Páginas
▼
segunda-feira, 30 de novembro de 2015
quarta-feira, 11 de novembro de 2015
Dia da Consciência Negra - Atividades
Oi gente!!!
Achei algumas atividades sobre a Consciência Negra e trouxe aqui para compartilhar com vocês.
Achei algumas atividades sobre a Consciência Negra e trouxe aqui para compartilhar com vocês.
terça-feira, 10 de novembro de 2015
Criando um dinossauro
Oi gente!!
Brincando se aprende... Meus alunos do 3º ano estudaram anteriormente sobre os fabulosos dinossauros. E aprenderam que muitos tipos de dinossauros foram descobertos. Por isso, cada aluno escolheu o seu dinossauro para estudar, fizeram um fichamento sobre ele e para finalizar criaram dinossauros usando diversos materiais como massinha de modelar, argila e outros materiais que tinham disponível.
Vejam só o resultado:
Brincando se aprende... Meus alunos do 3º ano estudaram anteriormente sobre os fabulosos dinossauros. E aprenderam que muitos tipos de dinossauros foram descobertos. Por isso, cada aluno escolheu o seu dinossauro para estudar, fizeram um fichamento sobre ele e para finalizar criaram dinossauros usando diversos materiais como massinha de modelar, argila e outros materiais que tinham disponível.
Vejam só o resultado:
domingo, 8 de novembro de 2015
Sujeito e predicado
Oi gente!!!
Tudo bem? Passei aqui rapidinho para compartilhar com vocês a pesquisa que fiz aqui na web, para fazer a montagem de uma atividade para meus alunos. Coloquei um breve resumo sobre o assunto e depois algumas atividades.
Espero que sejam úteis!!!
SUJEITO E PREDICADO
É muito importante
sabermos o verdadeiro sentido da palavra “oração”, para assim ampliarmos nossos
conhecimentos sobre sujeito e predicado.
Quando falamos em
oração, logo devemos saber que ela necessariamente deverá conter verbos.
Observe o exemplo:
Gabriel é
um garoto esperto.
Logo notamos a
presença do verbo ser, que é representado pelo presente do indicativo – “é”.
Ainda
fazendo uma análise da oração anterior, temos:
Quem é um
garoto esperto?
A resposta
correta é: Gabriel
Desta forma, Gabriel é
o sujeito da oração, pois foi sobre Gabriel que está sendo revelada uma
informação.
Então, o
sujeito é o termo sobre o qual informamos algo.
Agora
surge o seguinte questionamento:
O que Gabriel
é?
É um
garoto esperto, porque essa afirmação refere-se a Gabriel.
Portanto,
o predicado é o termo que informa algo sobre o sujeito.
Um detalhe
muito importante que você não poderá se esquecer!
O
predicado sempre virá acompanhado de um verbo.
Vamos
matar a charada: O que é mesmo uma oração?
A oração é
um conjunto de palavras formado pelo sujeito e o predicado.
Analisando
outras orações compreenderemos que:
Vitor foi
o artilheiro do campeonato mirim.
Sujeito – Vitor
Predicado
– foi o artilheiro do campeonato mirim
O passeio
ao parque foi divertido.
Sujeito –
o passeio ao parque
Predicado-
foi divertido
·
Agora é com você!
Leia as frases, circule os verbos e, em seguida, faça o que se pede:
a)
A sopa estava
muito quente.
Sujeito:___________________________________________________________________________
Predicado:
________________________________________________________________________
b)
Fabiana, Edgard e
Jéssica são amigos.
Sujeito:___________________________________________________________________________
Predicado:
________________________________________________________________________
c)
Marta comeu todos
os bombons.
Sujeito:___________________________________________________________________________
Predicado:
________________________________________________________________________
d)
Eu e você
estudamos muito hoje.
Sujeito:___________________________________________________________________________
Predicado:
________________________________________________________________________
Sujeito simples
Denominamos de sujeito
simples aquele que possui somente um núcleo. E você sabe o que é o núcleo?
Quando falamos
“núcleo”, logo pensamos em “centro”. Então, o núcleo do sujeito é a palavra
mais importante que existe dentro do sujeito, ou seja, se ela for retirada, a
informação ficará sem sentido. Assim, voltemos ao exemplo anterior:
Pedro é um
bom garoto.
Nesse caso temos um
sujeito simples, cujo núcleo (a palavra de maior valor) é Pedro.
Sujeito composto
É aquele que possui
mais de um núcleo, isto é, ele pode ter dois, três, ou até mais núcleos.
Observe o exemplo, que tão logo entenderá:
Eu e meus
amigos fomos ao cinema.
Percebemos
que há dois núcleos nessa oração (eu e meus amigos).
·
Circule os
sujeitos das frases e classifique-os como sendo simples ou composto.
a)
Os turistas vão à
praia todos os dias.
___________________________________________________________________________
b)
Meu pai e minha
mãe foram comigo ao circo.
___________________________________________________________________________
c)
Os tripulantes e
o capitão avistaram o iceberg.
___________________________________________________________________________
d)
Ao entardecer, Rafael
e Marcos jogaram futebol.
___________________________________________________________________________
e)
As árvores
frondosas refrescam a pracinha.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
g)
Eu e vovô
viajamos para o Pantanal.
___________________________________________________________________________