quarta-feira, 20 de março de 2024

Cubo da história do Dia Mundial da Água


 Existem várias maneiras de trabalhar com as crianças a produção de texto sobre o Dia da Água.

Uma delas é produzir uma história com esse cubo . A criança após montar o cubo, vai jogando e criando a história com referência às imagens que vão aparecendo.

Essa atividade pode ser realizada individualmente, em duplas ou em grupos.

Ao final todos devem ser suas histórias.


 


Logo abaixo trouxe outras sugestões de como trabalhar essa data:

  1. Pesquisa: Comece incentivando as crianças a pesquisar sobre o tema, fornecendo informações sobre a importância da água, sua utilização e escassez em algumas regiões do mundo. Isso ajudará as crianças a entender melhor o tema e a ter ideias para a produção de texto.

  2. Brainstorming: Faça um brainstorming com as crianças, pedindo que elas compartilhem o que sabem e pensam sobre o tema. Anote as ideias no quadro-negro ou em papel, de modo que todos possam ver e se inspirar.

  3. Leitura: Leia com as crianças textos sobre o Dia da Água e discuta-os em sala de aula. Isso ajudará as crianças a entender melhor o tema e a aprender novas palavras e ideias.

  4. Produção de texto coletiva: Faça uma produção de texto coletiva com a turma, onde as crianças contribuem com ideias e frases para a elaboração de um texto sobre o Dia da Água. Esta é uma maneira divertida de envolver todos os alunos e de promover a troca de ideias.

  5. Produção de texto individual: Incentive as crianças a escrever um texto sobre o Dia da Água em casa ou na sala de aula. Dê um tempo para que elas reflitam sobre o tema e elaborem suas ideias. Depois, revise os textos e dê feedbacks individuais.

  6. Produção de cartazes: Outra opção é incentivar as crianças a produzir cartazes com frases e desenhos sobre a importância da água. Isso pode ser feito individualmente ou em grupos.

Independentemente do método escolhido, é importante que as crianças sejam incentivadas a expressar suas ideias de forma clara e coerente, utilizando as palavras adequadas e respeitando as normas da língua portuguesa. Além disso, é essencial que elas entendam a importância da água para a vida e para o planeta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário