quinta-feira, 31 de março de 2016

Simulação de erupção vulcânica

Oi pessoas lindas!!!

Se tem um conteúdo que meus alunos adoram aprender é sobre os vulcões... por isso, trouxe hoje para mostrar para vocês como foi a experiência realizada por eles.
Primeiro eles fizeram com areia molhada, potinho de vidro e pedras um vulcão


Após a modelagem, eles colocaram  dentro do potinho: bicabornato de sódio e jogaram sobre ele .uma mistura de vinagre e corante

 Houve uma reação química e eles puderam simular uma erupção vulcânica leve. Para eles entenderem ainda melhor, vou mostrar um documentário que mostre os vulcões em erupção para aprendizagem ficar ainda mais significativa.


quarta-feira, 30 de março de 2016

Crateras de impacto e os meteoritos

Oi pessoas lindas!!!

Hoje trouxe para vocês mais uma experiência que fizemos. Dessa vez para mostrar numa simulação como formam as crateras de impacto que existem em nosso planeta e em locais como a Lua e em Marte.
A primeira etapa foi a confecção dos meteoritos, que são os responsáveis na formação dessas crateras. Então usamos massa de biscuit para modelar o nosso "meteorito". Cada aluno produziu o seu e eles tiveram a ideia de usar canetinha hidrocor para personalizar o meteorito de cada um. Veja como ficaram:


Depois dos "Meteoritos" secos, fomos até o laboratório de Ciências para produzir a nossa simulação. Lá utilizamos uma bacia com areia úmida. Cada aluno pegou o seu meteorito e jogou contra a areia, o qual modelou um buraco sobre ela, simulando assim a nossa cratera, que foi feita através do impacto do meteorito contra a Terra. Então os alunos puderam entender melhor essa formação que existe em nosso planeta de forma bem prática.


Puderam analisar também as características de uma cratera de impacto, que têm um formato arredondado e as bordas levantadas.

terça-feira, 29 de março de 2016

Produção de texto: autobiografia

Oi gente!!!

Hoje trouxe um pouquinho das produções de texto realizadas pelos meus alunos. Eles puderam entender o que é uma biografia e uma autobiografia.
Cada aluno escreveu sobre um pouquinho de si, seus dados biográficos.
Ao explorar esta atividade, resgate com seus alunos a importância da história de vida de cada um, pois é através de nossas experiências que nos formamos enquanto seres humanos.

segunda-feira, 28 de março de 2016

COMO FAZER UM BOM CARTAZ

Oi pessoas lindas!!


Hoje em dia com a tecnologia, substituíram-se os cartazes por apresentações em Power point, dentre outros recursos. Mas muitos professores, ainda trabalham com o recurso do cartaz, por isso é muito importante ensinarmos e darmos dicas aos nossos alunos de como fazer um cartaz de forma informativa e ilustrativa. Compreenda essas duas finalidades:

  • Informativa: as informações devem ser objetivas, simples, bem distribuídas no espaço do papel utilizado (cartolina, craft, color-set , cartão, chambril, layout, papel pardo) e de fácil visualização.
  • Ilustrativa: as ilustrações obedecem às mesmas regras para não prejudicar essa visualização.

        No entanto, alguns cuidados devem ser observados na sua elaboração.
Ensine aos seus alunos que é importante um planejamento prévio para cumprir os objetivos propostos e tempo disponível para a confecção de uma obra que será objeto de observações e críticas (algumas positivas, outras nem tanto) de colegas de turma e até de professores de outra disciplina.

Para alcançar esses objetivos, devem-se observar atentamente determinados itens:

1-  A cartolina ou papel cartão ou mesmo papel chambril (layout ou pardo) nunca devem estar amassados;

2-  Dê preferência para cores claras, mas de qualquer forma, depois da escolha da cor do papel define-se a cor da caneta a será utilizada, que deve contrastar.

3-  A letra deve ser legível e com tamanho compatível  às informações. O título deve estar centralizado e as letras com tamanho médio de 5 cm. O texto deve ter letras com 1 cm de tamanho. As legendas com 0,5 cm de tamanho. As margens ou bordas devem ser criativas porém não devem chamar mais atenção do que o assunto do trabalho.

4- Não pode haver rasuras. Por isso faça a revisão ortográfica;

5- Todas as figuras que serão coladas nos cartazes devem ser bem recortadas.

6- Use letras grandes (tanto impressas quanto manuscritas).

7- Evite textos muito longos.

8-  Evite figuras ou desenhos muito pequenos.

9- Utilize legendas explicativas (se necessário). As legendas devem ser escritas em uma (1) linha, logo abaixo da imagem;

10- Cuidado com a decoração (ela não pode aparecer mais do que a informação).

11- Coloque título (margem superior, centralizado). O título deve ser objetivo (uma a três palavras);

12- Identifique o cartaz colocando: disciplina, professor, classe, nome(s) do(s) aluno(s) na margem inferior à direita.

13-  O prazo de entrega do cartaz, determinado pelo professor, deverá ser obedecido rigorosamente, caso contrário, haverá desconto do conceito na avaliação final.

14- Se resolver utilizar a técnica de colagens de figuras, cole-as sobre pedaços retangulares, quadrados ou de outras formas geométricas, com papel de cores contrastante com a da base (cartolina, papel cartão, etc.), e é importante a identificação ou legenda da mesma. Disponha-as espalhadas em posições variadas.

15- Quanto à exposição:
. Tanto individual quanto coletiva - deve apresentar o título, a série e a turma que elaborou, o nome do professor, dos alunos.
. Os cartazes devem ser fixados na parede, com fita crepe ou texturizada (crepe marrom) - nunca com fita dupla face ou durex-, colocar nas extremidades e na parte central do cartaz.


MODELO:


sábado, 26 de março de 2016

Simetria


O estudo de simetria é indicado para auxiliar no desenvolvimento de habilidades espaciais, como a discriminação visual, a percepção de posição e a percepção de que a forma de uma figura não depende de seu tamanho ou de sua posição.
Trabalhar com simetria dá aos alunos oportunidades para desenvolver a observação, a percepção de semelhanças e diferenças entre figuras, sendo uma maneira de relacionar conceitos geométricos ao dia a dia dos alunos, uma vez que a simetria pode ser facilmente observada na natureza e em obras de arte, entre outros elementos do cotidiano.
Meus alunos do 3º ano usaram a criatividade, papel e cola colorida para entenderem o que é simetria e eixos de simetria e criaram várias imagens simétricas...


sexta-feira, 25 de março de 2016

Desenhos de Páscoa para imprimir e pintar

Oi gente!!!

A Páscoa está chegando... alguns desenhos para a criançada pintar!!!

 Para ver as imagens em tamanho real clique em cada uma e em seguida salve em seu computador as imagens escolhidas.













quinta-feira, 24 de março de 2016

Gy Farias: O que é a Páscoa e o motivo de dar ovos de chocola...

Gy Farias: O que é a Páscoa e o motivo de dar ovos de chocola...: Oi gente!!! Todos nós sabemos que a Páscoa não é só chocolate, conheça o sentido real da Páscoa e o motivo que as pessoas presenteiam com...

Símbolos da Páscoa

Páscoa

A Páscoa surgiu entre os pastores nômades na época pré-mosaica, anterior ao profeta Moisés, que festejavam a chegada da primavera.

O Pessach – a festa da Páscoa judaica – significa a passagem da escravidão para a liberdade, comemorada numa cerimônia para relembrar e louvar a libertação dos hebreus depois de um longo período de escravidão no Egito.

Considerada a Festa da Libertação, a Páscoa é a maior festa entre os cristãos que celebram a ressurreição de Jesus Cristo. Nela se comemora a passagem de Cristo “deste mundo para o Pai”, da “morte para a vida” e das “trevas para a luz”.

OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA

A Páscoa é repleta de símbolos importantes e, mesmo em diferentes países e culturas, muitos deles estão sempre presentes nos rituais. Conheça alguns desses símbolos e o que representam:


                                                                              Ovos


Dar um ovo de presente significa desejar que a vida se renove para a pessoa que o recebe; simboliza fertilidade e nova vida.








                                                                            Círio Pascal


O Círio é uma grande vela onde estão inscritas as letras gregas alfa e ômega, simbolizando que Cristo é o princípio e o fim, e a luz.



                                                                                Cruz

A cruz nos recorda o sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo. Não é somente um símbolo da Páscoa, mas também um símbolo da fé católica.






                                                     Colomba ou pomba da paz

Colomba pascal é um bolo preparado com ricos ingredientes em formato de pomba da paz, que simboliza a vinda do Espírito Santo.






                                                                      Coelho

O coelho é um símbolo de fertilidade. Como se reproduz rapidamente e gera muitos filhotes, representa a fecundidade e a reprodução constante da vida e também a Igreja, que pode ter novos discípulos sempre.





                                                                  Cordeiro

O cordeiro simboliza, para os cristãos, o próprio Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, que foi crucificado para pagar os pecados dos homens.





                                                              Pão e Vinho

Representando o seu corpo e seu sangue, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor e ofereceu aos seus discípulos para celebrar a vida eterna.









O costume de presentear as pessoas na época da Páscoa com ovos ornamentais e coloridos, verdadeiras obras de arte, começou na antigüidade para representar a alegria da ressurreição.

Conta a lenda que uma mulher muito pobre teria colorido alguns ovos e os escondeu para que seus filhos os achassem na manhã de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se a história de que o coelho teria trazido os ovos. Posteriormente, os ovos pintados foram substituídos por ovos de chocolate, tradicionalmente um presente recheado de significados. Além das toneladas de chocolate, devemos adoçar nossas vidas com boas idéias, que possam germinar novas descobertas. É também nesse período que devemos refletir sobre a culpa, o perdão, a vida, o amor, a morte, a penitência, a solidariedade e a liberdade. Acreditar nessa simples possibilidade já faz da Páscoa um momento muito feliz.

FELIZ PÁSCOA!




sábado, 5 de março de 2016

Atividades para trabalhar o Dia Internacional da Mulher

Dia 08 de março é o Dia Internacional da Mulher. Que tal fazer algumas atividades com seus alunos? Pesquisei algumas atividades na net e estou compartilhando com vocês.