Páginas

“Comece e termine a aula dentro do tempo estabelecido, não “ enrole “


Visitando Escolas, tanto públicas quanto particulares, observei algo peculiar na hora que bate o sinal para começar a aula: vários alunos ficam no pátio e corredores conversando, brincando, sem a menor pressa de entrar na sala, enquanto os Inspetores de Alunos tentavam, impacientes,  fazê-los ir para as salas.

Ao inquirir esses alunos, a fala de todos era:  “ a Professora nunca começa a aula na hora, só depois de 10 minutos, então pra quê entrar agora eu não vou perder nada mesmo “.

Nestes casos, esses Professores eram muito consistentes, só que de uma forma negativa, pois  passavam para os alunos o seguinte ensinamento: você não precisa cumprir com o horário, afinal eu também não estou cumprindo.

Professor, o gerenciamento da sala de aula, envolve gerenciar também o TEMPO.
É muito comum os Professores reclamarem que  “ não deu tempo” de dar toda a aula, de cumprir o Planejamento, de terminar a atividade, etc, etc.... As justificativas são muitas, porém o problema é um só: falta de procedimentos para gerenciar o TEMPO.

Se a  estrutura da sua aula não está lhe trazendo os resultados esperados, então mude.  Faça os ajustes necessários para aproveitar ao máximo o tempo especificado e principalmente, comece e termine a aula no horário.

Organize-se: coloque a nova estrutura da aula no canto do quadro negro, com o tempo determinado para cada etapa. Trace os objetivos a serem alcançados em cada etapa.

Exemplo para uma aula de 90 minutos: na etapa 1 todos entrarão na sala e deixarão a agenda sobre as carteiras, 5 minutos, na etapa 2 faremos uma roda de conversa da aula anterior, 15 minutos, na etapa 3 dramatização do texto XYZ em grupos de 4, 30 minutos, na etapa 4 registro escrito, 15 minutos , etapa 5 compartilhar idéias do texto, 15 minutos, etapa 6 arrumação para saída, 10 minutos.

Esta é apenas uma idéia de como você pode organizar o tempo da aula, ao fazer desta forma os alunos verão que há várias atividades a serem cumpridas, e que não ocorrerá tempo “ocioso”.


Fonte:

Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
=========================================================
Se você conhece Educadores que estão sofrendo com a indisciplina  dos alunos , indique o curso " Gerenciamento da Sala de Aula " . Nossa meta, neste ano, é ajudar 50.000 Educadores a transformar a sala de aula. Inscrição: http://www.sosprofessor.com.br

sábado, 23 de abril de 2011

Movimentos da Terra

 Os planetas apresentam dois tipos de movimentos: rotação e translação. Eles apresentam uma trajetória em torno do Sol, devido a força de gravidade, que se denomina movimento de translação. As órbitas dos planetas são normalmente elípticas, embora os planetas interiores apresentem órbitas quase circulares.
A Terra demora 265,25 dias para efetuar a sua órbita. É este o movimento responsável pelas estações do ano no nosso planeta.
Dá-se o nome de rotação ao movimento giratório que os planetas realizam ao redor do seu eixo (na Terra o eixo de rotação está inclinado 23° em relação ao eixo de revolução - órbita).
  Links relacionados:
 http://www.google.com/url?sa=D&q=http://www.colegioweb.com.br/ciencias-infantil/o-movimento-da-terra.html
 http://www.google.com/url?sa=D&q=http://www.explicatorium.com/CFQ7-Movimentos-da-Terra.php
http://www.google.com/url?sa=D&q=http://www.escolovar.org/mundo_naturlink_equinocio_2.swf
http://www.google.com/url?sa=D&q=http://www.ciencia-cultura.com/Astronomia/terraI.html
http://www.google.com/url?sa=D&q=http://www.moderna.com.br/arariba/ciencias/conteudo-digital/a-terra-no-universo.htm
http://www.google.com/url?sa=D&q=http://aprendegeografia.no.sapo.pt/recursos_radiacao_solar_estacoes_ano.swf
http://www.google.com/url?sa=D&q=http://omnis.if.ufrj.br/~tati/webfisica/sis-solar/movterra.htm


sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dia do índio











Modelo de vestimenta para o Dia do índio

Modelo de lembrancinha para o Dia do índio - imagem retirada do blog da Jacirinha (lá tem um montão de idéias legais)

Evite falar demais e se alongar nas explicações


Quer fazer aluno dormir na sala ? Ou ainda ter alunos chamando atenção com gracejos ? É só ficar mais de 15 minutos falando e dando explicações extensas. Quanto menor a criança, menor o tempo de concentração, e não pense que só porque o seu aluno é do Fundamental II  ou Médio , que o tempo de concentração é maior: no máximo 15 minutos.

Depois de 15 minutos, sabe o que o seu aluno quer fazer no restante do tempo? Qualquer coisa, menos prestar atenção na aula !!!! E isso inclui: gracejos, piadas, provocar algum colega, fazer barulho, conversar.....enfim eles são muito criativos para ocupar o tempo OCIOSO.

Não fique com raiva não !!! Para eles, aula assim,  é tempo OCIOSO, PERDIDO. Por isso coloque-os para trabalhar, para  fazer algo, mas algo que VOCE tenha planejado e não eles.

Já que eles gostam de conversar, planeje atividades em que eles tenham que se expor, opinar, interagir com os demais colegas, isso vale desde o Infantil até o Médio. Faça-os se mexer, como diz no popular `suar a camisa` você verá como a aula será mais produtiva, para você e para eles.

No final da aula, como atividade para acalmar os ânimos você pode pedir que façam um resumo oral dos pontos principais aprendidos neste dia, pode também pedir um  feedback do que acharam dessa aula.

O bom de tudo isso é que uma aula concebida desta forma possibilitará com que eles falem (coisa que eles amam fazer), e participem mais, porém com uma grande diferença: Você estará no controle todo o tempo.


Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
=========================================================
Se você conhece Educadores que estão sofrendo com a indisciplina  dos alunos , indique o curso " Gerenciamento da Sala de Aula " . Nossa meta, neste ano, é ajudar 50.000 Educadores a transformar a sala de aula. Inscrição: http://www.sosprofessor.com.br/