Páginas
▼
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
domingo, 22 de janeiro de 2012
Projeto Contos de Fadas
Duração: 3 meses
Nome do projeto: No fantástico mundo da imaginação
Detonador:
Apresentação de peça teatral (professoras): “A Bela e a Fera”
Problemática:
Em sociedades letradas, desde muito cedo, as crianças demonstram interesse e fazem reflexões sobre função e o significado da escrita. Os contos de fadas têm uma estrutura complexa e são importantes no processo da alfabetização, pois neles ocorre uma narrativa perfeita. Qual a finalidade sócio-cultural dos contos de fadas na vivência escolar? Qual a contribuição dos contos de fadas para uma aprendizagem significativa?
Objetivos do projeto:
Habilitar o aluno a conhecer e compreender as diversas versões de um mesmo conto, despertando assim o hábito de ler, embarcando no mundo da fantasia.
Objetivos didáticos:
- Apresentar aos alunos um pouco da história dos maiores escritores de contos literários como Andersen e os irmãos Grimm.
-Levar as crianças a refletir sobre os componentes que estão presentes na maioria dos contos de fadas;
-Provocar a curiosidade dos alunos e consequentemente o gosto pela leitura e escrita;
- Despertar a criatividade e a imaginação;
-Incentivar a produção de texto espontânea;
-Comunicar-se e expressar-se através de situações de intercâmbio social;
- Refletir sobre o uso das convenções que normatizam os usos da Língua Portuguesa com relação a ortografia.
Eixo temático:
· Língua Portuguesa;
· Diversidade cultural;
· História;
Etapas:
· Lançar a problemática;
· Criação e confecção de fantoches com diversos materiais;
· Confecção de cartazes e livros;
· Peças teatrais;
· Vídeos, DVD;
· Pesquisa na Internet;
· Produções textuais;
· Montagens de murais;
· Trabalhar com as famílias que aparecem nas histórias;
· Trabalhar com as raças dos personagens que aparecem nos contos;
· Contos de fadas africanos: trabalhar a questão do negro;
Atividades:
· Confecção de portfólio;
· Danças e brincadeiras;
· Fazer cantinhos de histórias;
· Ciranda literária;
· Concurso de leitura;
· Reconto de contos;
· Filmes;
· Produções textuais;
· Promover o dia do conto;
· Dramatizações feitas pelas professoras e pelos alunos;
· Teatro com fantoches;
· Confecção de fantoches com sucata;
· Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
· Confecção do bimestre com o tema : Contos de fadas ;
Peça teatral e concurso de leitura