Seja bem-vindo(a) !


Bem Vindos - Recados Para Orkut

sábado, 7 de março de 2009

Dia do circo

PROJETO DE APRENDIZAGEM


 


 

O CIRCO


 


 

Área do Conhecimento: Língua Oral e Escrita

Duração: Março a Junho


 


 

OBJETIVO GERAL


 

Que as crianças interajam e expressem desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências e familiarizando-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária.


 


 

OBJETIVO DO PROJETO


 

Possibilitar o trabalho de desenvolvimento da Língua Oral e Escrita com noções presentes no cotidiano das crianças, bem como levá-las a descobrir suas próprias estratégias desenvolvendo sua auto-confiança ao lidar com conceitos matemáticos.


 

JUSTIFICATIVA


 

A Educação Infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Resolvemos aliar o desenvolvimento dessas competências ao projeto sobre o circo para que as crianças resgatem um pouco da história desse mundo tão mágico de forma que aprendam através da ludicidade gerando prazer pelas novas conquistas adquiridas.


 

OBJETIVO CONCEITUAL


 

  • Conhecer a história do circo;
  • Conhecer o circo e suas atribuições;
  • Identificar personagens do circo e suas atrações;
  • Conhecer a função de cada personagem do circo;
  • Analisar os animais que trabalham no circo, o que comem, como vivem, como aprendem, etc;
  • Conhecer a linguagem usada no circo;
  • Analisar as técnicas aéreas usadas no circo;
  • Saber como vivem as crianças que moram no circo;
  • Analisar as cenas de circo.


 


 


 

OBJETIVO PROCEDIMENTAL


 

  • Representar papéis referentes aos personagens do circo;
  • Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
  • Imitar animais circenses;
  • Realizar exercícios do módulo sobre o circo;
  • Resolver situações matemáticas envolvendo os personagens do circo;
  • Participar de brincadeiras relativas ao circo;
  • Cantar músicas de circo;
  • Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;
  • Fazer desenhos que representem o circo;
  • Analisar e apreciar cenas de circo;
  • Confeccionar um livro coletivo sobre o projeto;
  • Realizar leituras e pesquisas sobre o tema em questão.


 


 

OBJETIVO ATITUDINAL


 

  • Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
  • Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
  • Respeitar os animais que fazem parte do circo;
  • Saber trabalhar em grupo;
  • Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;
  • Respeitar a construção e hipóteses do outro;


 


 

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS


 


 

  • Apresentação do projeto;
  • Checar conhecimento prévio/ avaliação diagnóstica;
  • Relatar experiências que vivenciaram no circo;
  • Leitura da história "Um dia no circo";
  • Criar desenhos para o livro coletivo;
  • Listar os personagens que podemos encontrar no circo;
  • Criar ingresso para o circo apreciando o dos colegas
  • Resolver problemas envolvendo o malabarista e seus malabares,
  • Acompanhar com o dedinho o texto "O Elefante" e "O Leão de Circo", analisando porque o homem tira os animais do seu habitat para trabalhar no circo;
  • Assistir ao filme "Dumbo";
  • Participar de brincadeiras de palhaço e realizar tarefas das páginas 84 a 87 sobre o mesmo;
  • Oficina de sucata: Confecção de um palhacinho;
  • Jogo da memória com figuras circenses;
  • Desenhar e apreciar cenas de circo.


 

CULMINÂNCIA

Apresentação realizada para a comunidade escolar.


 


 


 


 

Nenhum comentário: