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quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Planejamento de Aula: políticas públicas para o Ensino Fundamental 1

Objetivo da Aula: Apresentar o conceito de políticas públicas aos estudantes, explicando como elas ajudam a resolver problemas da sociedade em áreas como saúde, educação, transporte, moradia e meio ambiente.

Público-Alvo:
Estudantes do Ensino Fundamental 1 (do 4º ao 5º ano)

Duração:
1 hora e 30 minutos

Objetivos específicos:

  • Compreender o que são políticas públicas e sua importância para a sociedade.
  • Identificar diferentes áreas de atuação das políticas públicas (saúde, educação, segurança, mobilidade, meio ambiente, moradia).
  • Reconhecer como as políticas públicas impactam diretamente no cotidiano das pessoas.
  • Desenvolver uma atividade prática para aplicar os conceitos aprendidos.


Conteúdo:

  • O que são políticas públicas?
  • Exemplos de políticas públicas em diferentes áreas.
  • Como as políticas públicas são criadas e avaliadas.


Estrutura da aula:

1. Introdução ao tema (15 minutos)

Atividade de abertura: Iniciar com uma conversa informal para descobrir o que os alunos já sabem sobre o tema. Perguntar:

"O que vocês acham que o governo faz para melhorar a vida das pessoas?"

"Já ouviram falar em alguma ação que o governo fez para ajudar as pessoas? O que era?"


Exposição do conteúdo: Explicar o conceito de políticas públicas, como elas são medidas que o governo toma para melhorar a vida das pessoas e resolver problemas da sociedade.

Exemplificar com áreas como saúde (vacinação), educação (construção de escolas), segurança (políticas contra violência), mobilidade (transporte público), moradia (casas populares), e meio ambiente (leis de proteção à natureza).

Use imagens e vídeos curtos de exemplos reais de políticas públicas no Brasil, como a criação de ciclovias ou programas de saúde.


2. Atividade prática (30 minutos)

Quebra-cabeça das Políticas Públicas:

Dividir a turma em pequenos grupos e entregar cartões com diferentes políticas públicas e áreas de atuação (saúde, educação, transporte, etc.).

Cada grupo deve combinar os cartões e apresentar uma política pública para a turma, explicando como ela pode ajudar a resolver um problema em sua comunidade ou cidade.

Exemplo: Um grupo pode ter o cartão “vacinação” e outro com “saúde”. Eles devem explicar que a política de vacinação ajuda a prevenir doenças e melhorar a saúde da população.


3. Discussão em grupo (20 minutos)

Exemplos locais: Conversar sobre políticas públicas que podem estar presentes na cidade onde os alunos vivem.

Perguntar aos alunos: "Quais políticas públicas vocês conhecem que acontecem em nossa cidade?" (Exemplo: transporte público gratuito, programas de incentivo à leitura, etc.)

Discutir como essas políticas impactam a vida dos estudantes e de suas famílias.


4. Atividade criativa (20 minutos)

Criação de uma Política Pública:

Pedir para os alunos, individualmente ou em duplas, criarem uma política pública fictícia para resolver um problema em sua comunidade.

Eles devem escolher um problema (exemplo: lixo nas ruas, falta de transporte escolar, escola sem livros suficientes) e criar uma política pública para resolvê-lo.

Após a criação, cada aluno ou dupla apresenta sua política para a turma, explicando como ela ajudaria a resolver o problema e quais ações seriam tomadas.


5. Encerramento e reflexão (10 minutos)

Recapitulação: Revisar os conceitos principais abordados na aula, destacando as áreas de políticas públicas e a importância delas.

Reflexão Final: Pedir que os alunos respondam à pergunta:

"Por que é importante que o governo crie políticas públicas para ajudar a nossa sociedade?"



Sugestões de recursos didáticos:

Cartões e Imagens: Cartões com políticas públicas e áreas de atuação para as atividades de grupo.

Vídeos curtos: Clips educativos sobre políticas públicas implementadas no Brasil.

Folhas de atividade: Para os alunos criarem suas próprias políticas públicas.


Avaliação:

Observação durante a aula: Avaliar a participação dos alunos nas atividades práticas e discussões.

Atividade criativa: A avaliação será baseada na criatividade, compreensão do conceito de políticas públicas e na capacidade de apresentar soluções viáveis para os problemas propostos.


Extensão para pais:

Sugestão para atividade com pais: Enviar uma atividade para os pais, onde eles podem conversar com os filhos sobre políticas públicas que impactam suas vidas, como saúde, educação e transporte. Pedir para que as famílias elaborem juntas uma proposta de política pública fictícia para melhorar um aspecto de sua comunidade. As propostas podem ser compartilhadas na próxima aula.


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