segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Atividade: Que horas são?

Aprender a ler as horas em relógios analógicos pode ser um grande desafio para as crianças do 4º e 5º ano. Por isso, essa atividade prática e lúdica ajuda os alunos a compreenderem e praticarem esse conceito de forma divertida.


Versão na cor cinza



Como usar a atividade

Essa folha de exercícios contém oito relógios analógicos, e o objetivo é que os alunos identifiquem e escrevam corretamente a hora mostrada em cada relógio. A atividade permite que eles pratiquem a leitura do horário tanto das horas inteiras quanto dos minutos, desenvolvendo suas habilidades de matemática e de noção temporal.

1. Introdução ao conceito: Antes de iniciar, revise com os alunos os conceitos de horas e minutos. Explique como funciona o relógio analógico e a função dos ponteiros das horas e dos minutos.


2. Leitura dos relógios: Peça para que os alunos olhem para cada relógio da folha e identifiquem primeiro o ponteiro das horas (menor), depois o ponteiro dos minutos (maior), e escrevam o horário correto no espaço abaixo de cada relógio.


3. Correção e discussão: Após o preenchimento, faça a correção coletiva, incentivando os alunos a explicarem como chegaram às respostas. Isso reforça a compreensão do conteúdo e permite que compartilhem suas estratégias.



Essa atividade é excelente para trabalhar o desenvolvimento da percepção temporal, além de proporcionar uma interação divertida entre a turma. E o melhor de tudo? Está disponível gratuitamente no blog Pedagógiccos! Basta acessar e baixar para usar em sala de aula ou como tarefa para casa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário