domingo, 22 de janeiro de 2012

Projeto Contos de Fadas

Tema: Contos de Fadas


Duração: 3 meses


Nome do projeto: No fantástico mundo da imaginação

Detonador:
Apresentação de peça teatral (professoras): “A Bela e a Fera”
Problemática:
Em sociedades letradas, desde muito cedo, as crianças demonstram interesse e fazem reflexões sobre  função e o significado da escrita. Os contos de fadas têm uma estrutura complexa e são importantes no processo da alfabetização, pois neles ocorre uma narrativa perfeita. Qual a finalidade sócio-cultural dos contos de fadas na vivência escolar? Qual a contribuição dos contos de fadas para uma aprendizagem significativa?
Objetivos do projeto:
Habilitar o aluno a conhecer e compreender as diversas versões de um mesmo conto, despertando assim o hábito de ler, embarcando no mundo da fantasia.
Objetivos didáticos:
- Apresentar aos alunos um pouco da história dos maiores escritores de contos literários como Andersen e os irmãos Grimm.
-Levar as crianças a refletir sobre os componentes que estão presentes na maioria dos contos de fadas;
-Provocar a curiosidade dos alunos e consequentemente o gosto pela leitura e escrita;
- Despertar a criatividade e a imaginação;
-Incentivar a produção de texto espontânea;
-Comunicar-se e expressar-se através de situações de intercâmbio social;
- Refletir sobre o uso das convenções que normatizam os usos da Língua Portuguesa com relação a ortografia.
Eixo temático:
·         Língua Portuguesa;
·         Diversidade cultural;
·         História;

Etapas:
·         Lançar a problemática;
·         Criação e confecção de fantoches com diversos materiais;
·         Confecção de cartazes e livros;
·         Peças teatrais;
·         Vídeos, DVD;
·         Pesquisa na Internet;
·         Produções textuais;
·         Montagens de murais;
·         Trabalhar com as famílias que aparecem nas histórias;
·         Trabalhar com as raças dos personagens que aparecem nos contos;
·         Contos de fadas africanos: trabalhar a questão do negro;
 Atividades:
·         Confecção de portfólio;
·         Danças e brincadeiras;
·         Fazer cantinhos de histórias;
·         Ciranda literária;
·         Concurso de leitura;
·         Reconto de contos;
·         Filmes;
·         Produções textuais;
·         Promover o dia do conto;
·         Dramatizações feitas pelas professoras e pelos alunos;
·         Teatro com fantoches;
·         Confecção de fantoches com sucata;
·         Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
·         Confecção do bimestre com o tema : Contos de fadas ;
Culminância :
Peça teatral e concurso de leitura