quarta-feira, 11 de novembro de 2015

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Criando um dinossauro

Oi gente!!

Brincando se aprende... Meus alunos do 3º ano estudaram anteriormente sobre os fabulosos dinossauros. E aprenderam que muitos tipos de dinossauros foram descobertos. Por isso, cada aluno escolheu o seu dinossauro para estudar, fizeram um fichamento sobre ele e  para finalizar criaram dinossauros usando diversos materiais como massinha de modelar, argila e outros materiais que tinham disponível.
Vejam só o resultado:











domingo, 8 de novembro de 2015

Sujeito e predicado

Oi gente!!!

Tudo bem? Passei aqui rapidinho para compartilhar com vocês a pesquisa que fiz aqui na web, para fazer a montagem de uma atividade para meus alunos. Coloquei um breve resumo sobre o assunto e depois algumas atividades.
Espero que sejam úteis!!!

SUJEITO E PREDICADO

É muito importante sabermos o verdadeiro sentido da palavra “oração”, para assim ampliarmos nossos conhecimentos sobre sujeito e predicado.
Quando falamos em oração, logo devemos saber que ela necessariamente deverá conter verbos. Observe o exemplo:

Gabriel é um garoto esperto.

Logo notamos a presença do verbo ser, que é representado pelo presente do indicativo – “é”.
Ainda fazendo uma análise da oração anterior, temos:
Quem é um garoto esperto?
A resposta correta é: Gabriel

Desta forma, Gabriel é o sujeito da oração, pois foi sobre Gabriel que está sendo revelada uma informação.
Então, o sujeito é o termo sobre o qual informamos algo.
Agora surge o seguinte questionamento:

O que Gabriel é?
É um garoto esperto, porque essa afirmação refere-se a Gabriel.

Portanto, o predicado é o termo que informa algo sobre o sujeito.
Um detalhe muito importante que você não poderá se esquecer!
O predicado sempre virá acompanhado de um verbo.
Vamos matar a charada: O que é mesmo uma oração?
A oração é um conjunto de palavras formado pelo sujeito e o predicado.

Analisando outras orações compreenderemos que:

Vitor foi o artilheiro do campeonato mirim.

Sujeito – Vitor
Predicado – foi o artilheiro do campeonato mirim

O passeio ao parque foi divertido.

Sujeito – o passeio ao parque
Predicado- foi divertido

·         Agora é com você! Leia as frases, circule os verbos e, em seguida, faça o que se pede:
a)    A sopa estava muito quente.
Sujeito:___________________________________________________________________________
Predicado: ________________________________________________________________________

b)   Fabiana, Edgard e Jéssica são amigos.
Sujeito:___________________________________________________________________________
Predicado: ________________________________________________________________________

c)    Marta comeu todos os bombons.
Sujeito:___________________________________________________________________________
Predicado: ________________________________________________________________________

d)   Eu e você estudamos muito hoje.
Sujeito:___________________________________________________________________________
Predicado: ________________________________________________________________________


Sujeito simples

Denominamos de sujeito simples aquele que possui somente um núcleo. E você sabe o que é o núcleo?
Quando falamos “núcleo”, logo pensamos em “centro”. Então, o núcleo do sujeito é a palavra mais importante que existe dentro do sujeito, ou seja, se ela for retirada, a informação ficará sem sentido. Assim, voltemos ao exemplo anterior:
Pedro é um bom garoto.

Nesse caso temos um sujeito simples, cujo núcleo (a palavra de maior valor) é Pedro.

Sujeito composto

É aquele que possui mais de um núcleo, isto é, ele pode ter dois, três, ou até mais núcleos. Observe o exemplo, que tão logo entenderá:

Eu e meus amigos fomos ao cinema.

Percebemos que há dois núcleos nessa oração (eu e meus amigos).

·         Circule os sujeitos das frases e classifique-os como sendo simples ou composto.
a)    Os turistas vão à praia todos os dias.
___________________________________________________________________________
b)   Meu pai e minha mãe foram comigo ao circo.
___________________________________________________________________________
c)    Os tripulantes e o capitão avistaram o iceberg.
___________________________________________________________________________
d)   Ao entardecer, Rafael e Marcos jogaram futebol.
___________________________________________________________________________
e)    As árvores frondosas refrescam a pracinha.
___________________________________________________________________________
 f)     A turma do quarto ano está muito agitada por causa do passeio.
___________________________________________________________________________
g)    Eu e vovô viajamos para o Pantanal.
___________________________________________________________________________


Veja outras atividades sobre sujeito e predicado:












terça-feira, 29 de setembro de 2015

Álbum dos animais

Oi gente!!!

Que tal esse álbum para trabalhar os animais com seus alunos?
Eles vão adorar aprender assim...











domingo, 27 de setembro de 2015

Projetos: Dia das Crianças


 Oi gente!!!

Estava pesquisando na web alguns projetos sobre a semana da criança e achei algumas sugestões. Trouxe aqui para compartilhar com vocês.