Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2015

Comemorando a Páscoa

Oi gente!!!

A Páscoa está chegando... Então se ainda não programou algo para fazer com seus alunos veja o projeto abaixo. Lembrando que o mais importante é trabalhar o sentido real do que é a Páscoa.

Então segue abaixo um projeto sobre Páscoa para trabalhar com as crianças:



Justificativa: A Páscoa é uma data adorada pelas crianças, que esperam ansiosas pelo coelho e os ovos de chocolate. Para que tudo tenha um sentido, realizo o projeto de uma páscoa cheia de símbolos, histórias, brincadeiras, arte e culinária.

Objetivo geral: Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.

Objetivos específicos:

· Conhecer o significado de “Páscoa”;
· Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
· Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
· Estimular a imaginação e a dramatização das crianças;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
· Recordar as cores através de jogos e brincadeiras;
· Relacionar os números com a quantidade.
Criatividade e dramatização.
Música e ritmo.

Metodologia:
Conversa informal diálogo e questionamento oral sobre o assunto;
Visualização dos símbolos da Páscoa através de fichas;
Produção de texto sobre o tema.
Confecção de um mural sobre a Páscoa;

Jogos:
· Gincana recreativa: Careta da cenoura, caça aos ovos, corrida do ovo, caça ao tesouro, ralam cenoura – quem consegue comer mais cenouras cruas, quiz da páscoa, pintura facial no colega.

Algumas sugestões de brincadeiras:


Atividade 1: Corrida de Nariz

Preparação: Divide-se o grupo em times que contenham quatro a cinco crianças cada um. Colocam-se as crianças de cada time em fileira atrás de uma linha de partida. Na frente de cada time deverá haver uma bolinha de papel, representando ovinhos, para cada criança e distante cerca de 4m um círculo de giz de cerca de 50 cm de diâmetro.
Desenrolar: Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.

Atividade 2: Caça aos Ovos

Preparação: Confeccionar várias bolinhas de papel representando ovinhos de Páscoa. Escondê-los em diversos lugares.
Desenrolar: As crianças terão que procurar os ovos pela sala. Nesta fase trabalharão individualmente. Após junto com o professor terão que fazer a contagem dos ovos e ver quem achou mais.

Atividade 3: Hop... Hop... COELHINHO

Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo.
Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo a cada batida a palavra "Hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "Hop”. Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "Hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as ações para nova rodada do jogo...

Brincadeira do "Coelhinho da páscoa disse":

Professora diz: "Coelhinho da páscoa disse para pular em um pé só!" e as crianças devem imitar até a professora dizer para parar ou modificar o pedido.
Pode dizer movimentos como: gire, caminhe de frente, de costas, sentado, imitando um coelho, imitando um coelho comendo chocolate ou cenoura, etc. Após deixar os alunos dizer os movimentos aos colegas (ser o coelho).

Culminância: Lanche coletivo seguido de pintura facial nos alunos feito pela professora.
Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.


MODELO DE BILHETE SOLICITANDO O LANCHE COLETIVO:

Escola :_______________

Srs. Pais ou Responsáveis,

No dia 01/04, estaremos fazendo algumas atividades internas com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I para comemorar a Páscoa. Neste dia faremos um lanche coletivo com cada turma em sua sala, favor enviar: _______________________ .

Lembrando que neste dia teremos aula normal.

Atenciosamente,
                                                                         A Professora.


Sugestões de alimentos para pedir:

  • 1 prato com pão de queijo;
  • 1 bolo de cenoura;
  • 1 caixa de suco no sabor uva;
  • 1 caixa de suco no sabor da sua preferência;
  • torta salgada;
  • 1 bolo de chocolate;
  • sanduíche natural;
  • Mini cachorros-quentes;
  • Docinhos (15 a 20 unidades);
  • 1 refrigerante ( se preferir peça suco:)




quinta-feira, 26 de março de 2015

Sistema Solar - atividades

Oi gente!!!

Algumas atividades sobre Sistema Solar...



 Resposta: 8, 10, 9, 1, 7, 3,6,4, 5, 2

 Resposta: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno
 Resposta:
Resposta: 1- Terra, 2- Lua, 3- Sol, 4- gravidade, 5-translação, 6 - rotação












Respostas: Terra, Solar,Rotação, Translação, 8, Sol


2- saturno, 3- satélites, 4- estrela, 5- Via Láctea,  6- Júpiter, 7- Mercúrio,   8- Urano,  9- Vênus,
10- Sol, 11- Plutão  12- Terra  13- gravidade
Resposta: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno

segunda-feira, 23 de março de 2015

Vamos economizar água?

Oi gente!!!

Trouxe mais alguns infográficos com dicas sobre a água e agora é sobre como economizar água. Use esses cartazes em sua sala de aula ou imprima para usar como atividade em suas aulas.






domingo, 22 de março de 2015

Dia Mundial da Água

Oi gente!!!

Hoje, dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água.
Veja alguns infográficos abaixo, que achei  na internet, que tratam um pouquinho sobre essa data. Eles poderão ser utilizados para orientar seus alunos ou filhos, como introdução de uma aula ou debate em sala de aula ou até mesmo como tema para uma produção de texto...

Vamos preservar o que é nosso!! 
Conscientize seus alunos e filhos sobre como economizar e preservar esse bem tão fundamental para a nossa vida!














sábado, 21 de março de 2015

Modelos de lembrancinhas para Páscoa

A Páscoa está chegando... e a montagem de murais e lembrancinhas também. Pesquisei alguns modelos na internet e quero compartilhar com vocês.