O conselho de classe é órgão colegiado de natureza deliberativa em assuntos didáticos – pedagógicos, tendo por objetivo avaliar o processo ensino-aprendizagem na relação direção – professor – aluno e os procedimentos adotados em cada caso.
A última instância de decisão na Unidade Escolar é o Conselho de Classe. A Instância imediatamente superior é o órgão regional representativo da Secretaria de Estado da Educação e Inovação aqui em Videira a 9ª GEREI - Gerência Regional de Educação e Inovação.
O Conselho de Classe tem por finalidade:
a) Estudar e interpretar os dados da aprendizagem na relação com o trabalho do professor, na direção do processo ensino-aprendizagem, proposto pelo Projeto Político-Pedagógico;
b) Acompanhar e aperfeiçoar o processo de ensino aprendizagem bem como diagnosticar seus resultados e atribuir-lhes valores;
c) Avaliar os resultados e da aprendizagem do aluno, na perspectiva do processo de apropriação do conhecimento, da organização dos conteúdos e dos encaminhamentos metodológicos da prática pedagógica.
O Conselho de Classe é constituído por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar.
A coordenação do Conselho de Classe em planejamento, execução, avaliação e desdobramento estarão a cargo dos Especialistas em Assuntos Educacionais juntamente com a Direção.
O Conselho de Classe reunir-se-á ordinariamente em cada bimestre, em datas previstas no Calendário Escolar, a extraordinariamente, sempre que um fato relevante assim o exigir em prejuízo do referido calendário.
Nas reuniões do Conselho de Classe será lavrado em ata para Registro, divulgação ou comunicação aos interesses.
Este Projeto estabelece a forma de funcionamento do Conselho de Classe.
Atribuições do Conselho de Classe
a) Emitir parecer sobre assuntos referentes ao processo ensino-aprendizagem, decidindo pela revisão da nota ou anulação e repetição de testes, provas e trabalhos destinados a avaliação do rendimento escolar em que ocorram irregularidade ou dúvidas por parte dos alunos, pais ou responsáveis, quanto aos resultados obtidos.
b) Analisar o pedido de reconsideração dos pareceres emitidos pelo Conselho de Classe nos casos relacionados no item anterior e, esgotadas todas as possibilidades de solução para o problema, consultar a instância superior imediata para a decisão final.
c) Avaliar as atividades docentes e discentes, possibilitando replanejamento dos objetos e das estratégias de execução da programação, com vistas à melhoria do processo ensino-aprendizagem.
d) Responsabilizar o professor de cada disciplina, ao término do Conselho de Classe, pelo preenchimento do documento de avaliação e freqüência, adotado pela rede estadual de ensino a ser entregue na Secretaria da Unidade Escolar
e) Propor medidas para melhoria do aproveitamento escolar, integração e relacionamento dos alunos na turma;
f) Estabelecer planos viáveis de recuperação contínua e paralela dos alunos, em consonância com o Plano Político Pedagógico da Unidade Escolar.
g) Assegurar a elaboração e execução dos planos de adaptação de alunos transferidos, quando se fizer necessário, atendendo a legislação específica. Pauta do Conselho de Classe
Item 1 – Auto-avaliação do professor:
Relato breve
Como colocou em prática as linhas de ação comuns propostas no bimestre:
Em que avançou, que dificuldades teve;
Que inovações na metodologia ou avaliação conseguiu pôr em prática;
A que causas atribuíram o sucesso ou a falha nas tentativas que fez;
Como está fazendo a recuperação paralela.
Item 2 – Análise diagnóstica das turmas:
A análise das turmas deve apontar causas, ou ao menos, sugerir hipóteses de
causas dos problemas que o grupo apresenta, para que se possam propor ações
concretas ou atitudes que podem produzir as modificações desejadas.
Item 3 – Linhas de ação ou ações concretas:
Definir o que vamos fazer em decorrência das necessidades apontadas na
Análise da Turma.
Item 4 – Alunos para serem alertados e/ou encaminhados para acompanhamento
especial:
Problemas disciplinares;
Cumprimento das normas previstas no P.P.P.;
Freqüência às aulas;
Dificuldades de relacionamento com a classe;
Pouco interesse e dedicação;
Dificuldades de aprendizagem.
Disponível em:http://www.google.com/url?sa=D&q=http://www.adelinaregis.com.br/conselhos_classe.html
domingo, 23 de janeiro de 2011
PROCEDIMENTOS PARA A SUA SALA DE AULA
Professores inexperientes começam o primeiro dia de aula assumindo que devem apenas separar os conteúdos a serem dados aos alunos. Professores eficientes e experientes gastam a maior parte do tempo das duas primeiras semanas de aula em ensinar os alunos a seguirem os procedimentos.
A sala de aula tem de ter procedimentos claros para os alunos seguirem. Toda vez que o professor desejar que algo seja feito, tem de existir um procedimento ou um conjunto de procedimentos para a realização da tarefa.
Alguns dos procedimentos que logo de início todo professor deve ensinar aos alunos incluem:
- Entrada na sala de aula: Será em fila? Sozinhos ou acompanhados do Professor? Professor estará aguardando na porta para recebê-los? As carteiras estarão identificadas no primeiro dia? Cada um escolhe o lugar que quiser para sentar ?
- Saída no término da aula: 10 minutos antes do sinal todos devem começar a guardar o material e arrumar as carteiras? só depois que der o sinal é que será permitido começar a arrumar os materiais? Alunos saem em fila ou não ? Saem primeiro os meninos e depois as meninas? Saem todos juntos com o professor? Saem apenas quando a sala de aula estiver em ordem?
- Retorno do intervalo: Podem entrar ainda comendo o lanche e tomando o refrigerante? Podem entrar depois que todos já estiverem na sala? Qual a tolerância permitida para retornar do intervalo? Podem mascar chicletes durante a aula? Podem levar garrafinhas de água para a sala? O que acontece se o aluno não retornar à sala de aula no horário estipulado?
- Atraso e faltas: Qual a tolerância para o atraso? Após o prazo tolerado qual será a consequência? Quem a aplica? Em caso de falta como o aluno ficará a par das tarefas dadas? Qual o prazo será dado para que o aluno coloque em ordem o caderno?
- Mantendo o silêncio na sala: Para que os alunos se acalmem e prestem atenção no professor é preciso criar um sinal para que eles saibam que você quer a atenção deles. Pode ser: sempre que você levantar a mão, ou fechar a porta, ou colocar a sua cadeira na frente do quadro negro, ou simplesmente ficar em pé com as mãos para trás, ou ainda fazer uma contagem regressiva do tipo 5, 4,3,2,1,0.
- Como a aula será iniciada: Será com uma roda de conversa? Uma oração? Uma música? com o roteiro da aula já escrito no quadro negro?
- Esclarecimento de dúvidas: O aluno deverá levantar a mão durante a explicação? Após a explicação? Deverá ir até a mesa do professor após a explicação? O professor irá até a carteira do aluno esclarecer? Haverá um plantão de dúvidas após a aula?
- Trabalhos/Tarefas entregues fora do prazo: Serão aceitos ou não? A pontuação sofrerá alteração de quanto? Como os trabalhos devem ser entregues: digitados ou manuscritos?
- Trabalhos em grupos: Os grupos serão sorteados pelo professor ou os alunos poderão escolher quem quiser? Os grupos serão de quantos alunos? Caso um dos integrantes não esteja se empenhando? No caso de plágio ? No caso do trabalho ter sido feito por outra pessoa que não o aluno?
- Bullying: Os alunos que estiverem sofrendo intimidações dos colegas podem recorrer a quem? Quando ? Onde? Qual será a abordagem adotada para com o aluno agressor e o agredido?
ENSINANDO OS PROCEDIMENTOS:
Muitos dos problemas de comportamento na sala de aula são causados pela falha em ensinar aos alunos como seguir os procedimentos. O professor tem de aprender como efetivamente, criar procedimentos e fazer com que os alunos os pratiquem.
Abaixo segue o resumo de um método de três passos que é muito eficaz para ensinar os procedimentos da sala de aula aos alunos:
- EXPLIQUE: Esclareça, explique e demonstre o procedimento
- PRATIQUE: Faça-os praticarem e praticarem sob sua supervisão
- REFORCE: Revise, reforce, pratique, e reforce o procedimento até que
o mesmo torne-se um hábito e uma rotina para o aluno
Se a sua sala de aula já tem procedimentos implementados, essas dicas vão ajudar a esclarecer ainda mais como melhorá-los. Se a sua sala de aula ainda não tem os procedimentos, saiba que você precisa implantá-los com urgência.
Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Tenha ânimo
Nada de desespero, nada de arrancar cabelos,as vezes o tempo é uma
forma de tortura que utilizamos contra nós mesmos.
Acalme-se, pense nos seus sonhos, nos objetivos de vida, e não se
detenha com os obstáculos que nesse momento parece intransponível, a
maior montanha do mundo pode ser ultrapassada dando uma volta em sua
extensão, sem ter que escalá-la. Muita gente quer atravessar a
montanha na raça, sem cordas, sem equipamentos, sem entender "lufas"
de alpinismo.
Existem milhares de formas de enxergar um mesmo problema, como existem
dezenas de soluções para as velhas situações, e uma pitada de "sorte"
sempre aparece para quem batalha muito, para quem não desiste, para os
criativos e aqueles que chamamos de persistentes.
O momento não é bom? Mas, quantos momentos difíceis você já
atravessou? No seu corpo com certeza encontraremos cicatrizes ou
"calombos" de tombos, pancadas e acidentes que durante um bom tempo te
incomodou, mas passou, hoje você nem se lembra deles, assim é o seu
maior problema de hoje, se você se projetar ao futuro, nem vai se
lembrar desse monstro que você mesmo está criando.
Dentro de você existem todas as possibilidades e ferramentas
necessárias para vencer mais essa batalha, creia em você, conte com
Deus e tenha bom ânimo, a vitória é mais saborosa quando a luta é
grande. Resista, não desista, apenas insista.
--
Michele Mendes
forma de tortura que utilizamos contra nós mesmos.
Acalme-se, pense nos seus sonhos, nos objetivos de vida, e não se
detenha com os obstáculos que nesse momento parece intransponível, a
maior montanha do mundo pode ser ultrapassada dando uma volta em sua
extensão, sem ter que escalá-la. Muita gente quer atravessar a
montanha na raça, sem cordas, sem equipamentos, sem entender "lufas"
de alpinismo.
Existem milhares de formas de enxergar um mesmo problema, como existem
dezenas de soluções para as velhas situações, e uma pitada de "sorte"
sempre aparece para quem batalha muito, para quem não desiste, para os
criativos e aqueles que chamamos de persistentes.
O momento não é bom? Mas, quantos momentos difíceis você já
atravessou? No seu corpo com certeza encontraremos cicatrizes ou
"calombos" de tombos, pancadas e acidentes que durante um bom tempo te
incomodou, mas passou, hoje você nem se lembra deles, assim é o seu
maior problema de hoje, se você se projetar ao futuro, nem vai se
lembrar desse monstro que você mesmo está criando.
Dentro de você existem todas as possibilidades e ferramentas
necessárias para vencer mais essa batalha, creia em você, conte com
Deus e tenha bom ânimo, a vitória é mais saborosa quando a luta é
grande. Resista, não desista, apenas insista.
--
Michele Mendes
sábado, 15 de janeiro de 2011
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Indisciplina
O PROBLEMA NÃO É A DISCIPLINA
Todos os dias os professores estão às voltas em preparar o plano de aula ou o semanário com as aulas a serem dadas naquela semana. As tarefas são planejadas, os materiais são separados. Ele crê que ao fazer desse modo, os alunos aprenderão, e se algo der errado simplesmente aplica a disciplina.
Então..... algo dá errado e os problemas aparecem. O professor procura preparar a aula seguinte perguntando-se o que ele pode fazer para conseguir a atenção dos alunos, ou motivá-los a empenharem-se nas aulas. Acreditando que alunos mais atentos e motivados oferecerão menos problemas de disciplina.
Mas, no dia seguinte o ciclo repete-se e o professor continua tentando lidar com a falta de disciplina dos alunos.
O problema é que a maioria dos professores não gastam nenhum tempo gerenciando as suas salas de aula. Se os procedimentos de gerencimento de sala de aula fossem ensinados, a maioria dos problemas de disciplina na sala desapareceria e mais tempo sobraria para ensinar.
Você entra na sala de aula munida com os materiais e o plano de aula, naquele dia você até criou uma aula mais divertida para prender a atenção dos alunos, porém isso não é o suficiente.
Se você ainda não criou procedimentos para: prender a atenção dos alunos, distribuir as tarefas, entrar na sala de aula, registro da aula no caderno, trabalho em grupo, procedimentos para faltas e atrasos, entregas de trabalhos e tarefas, apresentação de seminários, procedimentos para quando um aluno finaliza as tarefas antes de todos e um sem número de outras situações que necessitam de novos procedimentos, então lhe digo que quem controla a sala de aula não é você e sim os seus alunos. Eles é que de fato estão gerenciando a sua sala de aula do jeito que eles querem.
Um professor eficiente é um mestre no gerenciamento da sala de aula, pois ele sabe que o sucesso do aluno apenas ocorrerá quando o ambiente da sala de aula estiver organizado e estruturado para que o aprendizado possa ocorrer. E isso só acontece quando o aluno está realmente engajado na execução das tarefas.
Gerenciamento da sala de aula e disciplina não são a mesma coisa. O professor não disciplina a sala de aula, ele gerencia a sala de aula. Nenhum aprendizado ocorre quando você fica o tempo todo disciplinando. Tudo que a disciplina faz é minimizar um comportamento incorreto, porém não garante aprendizado. O aprendizado só ocorre quando os alunos estão concentrados na realização das tarefas.
- DISCIPLINA: tem a ver em como os alunos se COMPORTAM
- PROCEDIMENTOS: tem a ver em COMO as coisas devem ser FEITAS
- DISCIPLINA: tem a ver com punição e recompensas
- PROCEDIMENTOS: não existe punição e nem recompensas
A grande maioria dos problemas que os professores chamam de `problemas de comportamento`, nada tem a ver com indisciplina. O problema número um na educação não é a falta de disciplina, é a falta de procedimentos e rotinas que acabam deixando os alunos `no escuro` sem saber como proceder na sala de aula.
Para que os alunos saibam o que se passa na cabeça do professor é necessário que o mesmo se manifeste criando os procedimentos e rotinas para o bom funcionamento da aula.
POR QUE OS PROCEDIMENTOS SÃO IMPORTANTES ?
Os alunos aceitam prontamente a idéia de ter um conjunto bem definido de procedimentos, porque isso simplifica o seu dia a dia. Procedimentos eficientes possibilitam que várias tarefas sejam realizadas dentro do tempo previsto, com o mínimo de confusão e perda de tempo.
Quando os procedimentos não são estabelecidos, muito tempo da aula é gasto na organização e realização das atividades. Como resultado surgem os comportamentos indesejáveis e então gasta-se mais tempo tentando colocar ordem no ambiente.
Os procedimentos são o alicerce que dão sustentação ao aprendizado dos alunos. O rendimento final dos alunos está intrinsecamente ligado a como o Professor estabelece o controle da sala de aula por meio dos procedimentos criados logo na primeira semana de aula.
Fonte:Roseli Brito
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
DICAS PARA REUNIÃO DE PAIS
Para você brilhar na próxima reunião de pais, aqui vão algumas dicas para você usar:
- CONVIDE O PAI E A MÃE: Encoraje ambos os pais para que venham na reunião. Mal entendidos serão evitados se ambos os pais ouvirem o que você tem a dizer.
- ESTABELEÇA e firme contato muito antes da Reunião de Pais. Informe sempre aos pais o que os filhos devem estudar, quando tem lições e trabalhos para entregar, e principalmente, mantenha-os sempre informados a respeito das dificuldades e progressos do aluno. Jamais deixe para dar esse feedback apenas depois que as notas estiverem fechadas.
- REUNIÃO SEM PRESSA: Jamais faça reunião com pressa. Planeje o tempo que for necessário de modo que todos os assuntos sejam abordados de maneira apropriada. Quando a Reunião for individual, 20 a 30 minutos é adequado.
- ESTEJA PRONTA para todo tipo de perguntas. Esteja preparada para responder todo o tipo de perguntas que os pais venham a ter. Ocorrerão perguntas específicas, difíceis ou ainda as indelicadas. Mantenha sempre o domínio das suas emoções e o bom humor. Jamais leve para o lado pessoal.
- TENHA SEMPRE SEUS REGISTROS organizados com antecedência. Tenha sempre em mãos e organizados: Diários de classe, anotações feitas na agenda do aluno, relatórios, provas/trabalhos realizados pelo aluno, e quaisquer outros registros pertinentes ao assunto em pauta. Deste modo você terá como comprovar as suas afirmações.
- RETIRE TODAS AS BARREIRAS FÍSICAS. Os Pais não são seus alunos, por isso jamais coloque-os para sentarem-se nas carteiras enfileiradas, ou até mesmo nas carteiras da sala do prezinho. Arrume o lay-out da sala de aula de um modo que todos possam ver uns aos outros (Ex. em semi-circulo, ou circulo).
- INIMIGA X PARCEIRA: Se você quiser ficar com a fama de inimiga no. 1 dos Pais é só concentrar nos DEFEITOS do aluno. A solução para ser parceira dos Pais é concentrar nos TALENTOS, e quando houver problemas, foque nas NECESSIDADES do aluno. Falar para os Pais: "seu filho é indisciplinado e só arruma briga com os amigos", é diferente de: "constatei que o João apresenta dificuldades em relacionar-se com os amigos, por isso gostaria de discutir algumas sugestões para ajudá-lo a superar esta questão".
- SEJA ESPECÍFICA NOS COMENTÁRIOS: Os Pais podem se perder nos comentários generalizados. Ao invés de dizer "Ela não assume responsabilidades", focalize no problema apontando "Maria teve a semana inteira para terminar o trabalho, no entanto ela apenas escreveu e entregou dois parágrafos".
- OFEREÇA UM PLANO DE AÇÃO PARA OS PAIS: Muito mais que receber orientações, os Pais apreciam ter um plano de ação para seguir. Assim, se a Maria não é responsável, será apreciado sugerir aos pais dar a ela uma lista de tarefas semanais ou ainda permitir que ela encarregue-se de tomar conta do bichinho de estimação. Quando você oferece conselhos, faça com que os pais saibam que você está apenas fazendo uma sugestão e caberá a eles escolher as melhores estratégias conforme o perfil da família.
- ESQUEÇA O PEDAGOGUÈS: Jamais utilizar-se do "pedagoguês" com frases do tipo: "a coordenação motora fina", "o processo de ensino aprendizagem", "está na fase silábica-alfabética", são frases sem sentido para muitos Pais.
- DOMÍNIO PRÓPRIO: Pode ocorrer de você deparar-se com Pais que mostram-se abusivos ou hostis. Jamais fique na defensiva, pois isso revela fraqueza e insegurança, e coloca em dúvida tudo o que você tiver que falar adiante. Tente não ser rude, qualquer que seja a provocação ou o comentário sarcástico. Ouça de modo polido e educado. Se esta situação ocorrer durante a Reunião Bimestral de Pais, proponha aos Pais agendar horário específico para tratar em particular. Verifique com a Escola qual o procedimento adotado.
- FOCALIZE NOS PONTOS FORTES: É muito fácil para os Pais sentirem-se na defensiva, pois muitos deles se veem nos filhos. Você poderá ajudar se levantar as áreas onde estão os pontos fortes do aluno e as áreas que precisam ser melhoradas, ao invés de criticar e apontar apenas as fraquezas.
- USE A LINGUAGEM CORPORAL A SEU FAVOR: A linguagem não verbal pode ser sua alidada ou sua inimiga. O seu corpo fala, e expressa sempre o que você sente e pensa. É esta linguagem que os Pais estarão atentos, antes mesmo de você começar a falar.
- ENFOQUE NA COLABORAÇÃO: Faça com que os Pais saibam que você quer trabalhar em aliança com eles, no melhor interesse da criança. Um comentário do tipo "Você precisa comparecer na escola o mais rápido possível para discutirmos as dificuldades do João", apenas inflama hostilidade nos Pais. O seguinte comentário diz a mesma coisa de um modo mais proativo: "Constatei que o João está encontrando algumas dificuldades, então gostaria de conversar com você para que juntas possamos encontrar as melhores alternativas para ajudá-lo a superar esses problemas".
- OUÇA O QUE OS PAIS TEM A DIZER: A despeito do fato de que nós gastamos um terço de nossas vidas ouvindo, muitos adultos são péssimos ouvintes. Para que você obtenha o máximo de todas as reuniões de Pais procure realmente ouvir o que eles dizem e principalmente COMO eles dizem. Observe a linguagem corporal deles. Você vai se surpreender com os aprendizados que vai tirar dessas obervações.
- CONCENTRE-SE NA SOLUÇÃO, NUNCA NOS PROBLEMAS: Idealmente falando todas as reuniões de pais deveriam apenas abordar coisas positivas, os sucessos e as conquistas. Realisticamente falando, a situação é bem diferente. As reuniões de Pais acontecem porque existem problemas. Entretanto todas as reuniões poderão transcorrer dentro da cordialidade e paz sempre que você focar nas soluções ao invés de ficar se concentrando no problema do aluno. Discuta o que você e os Pais podem fazer para ajudar a melhorar ou resolver a situação. Estabeleçam, juntos, um Plano de Ação com tarefas para todos realizarem (Você, os Pais, e o Aluno)
- FECHAMENTO: Antes que a reunião finalize, faça o fechamento da conversa e deixe claro quais ações você e os pais decidiram implementar.
- MANTENHA UM REGISTRO DA REUNIÃO: Será muito útil você manter um breve relato do que foi discutido na reunião. O que foi dito, sugerido, e estabelecido para ser realizado. Após a reunião, faça as anotações enquanto os detalhes ainda estiverem frescos na memória.
Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
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