Páginas

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Sinais de Pontuação


Sinais de Pontuação

Pontos de Vista

Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando estourou a discussão.
— Esta história já começou com um erro — disse a Vírgula.
— Ora, por quê? — perguntou o Ponto de Interrogação.
— Deveriam me colocar antes da palavra "quando" — respondeu a Vírgula.
— Concordo! — disse o Ponto de Exclamação. — O certo seria:
"Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando estourou a discussão".
— Viram como eu sou importante? — disse a Vírgula.
— E eu também — comentou o Travessão. — Eu logo apareci para o leitor saber que você estava falando.
— E nós? — protestaram as Aspas. — Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que, para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo.
— O mesmo digo eu — comentou o Dois-Pontos. — Apareço sempre antes das Aspas e do Travessão.
— Estamos todos a serviço da boa escrita! — disse o Ponto de Exclamação. — Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma confusão como agora!
— Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase — disseram as Reticências. — Ou dar margem para outras interpretações...
— É verdade — disse o Ponto. — Uma pontuação errada muda tudo.
— Se eu aparecer depois da frase "a guerra começou" — disse o Ponto de Interrogação — é apenas uma pergunta, certo?
— Mas se eu aparecer no seu lugar — disse o Ponto de Exclamação — é uma certeza: "A guerra começou!"
— Olha nós aí de novo — disseram as Aspas.
— Pois eu estou presente desde o comecinho — disse o Travessão.
— Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é preciso os dois — disse o Ponto e Vírgula. — E aí entro eu.
— O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz — disse a Vírgula.
— Então, que nos usem direito! — disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão.

Conto de João Anzanello Carrascoza, ilustrado por Will.
Revista Nova Escola - Edição Nº 165 - Setembro de 2003


Os sinais de pontuação marcam o ritmo de um texto, através de pausas e entonações e conferem à linguagem escrita uma maior clareza.
Pontuação é a utilização de sinais gráficos para auxiliar a compreensão da leitura. Os sinais de pontuação são:
   (.) Ponto final: que aponta o final de uma frase.
   (,) Vírgula: indica uma pausa na leitura.
   (;) Ponto-e-vírgula: aponta uma pausa maior que uma vírgula.
   (:) Dois pontos: é usado para iniciar uma explicação.
   (?) Ponto de interrogação: é colocado no final da frase e indica uma pergunta.
   (!) Ponto de exclamação: mostra espanto, admiração, surpresa, etc.
   (  – ) Travessão: usamos no inicio de diálogos ou para destacar partes de uma frase.

Exercícios

1 – A respeito do texto, responda:

a) Qual é o título deste texto?
________________________________________________________________
________________________________________________________________

b) Quem são as personagens da história narrada?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________

c) Em que cenário (lugar) a. história acontece?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________

d) Qual é o assunto da história?
________________________________________________________________
________________________________________________________________

e) Que sinais de pontuação aparecem na história?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________

2- Pontue as frases abaixo adequadamente:

A) Maria e Joana foram ao teatro
B) Camila comprou uma calça uma blusa e uma sandália
C) Que dia é hoje
D) Olha que carro lindo
E) Mamãe disse
Você já jantou
F) Que filme maravilhoso
G) Não vou ao cinema
H) Carlos venha almoçar
3- Escreva como se chama e qual a função dos sinais abaixo.

Sinais
Nome
Função
?

!

.

,

:





4- Reescreva o texto pontuando-o.

O galo e a raposa

        A raposa queria comer um galo que cantava empoleirado num galho de árvore [  ]
        Dando uma de boazinha [  ] a raposa disse [  ]
        [  ] Bom dia, amigo [  ]  Já soube da novidade [  ]  Agora todos os bichos vão viver em paz [  ]  Acabou essa história de um comer o outro [  ]  Desça, venha conversar comigo [  ]
O galo [  ]  desconfiado [  ]  pensou e fez um teste para saber se a raposa estava dizendo a verdade [  ]  Falou [  ]
[  ] Que bom [  ]  Daqui estou vendo uma matilha de cães se aproximando [  ] Vamos festejar juntos [  ]
[  ] Cães [  ]  Bem [  ]  amigo [  ] é melhor eu ir andando [  ]
[  ] O que é isso [  ]  Está com medo dos cães [  ]  agora que estamos vivendo um período de paz [  ]
[  ] Bem [  ] não é medo [  ]  E se eles ainda não souberam da
Novidade [  ]

Moral: Cuidado com as amizades muito repentinas [  ]

Fábula de Esopo recontada por Isabella Carpaneda e Angiolina Bragança



Nenhum comentário:

Postar um comentário