Páginas

sábado, 30 de julho de 2022

Tempo cronológico e histórico (calendários e períodos históricos) - Atividade (GABARITO)

 Gabarito para a atividade:


1. Sobre o calendário e o tempo cronológico, responda: 

A. Quantos dias tem um ano? 

Resposta: 365 dias (ou 366 dias em um ano bissexto)


B. O que é um ano bissexto? 

Resposta: Um ano bissexto é aquele que tem 366 dias em vez de 365, ocorrendo a cada quatro anos para compensar a diferença entre o ano calendário e o ano solar.


C. O calendário é utilizado para: 

( ) Medir os objetos ( ) Medir as horas (X) Medir o tempo


D. O calendário que utilizamos no Brasil é o ______ 

Resposta: Calendário Gregoriano


E. Por que o calendário gregoriano também é chamado de calendário cristão? 

Resposta: Porque foi instituído pelo Papa Gregório XIII em 1582, e é utilizado principalmente em países de tradição cristã.


F. Qual é o nome do relógio que foi criado a partir da observação do Sol? 

Resposta: Relógio de Sol


G. Qual é o movimento realizado pela Terra que é responsável pela marcação do ano? E pela marcação dos dias? 

Resposta: O movimento de translação é responsável pela marcação do ano, e o movimento de rotação é responsável pela marcação dos dias.


2. Dê as principais características dos seguintes calendários: 

A. Calendário etíope: 

Resposta: É um calendário solar, com doze meses de 30 dias cada, mais um décimo terceiro mês de cinco ou seis dias. O ano novo etíope começa em 11 de setembro (ou 12 em anos bissextos).

B. Calendário Juliano: 

Resposta: Introduzido por Júlio César em 45 a.C., tem um ano de 365 dias divididos em 12 meses, com um dia extra adicionado a fevereiro a cada quatro anos (ano bissexto).

C. Calendário chinês: 

Resposta: É um calendário lunissolar que utiliza tanto o ciclo lunar quanto o ciclo solar. O ano novo chinês varia entre janeiro e fevereiro. Cada ano é associado a um dos doze animais do zodíaco chinês.


3. Explique o que foi cada um dos seguintes períodos históricos: 

A. Pré-História: 

Resposta: Período que antecede a invenção da escrita, caracterizado pelo uso de ferramentas de pedra e desenvolvimento inicial da cultura humana.

B. Idade Antiga: 

Resposta: Período que se estende da invenção da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C., marcado pelo desenvolvimento de grandes civilizações como a egípcia, a mesopotâmica, a grega e a romana.

C. Idade Média: 

Resposta: Período entre a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.) e a tomada de Constantinopla (1453 d.C.), caracterizado pelo feudalismo, a ascensão do cristianismo e o surgimento de reinos e impérios medievais.

D. Idade Moderna: 

Resposta: Período que se estende do século XV ao XVIII, marcado pelo Renascimento, a descoberta das Américas, a Reforma Protestante, e grandes mudanças sociais, culturais, econômicas e políticas.

E. Idade Contemporânea: 

Resposta: Período que se inicia no final do século XVIII e continua até os dias atuais, marcado por revoluções industriais, avanços tecnológicos, e transformações sociais e políticas significativas.


4. Sobre a sedentarização, responda: 

A. Relate como foi o surgimento da agricultura. 

Resposta: O surgimento da agricultura ocorreu há cerca de 10.000 anos, durante o período Neolítico, quando os seres humanos começaram a domesticar plantas e animais, possibilitando a produção de alimentos em maior escala e a formação de comunidades sedentárias.

B. Explique como ocorreu o surgimento das primeiras cidades. 

Resposta: As primeiras cidades surgiram a partir da necessidade de organizar a produção agrícola, armazenar excedentes de alimentos, e promover trocas comerciais. O crescimento populacional e a complexidade social levaram ao desenvolvimento de estruturas administrativas, religiosas e defensivas.


Se precisar de ajustes ou de mais alguma informação, estou à disposição!

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Curiosidades: Telescópio James Webb

 



Isso mesmo que você leu, a temperatura onde o telescópio está atuando é de -234 graus Celsius, e apesar dessa temperatura baixíssima, ele é protegido com um escudo de calor com 5 camadas e proteção solar de 1 milhão. 

domingo, 24 de julho de 2022

Tempo cronológico e histórico (calendários e períodos históricos) - Atividade

                                                                 


                                                                    ATIVIDADE 
 1.Sobre o calendário e o tempo cronológico, responda: 
A. Quantos dias tem um ano ? 

B. O que é um ano bissexto? 

C. O calendário é utilizado para: 
(   ) Medir os objetos 
(    ) Medir as horas 
(    ) Medir o tempo 

D.O calendário que utilizamos no Brasil é o ______ 

E. Por que o calendário gregoriano também é chamado de calendário cristão? 

F. Qual é o nome do relógio foi criado a partir da observação do Sol? 

G. Qual é o movimento realizado pela Terra que é responsável pela marcação do ano? E pela marcação dos dias? 

2-Dê as principais características dos seguintes calendários: 
A. Calendário etíope: 

B. Calendário Juliano: 

C. Calendário chinês: 

3-Explique o que foi cada um dos seguintes períodos históricos: 
A. Pré-História- 

B. Idade Antiga- 

C. Idade Média- 

D. Idade Moderna- 

E. Idade Contemporânea – 

4-Sobre a sedentarização, responda: 
A. Relate como foi o surgimento da agricultura. 

B. Explique como ocorreu o surgimento das primeiras cidades. 


PARA ACESSAR O GABARITO: acesse no link abaixo:




sábado, 23 de julho de 2022

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Tipos de planejamento escolar


 




Plano da escola 

O plano de escola, pode ser considerado como um documento mais abrangente, pois neles virão as orientações gerais, como a missão da escola.


Plano de ensino ou plano de unidades

De acordo com Libâneo, também é chamado de plano de unidades: Ele aponta a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre. Ele deve vir acompanhado de alguns elementos: − Justificativa  – Por quê? 

 − Objetivos  – Para quê? 

 − Conteúdos  – O quê? 

 − Metodologia – Como? 

 − Avaliação  – O quê? -Com o quê? 

 − Recursos – com o quê? 

 − Referências – com base em quê? 

 − Tempo – quando? 


Plano de aula 

É a previsão do desenvolvimento dos conteúdos que o professor pretende dar em suas aulas. Uma forma mais detalhada do plano de ensino.  Mas é um documento que deve ser flexível.


sábado, 9 de julho de 2022

Planejamento

 O que é planejar? 

Consiste em elaborar ou criar um plano, programar uma situação, ter a intenção futura de realizar algo.






É importante lembrar também que o planejamento, embora seja um ato de muita importância, pode ser modificado constantemente, mas deve servir como orientação. De acordo com a demanda e as necessidades de cada turma, o que foi planejado pode, sim, ser alterado para aperfeiçoar as metodologias adotadas, as atividades para que seja possível atingir os objetivos pensados.

De acordo com Libâneo, os principais requisitos do planejamento são: 

- As condições prévias dos alunos para a aprendizagem; 
- Os objetivos e tarefas da escola democrática; 
- As exigências dos planos e programas oficiais; 
- Os princípios e as condições do processo de transmissão e assimilação ativa dos conteúdos.


sexta-feira, 1 de julho de 2022

Bem-vindo, Julho!

Olá, Julho!!!

Seja muito bem-vindo!!

Quem diria hein, mas já estamos na metade do ano!!!

Hora de planejar bem as nossas metas e objetivos, refletir bem sobre os meses que já passaram e preparar-se para o segundo semestre. Ainda mais para quem é professor, esse semestre parece que passa voando.