode auxiliar o professor, na avaliação da efetividade de estratégias particulares de ensino, de habilidades e de conceitos específicos para cada criança.
Os relatórios narrativos são, de fato, resumos das observações do professor sobre o crescimento e o desenvolvimento individual da criança durante um período de trabalho específico. São razões para se escrever relatórios narrativos:
1. Apreciação dos pais de um resumo sobre o desenvolvimento de seus filhos;
2. Possibilitar revisão sistemática dos conteúdos do Portfólio e a correlação das atividades das crianças com padrões e critérios extrínsecos ;
3. Simplificar o sistema geral de avaliação.
Os relatórios narrativos não precisam ser longos, mas devem ser completos, contemplando os seguintes itens:
• Resumo do progresso da criança desde o último relatório;
• Desenvolvimentos importantes em: comunicação, matemática, resolução de problemas, criatividade, sócio-emocional, físico e alfabetização.
• Plano de ação.
O professor pode estender os benefícios da revisão sistemática dos portfólios, envolvendo outros professores e profissionais, como também pode usá-lo durante decisões de grupo sobre quando indicar determinadas crianças para serviços especiais.