sábado, 16 de novembro de 2024

Projeto Dia da Consciência Negra

Projeto: Consciência Negra em Foco


Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental I (6 a 11 anos)
Duração: 1 semana
Objetivo geral: Promover a valorização da cultura afro-brasileira, a conscientização sobre o respeito à diversidade e o combate ao racismo.


Objetivos específicos

1. Reconhecer a importância da cultura africana e afro-brasileira na formação da sociedade brasileira.

2. Refletir sobre a luta contra o racismo e a discriminação.

3. Valorizar a história de lideranças negras e seus legados.

4. Desenvolver a criatividade por meio de produções artísticas e textuais.


Cronograma e atividades

1º Dia: Contextualização Histórica

Roda de conversa: "Quem foi Zumbi dos Palmares?"

Apresentação sobre a história do Quilombo dos Palmares e sua importância.

Exibição de vídeo educativo: Escolha de um curta ou animação sobre a temática.
Atividade: Produção de uma linha do tempo com momentos importantes da história da população negra no Brasil.


2º Dia: Cultura Afro-Brasileira

Oficina de Arte: Criação de máscaras africanas ou colares inspirados na cultura africana.
Música e dança: Apresentação de músicas afro-brasileiras e roda de capoeira com um instrutor local (se possível).
Atividade: Pesquisa sobre ritmos musicais de origem africana, como samba e maracatu.


3º Dia: Valorização da Identidade

Leitura compartilhada: Livro O Cabelo de Lelê, de Valéria Belém.
Atividade reflexiva: Cada aluno desenha seu autorretrato valorizando suas características únicas, como cabelo, tom de pele e sorriso.
Debate em grupo: Discussão sobre o que faz cada um especial e como respeitar as diferenças.


4º Dia: Lideranças Negras

Painel interativo: Exposição sobre figuras negras que marcaram história, como Nelson Mandela, Carolina Maria de Jesus e Pelé.
Atividade: Criação de biografias ilustradas em grupos.
Concurso de poesia: Produção de textos sobre igualdade e respeito.


5º Dia: Culminância e Celebração

Evento cultural:
Apresentações de músicas, danças e poemas criados pelos alunos.
Feira com comidas típicas afro-brasileiras (trazidas pelos pais ou preparadas com os alunos, como bolo de fubá e acarajé).


Mural da Consciência: Cada aluno deixa uma mensagem sobre o que aprendeu durante o projeto.


Recursos necessários

Livros infantis sobre cultura afro-brasileira.

Materiais artísticos (papel, tinta, tesoura, cola, miçangas).

Equipamentos de áudio e vídeo.

Espaço para exposições e apresentações.


Avaliação

A avaliação será feita de forma contínua, considerando:

1. Participação nas rodas de conversa e atividades.

2. Criatividade e envolvimento nas produções artísticas.

3. Reflexões expressas nas mensagens e produções textuais.


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