Projeto: Consciência Negra em Foco
Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental I (6 a 11 anos)
Duração: 1 semana
Objetivo geral: Promover a valorização da cultura afro-brasileira, a conscientização sobre o respeito à diversidade e o combate ao racismo.
Objetivos específicos
1. Reconhecer a importância da cultura africana e afro-brasileira na formação da sociedade brasileira.
2. Refletir sobre a luta contra o racismo e a discriminação.
3. Valorizar a história de lideranças negras e seus legados.
4. Desenvolver a criatividade por meio de produções artísticas e textuais.
Cronograma e atividades
1º Dia: Contextualização Histórica
Roda de conversa: "Quem foi Zumbi dos Palmares?"
Apresentação sobre a história do Quilombo dos Palmares e sua importância.
Exibição de vídeo educativo: Escolha de um curta ou animação sobre a temática.
Atividade: Produção de uma linha do tempo com momentos importantes da história da população negra no Brasil.
2º Dia: Cultura Afro-Brasileira
Oficina de Arte: Criação de máscaras africanas ou colares inspirados na cultura africana.
Música e dança: Apresentação de músicas afro-brasileiras e roda de capoeira com um instrutor local (se possível).
Atividade: Pesquisa sobre ritmos musicais de origem africana, como samba e maracatu.
3º Dia: Valorização da Identidade
Leitura compartilhada: Livro O Cabelo de Lelê, de Valéria Belém.
Atividade reflexiva: Cada aluno desenha seu autorretrato valorizando suas características únicas, como cabelo, tom de pele e sorriso.
Debate em grupo: Discussão sobre o que faz cada um especial e como respeitar as diferenças.
4º Dia: Lideranças Negras
Painel interativo: Exposição sobre figuras negras que marcaram história, como Nelson Mandela, Carolina Maria de Jesus e Pelé.
Atividade: Criação de biografias ilustradas em grupos.
Concurso de poesia: Produção de textos sobre igualdade e respeito.
5º Dia: Culminância e Celebração
Evento cultural:
Apresentações de músicas, danças e poemas criados pelos alunos.
Feira com comidas típicas afro-brasileiras (trazidas pelos pais ou preparadas com os alunos, como bolo de fubá e acarajé).
Mural da Consciência: Cada aluno deixa uma mensagem sobre o que aprendeu durante o projeto.
Recursos necessários
Livros infantis sobre cultura afro-brasileira.
Materiais artísticos (papel, tinta, tesoura, cola, miçangas).
Equipamentos de áudio e vídeo.
Espaço para exposições e apresentações.
Avaliação
A avaliação será feita de forma contínua, considerando:
1. Participação nas rodas de conversa e atividades.
2. Criatividade e envolvimento nas produções artísticas.
3. Reflexões expressas nas mensagens e produções textuais.
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