Ortografia: L e R depois
de consoantes
segunda-feira, 28 de maio de 2018
sexta-feira, 25 de maio de 2018
Ortografia: M antes de P e B
Ortografia: M antes de P e
B
Na
língua portuguesa existem regras gramaticais que auxiliam na sua grafia e entre
elas está a norma do uso da letra M antes de P ou B.
A
regra para palavras com M antes de P e B, define justamente que sempre em todas
as palavras do português antes de P e B deve ser utilizada a letra M. Por
exemplo: tempo, berimbau.
Com
isso quando a palavra não leve P e B a letra que antecede será N. Exemplo:
encaçapar, encanto, encapotar, encardir, encontrar, enchente, encravado,
engolir, inquieto, incompleto, incomodar, oncologia, onça, untuoso e ungir.
Exemplos de palavras com M
antes de P e B:
Âmbar
Ambição
Ambicioso
Ambidestro
Ambientalista
Ambientar
Ambos
Ambulância
Ambulatório
Amparar
Ampliação
Ampliar
Amplo
Ampola
Bombons
Campeão
Campo
Caxumba
Comprador
Computador
Empacotadora
Emprestar
Empurrão
Imperador
Imperatriz
Implicar
Importante
Intercâmbio
Lâmpada
Ombro
Samba
Sempre
Também
Umbigo
Umbilical
quinta-feira, 24 de maio de 2018
Jogo dos pares - Sistema Monetário
O jogo dos pares é parecido com o jogo da memória, só que no lugar de achar imagens igual, você deve encontrar as imagens que formam pares. Para jogar é só imprimir, recortar, virar as cartinhas e encontrar qual imagem faz para com a outra.
quarta-feira, 23 de maio de 2018
Sinais de Pontuação
Sinais de
Pontuação
Pontos de
Vista
Os
sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando
estourou a discussão.
—
Esta história já começou com um erro — disse a Vírgula.
—
Ora, por quê? — perguntou o Ponto de Interrogação.
—
Deveriam me colocar antes da palavra "quando" — respondeu a Vírgula.
—
Concordo! — disse o Ponto de Exclamação. — O certo seria:
"Os
sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando
estourou a discussão".
—
Viram como eu sou importante? — disse a Vírgula.
—
E eu também — comentou o Travessão. — Eu logo apareci para o leitor saber que
você estava falando.
—
E nós? — protestaram as Aspas. — Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que,
para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo.
—
O mesmo digo eu — comentou o Dois-Pontos. — Apareço sempre antes das Aspas e do
Travessão.
—
Estamos todos a serviço da boa escrita! — disse o Ponto de Exclamação. — Nossa
missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma
confusão como agora!
—
Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase — disseram as Reticências.
— Ou dar margem para outras interpretações...
—
É verdade — disse o Ponto. — Uma pontuação errada muda tudo.
—
Se eu aparecer depois da frase "a guerra começou" — disse o Ponto de
Interrogação — é apenas uma pergunta, certo?
—
Mas se eu aparecer no seu lugar — disse o Ponto de Exclamação — é uma certeza:
"A guerra começou!"
—
Olha nós aí de novo — disseram as Aspas.
—
Pois eu estou presente desde o comecinho — disse o Travessão.
—
Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é
preciso os dois — disse o Ponto e Vírgula. — E aí entro eu.
—
O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz — disse a Vírgula.
—
Então, que nos usem direito! — disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão.
Conto de João Anzanello Carrascoza, ilustrado por Will.
Revista Nova Escola -
Edição Nº 165 - Setembro de 2003
Os
sinais de pontuação marcam o ritmo de um texto, através de pausas e entonações
e conferem à linguagem escrita uma maior clareza.
Pontuação
é a utilização de sinais gráficos para auxiliar a compreensão da leitura. Os
sinais de pontuação são:
• (.)
Ponto final: que aponta o final de uma frase.
• (,)
Vírgula: indica uma pausa na leitura.
• (;)
Ponto-e-vírgula: aponta uma pausa maior que uma vírgula.
• (:)
Dois pontos: é usado para iniciar uma explicação.
• (?)
Ponto de interrogação: é colocado no final da frase e indica uma pergunta.
• (!)
Ponto de exclamação: mostra espanto, admiração, surpresa, etc.
• ( – ) Travessão: usamos no inicio de diálogos
ou para destacar partes de uma frase.
Exercícios
1
– A respeito do texto, responda:
a)
Qual é o título deste texto?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
b)
Quem são as personagens da história narrada?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
c)
Em que cenário (lugar) a. história acontece?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
d)
Qual é o assunto da história?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
e)
Que sinais de pontuação aparecem na história?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
2- Pontue as frases abaixo
adequadamente:
A) Maria
e Joana foram ao teatro
B) Camila
comprou uma calça uma blusa e uma sandália
C) Que
dia é hoje
D) Olha
que carro lindo
E) Mamãe
disse
Você já jantou
F) Que
filme maravilhoso
G)
Não vou ao cinema
H) Carlos
venha almoçar
3-
Escreva como se chama e
qual a função dos sinais abaixo.
Sinais
|
Nome
|
Função
|
?
|
|
|
!
|
|
|
.
|
|
|
,
|
|
|
:
|
|
|
–
|
|
|
4-
Reescreva o texto pontuando-o.
O galo e a raposa
A
raposa queria comer um galo que cantava empoleirado num galho de árvore [ ]
Dando uma de boazinha [ ] a raposa disse [ ]
[
] Bom dia, amigo [ ] Já soube da novidade [ ]
Agora todos os bichos vão viver em paz [
] Acabou essa história de um
comer o outro [ ] Desça, venha conversar comigo [ ]
O
galo [ ]
desconfiado [ ] pensou e fez um teste para saber se a raposa
estava dizendo a verdade [ ] Falou [
]
[ ] Que bom [
] Daqui estou vendo uma matilha
de cães se aproximando [ ] Vamos
festejar juntos [ ]
[ ] Cães [
] Bem [ ]
amigo [ ] é melhor eu ir andando
[ ]
[ ] O que é isso [ ] Está
com medo dos cães [ ] agora que estamos vivendo um período de paz
[ ]
[ ] Bem [
] não é medo [ ] E se eles ainda não souberam da
Novidade
[ ]
Moral:
Cuidado com as amizades muito repentinas [
]
Fábula de Esopo recontada por Isabella Carpaneda e
Angiolina Bragança
terça-feira, 22 de maio de 2018
Ortografia: AM - AN, EM – EN, IM – IN, OM - ON, UM – UM
Palavras com am, em, im,
om, um
Em português é muito comum a junção das
vogais - a, e, i, o, u - com a consoante m, formando as sílabas am, em, im, om
e um. Existem, assim, diversas palavras com am, em, im, om e um na língua
portuguesa.
Podemos encontrar am, em, im, om e um no
início, no meio e no fim das palavras. Contudo, segundo as regras ortográficas
do português, as sílabas am, em, im, om e um deverão ser utilizadas apenas
antes das consoantes b e p ou no final das palavras.
Palavras
com AM
Ambulância,
ambiente , ambulante, ambição, ampola, tambor, rampa, bambu, lâmpada, tampa, samba,
campo, sarampo, xampu, falam, ouçam, meçam, ajudam, tampam, limpam, passam,
voam.
Palavras
com EM
Empada,
embora, embalar, emprego, empate, empilhar, tempo, sempre, lembrança, dezembro,
temperatura, tempestade, garagem, também, homem, alguém, ninguém, porém, amém.
Palavras
com IM
Impossível,
importante, impulso, império, imposto, símbolo, limpo, limpeza, cachimbo,
simpático, enfim, assim, ruim, folhetim, amendoim, capim, boletim, pudim,
jardim, cetim.
Palavras
com OM
Ombro,
ombreira, sombra, companheiro, bombeiro, pomba, combate, bomba, compra, tom,
som, bombom, bom, dom, com, batom, cupom, edredom.
Palavras
com UM
Umbigo,
umbilical, zumbido, chumbo, jumbo, cumprir, cumprimento, nenhum, comum, atum,
álbum, algum, jejum.
Palavras com an, en, in, on, um
Em
português é muito comum a junção das vogais - a, e, i, o, u - com a consoante
n, formando as sílabas an, en, in, on e un. Existem, assim, diversas palavras
com an, en, in, on e un na língua portuguesa.
Podemos
encontrar as sílabas an, en, in, on e un principalmente no início e no meio das
palavras. Embora em menor quantidade, existem também algumas palavras que
terminam em an, en, in, on, un.
Palavras
com AN
Anta,
angu, anjo, antigo, andar, André, Antônio, ancião, ansiedade, cantar, cantina,
bandeira, balança, jantar, santo, abandonar, esperança, confiança, van, Tarzan.
Palavras
com EN
Envelope,
entrega, entrada, entre, engano, ensinar, enxurrada, encalhar, endereço, pente,
fazenda, gente, sentar, mentira, tentação, centro, bênção, bengala, hífen,
glúten, pólen, abdômen, gérmen.
Palavras
com IN
Índio,
incapaz, incêndio, incenso, incolor, indesejado, inscrito, inseto,
internacional, domingo, lindo, tinta, pintura, mingau, príncipe, sincronia,
vinte, brincar, Kevin, Franklin, Yasmin, Martin, Benjamin.
Palavras
com ON
Onda,
ontem, onça, onze, fonte, ponte, montanha, pontaria, controle, contar,
contrato, sonda.
Palavras
com UN
Untar,
unção, fundo, mundo, segundo, nunca, espelunca, acupuntura, abundância,
defunto, Edmundo, junto.
segunda-feira, 21 de maio de 2018
Maiúscula e Minúscula
Ao escrevermos usamos letras
maiúsculas e minúsculas, que variam de acordo com as palavras.
As letras maiúsculas são usadas no início das frases, que
continuam a serem escritas com letras minúsculas.
Se no meio da frase tiver algum
nome próprio, nomes de pessoas ou animais, esse também deverá ser escrito
com letra maiúscula.
Exemplo: Fui
passear na casa da tia Mariana e brinquei com sua gatinha Mimi.
As letras maiúsculas também são
usadas para escrever nomes de Países, Estados e Cidades, pois também são
seus nomes próprios. Isso deve acontecer, mesmo que tais nomes apareçam no meio
ou no final da frase.
Exemplo: O único país pentacampeão em copas do mundo é o Brasil.
Nomes de rios também devem
ser escritos com letras maiúsculas. Exemplo: O rio Amazonas está
localizado na região norte do Brasil.
Para escrever nomes de coisas ou
objetos, usamos letra minúscula. Eles são chamados de nomes comuns e por isso
são escritos com letras minúsculas.
Exemplo: Saí com minha prima para tomar sorvete. Depois
passamos na banca e compramos gibis.
Fonte:
Jussara
de Barros
domingo, 20 de maio de 2018
domingo, 13 de maio de 2018
sábado, 5 de maio de 2018
Dia das Mães: atividades e outras coisinhas - parte 1
Olá gente!!!
Estava pesquisando algumas ideias de atividades, cartões e lembrancinhas para o Dia das Mães e salvei algumas que achei mais interessantes para compartilhar com vocês.
P.S: O objetivo do blog é dar uma "mãozinha" para educadores montarem suas aulas. E muitas vezes até aos pais que procuram atividades para seus filhos preencherem o tempo ocioso. As imagens aqui disponíveis não são de minha autoria, são de outros sites, os quais selecionei por via do Google imagens e em outros sites de imagens.
Estava pesquisando algumas ideias de atividades, cartões e lembrancinhas para o Dia das Mães e salvei algumas que achei mais interessantes para compartilhar com vocês.
P.S: O objetivo do blog é dar uma "mãozinha" para educadores montarem suas aulas. E muitas vezes até aos pais que procuram atividades para seus filhos preencherem o tempo ocioso. As imagens aqui disponíveis não são de minha autoria, são de outros sites, os quais selecionei por via do Google imagens e em outros sites de imagens.
Mural do Dia das Mães
Olá!!
Trouxe uma sugestão de mural para o Dia das Mães:
Quer aprender como fazer? Clique no link abaixo:
terça-feira, 1 de maio de 2018
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