Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2011

11 regras que contribuem para ajudar no gerenciamento da sua sala de aula.


Essas  Regras Gerais fornecem direções seguras para você melhorar o relacionamento Professor/Aluno e Professor/Pais, bem como possibilitam trabalhar de um modo preventivo contra as possíveis atitudes de rebeldia,indisciplina e confronto com os alunos.

01.    Crie, por escrito, os objetivos e expectativas que você tem para a turma,
02.    Seja consistente em tudo que disser  ou fizer,
03.    Seja paciente com você mesma e principalmente com os alunos,
04.    Transforme os Pais  em seus aliados. Comunique-se mais com eles,
05.    Evite falar demais e se alongar nas explicações,
06.    Organize o tempo da aula em  três  blocos diferentes  de atividades,
07.    Comece e termine a aula dentro do tempo estabelecido, não `enrole `,
08.    Tenha atividades planejadas para manter TODOS os alunos ocupados,
09.    Discipline e corrija individualmente, jamais faça isso em público,
10.    Mantenha sempre a perspectiva e o bom humor para cada situação


Aplicar as Regras Gerais no dia a dia da sala, envolve muita persistência e paciência por parte do Professor, haverá momentos de frustração, fadiga e até o velho sentimento de fracasso rondando a sua sala.

Lembre-se você não está sozinha/sozinho, você faz parte de uma Equipe. Você tem que contar com o apoio dos colegas Professores da Escola, da Coordenação, do Diretor, dos Pais. Ainda também pode contar com o auxílio dos Livros, da Internet, dos Cursos, de Aconselhamento, de Coach, enfim, há uma série de recursos.

Pedir ajuda também requer antes de tudo humildade. Reconhecer que não somos detentores da verdade, por isso temos que compartilhar o que sabemos e o que precisamos, só assim receberemos ajuda que pode vir de lugares onde você menos espera.

Jamais se feche para as possibilidades de receber ajuda. É uma pena quando ouvimos comentários do tipo: “ só vou fazer curso se a escola pagar “ , “ só vou se tiver certificado”, “ só faço se me pagarem hora extra”, “ mais um treinamento que não serve de nada” .

Saiba que ao pedir ajuda você abre possibilidades de crescer de  mudar de tamanho e quando isso acontece podemos contribuir com muito mais para o mundo em que vivemos e fazer muito mais pelos nossos alunos.  Por isso não se contente em ficar do mesmo tamanho por muito tempo, desafie-se e não tenha medo de pedir ajuda.



Fonte:

Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

Nenhum comentário:

Postar um comentário