Páginas
▼
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
segunda-feira, 26 de agosto de 2013
DATAS COMEMORATIVAS EM SETEMBRO
Agosto já está findando...
Vejas as datas comemorativas do mês de setembro e programe-se:
Setembro
01 · Início da Semana da pátria
01 · Dia do Profissional de Educação Física
02 · Dia do Repórter Fotográfico
03 · Dia do Guarda Civil
03 · Dia do Biólogo
05 · Dia Oficial da Farmácia
05 · Dia da Amazônia
06 · Dia do Alfaiate
06 · Oficialização da letra do Hino Nacional
06 . Dia do Cabeleireiro
07 · Independência do Brasil
08 · Dia Internacional da Alfabetização
09 · Dia do Administrador
09 · Dia do Médico Veterinário
09 · Dia da Velocidade
10 · Fundação do 1º Jornal do Brasil
12 . Dia do operador de rastreamento
14 · Dia da Cruz
14 · Dia do Frevo
16 · Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
17 · Dia da Compreensão Mundial
18 · Dia dos Símbolos Nacionais
19 · Dia do Teatro
20 · Dia do Funcionário Municipal
20 · Dia do Gaúcho
21 · Dia da Árvore
21 · Dia do Fazendeiro
21 . Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências
22 · Data da Juventude do Brasil
22. Dia do Contador
23 · Início da primavera
23 · Dia do Soldador
23. Dia do Técnico Industrial e do Técnico em Edificações
25 · Dia Nacional do Trânsito
26 · Dia Interamericano das Relações Públicas
26. Dia Nacional do Surdo
27 · Dia do Encanador
27 · Dia Mundial de Turismo
27. Dia Nacional do Idoso
28 · Dia da Lei do Ventre Livre
29 · Dia do Anunciante
29 · Dia do Petróleo
30 · Dia da Secretária
30 · Dia da Navegação
30 · Dia Mundial do Tradutor
30 · Dia Nacional do Jornaleiro
Vejas as datas comemorativas do mês de setembro e programe-se:
Setembro
01 · Início da Semana da pátria
01 · Dia do Profissional de Educação Física
02 · Dia do Repórter Fotográfico
03 · Dia do Guarda Civil
03 · Dia do Biólogo
05 · Dia Oficial da Farmácia
05 · Dia da Amazônia
06 · Dia do Alfaiate
06 · Oficialização da letra do Hino Nacional
06 . Dia do Cabeleireiro
07 · Independência do Brasil
08 · Dia Internacional da Alfabetização
09 · Dia do Administrador
09 · Dia do Médico Veterinário
09 · Dia da Velocidade
10 · Fundação do 1º Jornal do Brasil
12 . Dia do operador de rastreamento
14 · Dia da Cruz
14 · Dia do Frevo
16 · Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
17 · Dia da Compreensão Mundial
18 · Dia dos Símbolos Nacionais
19 · Dia do Teatro
20 · Dia do Funcionário Municipal
20 · Dia do Gaúcho
21 · Dia da Árvore
21 · Dia do Fazendeiro
21 . Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências
22 · Data da Juventude do Brasil
22. Dia do Contador
23 · Início da primavera
23 · Dia do Soldador
23. Dia do Técnico Industrial e do Técnico em Edificações
25 · Dia Nacional do Trânsito
26 · Dia Interamericano das Relações Públicas
26. Dia Nacional do Surdo
27 · Dia do Encanador
27 · Dia Mundial de Turismo
27. Dia Nacional do Idoso
28 · Dia da Lei do Ventre Livre
29 · Dia do Anunciante
29 · Dia do Petróleo
30 · Dia da Secretária
30 · Dia da Navegação
30 · Dia Mundial do Tradutor
30 · Dia Nacional do Jornaleiro
domingo, 25 de agosto de 2013
Marcador de livros
Pesquisei, pesquisei um modelo para fazer um marcador para a Jornada Científica da escola que trabalho... E achei uma ideia na internet. Montei e está aí, o Rei das Savanas Africanas.
Este modelo eu fiz com cartolina dupla face, mas acho que farei a lembrancinha de EVA. Quando produzir as lembrancinhas postarei novamente e com molde.Beijos,
sábado, 24 de agosto de 2013
sexta-feira, 23 de agosto de 2013
Trabalhando valores: CUMPRIMENTAR AS PESSOAS
O cumprimento
Hoje pela manhã, quando vocês acordaram,
quais foram as primeiras pessoas que viram?
O professor deve incentivar respostas.
Pois bem, quem de vocês deu bom dia para
essas pessoas?
O professor deve incentivar respostas.
É muito bom cumprimentar as pessoas
sempre. A gente se sente bem quando recebe um alegre bom-dia, boa-tarde ou
boa-noite. Não é verdade?
Quando dizemos bom-dia para alguém,
estamos desejando a essa pessoa um dia realmente bom, e, quando ela nos
responde da mesma forma, também está desejando para nós um dia bom.
Assim, estamos passando para essa pessoa
uma energia boa e ao mesmo tempo recebendo dela uma boa energia.
Essa questão das energias é muito
interessante e é fácil de verificar. Muitas vezes acontece de estarmos de baixo
astral, e, ao encontrar alguém que nos acolhe com um largo sorriso e um alegre
bom dia, além de um abraço amigo, o “baixo astral” vai embora.
Também é muito comum estarem algumas
pessoas num ambiente meio carregado e aí entra alguém de “alto astral”, que
cumprimenta os demais com alegria e afeto, e o ambiente muda logo, fica mais
leve.
Os grandes mestres da humanidade sempre
disseram que aquilo que queremos para nós devemos fazer para os outros. Então,
vamos começar a cultivar o bom- dia, o boa-tarde e o boa-noite. Vocês concordam?
O professor deve incentivar respostas e socializar a discussão, relembrando o
valor que foi ensinado.
Deve também incitar os alunos a compartilharem com
seus familiares o que tiverem aprendido nessa aula.
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
O que é folclore?
O que é Folclore?
No dia 22 de agosto, comemora-se o folclore. Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas
que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil.
Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas.
Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
CADA REGIÃO E CIDADE, POSSUEM SUAS LENDAS, MITOS, MÚSICAS E TRADIÇÕES, QUE FAZEM PARTE DO SEU ACERVO FOLCLÓRICO.
O folclore é uma manifestação baseada em conhecimento popular que tem múltiplas expressões: cantigas de rodas, brincadeiras, canções de ninar, jogos, remédios caseiros, culinária, mitos, lendas e parlendas.As atividades folclóricas são muito importantes para manter a tradição e a unidade de um povo. Além disso, o acesso da criança a esse universo propicia também o desenvolvimento da imaginação, da fantasia e da ludicidade.
CANTIGAS DE RODAS
Alguns exemplos de cantigas de roda:
Caranguejo
Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é Caranguejo não é peixe
Na vazante da maré.
Palma, palma, palma, Pé, pé, pé Caranguejo só é peixe, na vazante da maré!
Ciranda
Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar
O anel que tu me deste era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou
Por isso, D. Fulano (SUBSTITUIR pelo nome da criança) entre dentro dessa roda
Diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora
A ciranda tem tres filhas
Todas tres por batizar
A mais velha delas todas Ciranda se vai chamar
Escravos de Jó
Escravos de Jó Jogavam caxangá
Tira, bota, deixa o Zé Pereira ficar.
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.
Tira, bota, deixa o Zé Pereira ficar.
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.
A linda rosa juvenil
A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda Rosa juvenil, juvenil.
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar
Vivia alegre no seu lar, no seu lar.
Vivia alegre no seu lar, no seu lar.
Mas uma feiticeira má, muito má, muito má
Mas uma feiticeira má, muito má.
Mas uma feiticeira má, muito má.
Adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim
Adormeceu a Rosa assim, bem assim
Adormeceu a Rosa assim, bem assim
Não há de acordar jamais, nunca mais, nunca mais
Não há de acordar jamais, nunca mais.
Não há de acordar jamais, nunca mais.
O tempo passou a correr, a correr, a correr
O tempo passou a correr, a correr.
O tempo passou a correr, a correr.
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor.
E o mato cresceu ao redor, ao redor.
Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
Um dia veio um belo rei, belo rei.
Um dia veio um belo rei, belo rei.
Que despertou a Rosa assim, bem assim, bem assim
Que despertou a Rosa assim, bem assim.(a última estrofe tem 3 versões diferentes para brincarmos com as crianças:)
E batam palmas para o rei, para o rei, para o rei
E batam palmas para o rei, para o rei.
ou
Digamos ao rei muito bem, muito bem, muito bem
Digamos ao rei muito bem, muito bem.
ou
E os dois puseram-se a dançar, a dançar, a dançar
E os dois puseram-se a dançar, a dançar
DICA do blog: Para a música escravos de Jó, ofereça um pedacinho de madeira para cada criança, no rítmo da música, cada criança coloca a sua madeira na frente da criança que estiver ao seu lado direito e assim, durante toda a música.
A Cantiga de Roda LINDA ROSA JUVENIL é para cantar e brincar: as crianças formam uma roda; uma delas vai para dentro da roda, e é a "Rosa" outras duas ficam fora da roda e serão a "Feiticeira" e o "Rei". Seguindo as estrofes da música, cada criança deve agir de acordo com o seu personagem. Aquelas que estão na roda, devem girar e cantar ao redor da Rosa.
PARLENDAS
Que despertou a Rosa assim, bem assim.(a última estrofe tem 3 versões diferentes para brincarmos com as crianças:)
E batam palmas para o rei, para o rei, para o rei
E batam palmas para o rei, para o rei.
ou
Digamos ao rei muito bem, muito bem, muito bem
Digamos ao rei muito bem, muito bem.
ou
E os dois puseram-se a dançar, a dançar, a dançar
E os dois puseram-se a dançar, a dançar
DICA do blog: Para a música escravos de Jó, ofereça um pedacinho de madeira para cada criança, no rítmo da música, cada criança coloca a sua madeira na frente da criança que estiver ao seu lado direito e assim, durante toda a música.
A Cantiga de Roda LINDA ROSA JUVENIL é para cantar e brincar: as crianças formam uma roda; uma delas vai para dentro da roda, e é a "Rosa" outras duas ficam fora da roda e serão a "Feiticeira" e o "Rei". Seguindo as estrofes da música, cada criança deve agir de acordo com o seu personagem. Aquelas que estão na roda, devem girar e cantar ao redor da Rosa.
PARLENDAS
Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, chegou minha vez
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis.
-----------------------------------
Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô!
Quantas tábuas já serrou?
Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo com os braços, num movimento gracioso. Repetem os giros até completar o número dito por uma das crianças.
Quantas tábuas já serrou?
Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo com os braços, num movimento gracioso. Repetem os giros até completar o número dito por uma das crianças.
-----------------------------------
Um elefante amola muita gente...
Dois elefantes... amola, amola muita gente...
Três elefantes... amola, amola, amola muita gente...
Quatro elefantes amola, amola, amola, amola muito mais...(continua...)
------------------------------------–
Cala a boca!
– Cala a boca já morreU
Quem manda em você sou eu!
Quem manda em você sou eu!
-------------------------------------
Enganei um bobo...Na casca do ovo!
------------------------------------
Dedo Mindinho
Seu vizinho,
Maior de todos
Fura-bolos
Cata-piolhos.
TRAVA-LÍNGUAS
TRAVA-LÍNGUAS
*Pedro tem o peito preto,
O peito de Pedro é preto;
Quem disser que o peito de Pedro é preto,
Tem o peito mais preto que o peito de Pedro.
*A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
*Um ninho de mafagafos, com cinco mafagafinhos, quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador será.
*Chupa cana chupador de cana na cama chupa cana chuta cama cai no chão.
*Pinga a pipa
Dentro do prato
Pia o pinto e mia o gato.
*O rato roeu a roupa do rei de Roma.
*Três pratos de trigo para três tigres tristes.*Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores.*O Tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu pro tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.
DICA do blog para brincar com trava-línguas:
Dê para a criança uma rolha, ela deve recitar O TRAVA LÍNGUA o mais rápido possível, com a rolha entre os dentes. Fica bem divertido.
MÚSICA PARA BRINCAR
Aratatá
Aratatá, aratatá.
Zug, zug aratatá
Auêe, auêe, auêe
Zug, zug, aratatá
Outra Versão:
Aram sam sam
Aram sam sam
Guli guli
Guli guli guli ram sam sam
Auêe, auêe, auêe
Zug, zug, aratatá
Outra Versão:
Aram sam sam
Aram sam sam
Guli guli
Guli guli guli ram sam sam
Forme um círculo com as crianças. Invente uma melodia ou fale a letra da música de forma ritmada. Depois, explique que, ao pronunciar "aratatá", os alunos devem tocar os joelhos. Ao dizer "zug", devem tocar os ombros e, ao cantar "auêe", devem movimentar os braços.
Ou
no "Aram" devem tocar os joelhos, no "Guli" devem coçar o queijo e a cabeça.Após algumas rodadas, altere os comandos da brincadeira.
Diga aos alunos que "aratatá" passa a ser a ordem para tocar o joelho do vizinho da direita.
E "zug" passa a ser o sinal para tocar o ombro do vizinho da esquerda.
O toque despretensioso entre eles é uma forma de livrar as crianças de preconceitos que possam existir.
As poucos complique as regras: todos devem cantar e fazer a roda girar, caminhando no ritmo da música. Os comandos passam a ser "aratatá" para tocar o joelho de quem vem atrás e "zug" para tocar o ombro de quem vai à frente, etc..
FONTES:
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/
Ou
no "Aram" devem tocar os joelhos, no "Guli" devem coçar o queijo e a cabeça.Após algumas rodadas, altere os comandos da brincadeira.
Diga aos alunos que "aratatá" passa a ser a ordem para tocar o joelho do vizinho da direita.
E "zug" passa a ser o sinal para tocar o ombro do vizinho da esquerda.
O toque despretensioso entre eles é uma forma de livrar as crianças de preconceitos que possam existir.
As poucos complique as regras: todos devem cantar e fazer a roda girar, caminhando no ritmo da música. Os comandos passam a ser "aratatá" para tocar o joelho de quem vem atrás e "zug" para tocar o ombro de quem vai à frente, etc..
FONTES:
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/