Oi gente!!!
Achei algumas atividades sobre a Consciência Negra e trouxe aqui para compartilhar com vocês.
quarta-feira, 11 de novembro de 2015
terça-feira, 10 de novembro de 2015
Criando um dinossauro
Oi gente!!
Brincando se aprende... Meus alunos do 3º ano estudaram anteriormente sobre os fabulosos dinossauros. E aprenderam que muitos tipos de dinossauros foram descobertos. Por isso, cada aluno escolheu o seu dinossauro para estudar, fizeram um fichamento sobre ele e para finalizar criaram dinossauros usando diversos materiais como massinha de modelar, argila e outros materiais que tinham disponível.
Vejam só o resultado:
Brincando se aprende... Meus alunos do 3º ano estudaram anteriormente sobre os fabulosos dinossauros. E aprenderam que muitos tipos de dinossauros foram descobertos. Por isso, cada aluno escolheu o seu dinossauro para estudar, fizeram um fichamento sobre ele e para finalizar criaram dinossauros usando diversos materiais como massinha de modelar, argila e outros materiais que tinham disponível.
Vejam só o resultado:
domingo, 8 de novembro de 2015
Sujeito e predicado
Oi gente!!!
Tudo bem? Passei aqui rapidinho para compartilhar com vocês a pesquisa que fiz aqui na web, para fazer a montagem de uma atividade para meus alunos. Coloquei um breve resumo sobre o assunto e depois algumas atividades.
Espero que sejam úteis!!!
SUJEITO E PREDICADO
É muito importante
sabermos o verdadeiro sentido da palavra “oração”, para assim ampliarmos nossos
conhecimentos sobre sujeito e predicado.
Quando falamos em
oração, logo devemos saber que ela necessariamente deverá conter verbos.
Observe o exemplo:
Gabriel é
um garoto esperto.
Logo notamos a
presença do verbo ser, que é representado pelo presente do indicativo – “é”.
Ainda
fazendo uma análise da oração anterior, temos:
Quem é um
garoto esperto?
A resposta
correta é: Gabriel
Desta forma, Gabriel é
o sujeito da oração, pois foi sobre Gabriel que está sendo revelada uma
informação.
Então, o
sujeito é o termo sobre o qual informamos algo.
Agora
surge o seguinte questionamento:
O que Gabriel
é?
É um
garoto esperto, porque essa afirmação refere-se a Gabriel.
Portanto,
o predicado é o termo que informa algo sobre o sujeito.
Um detalhe
muito importante que você não poderá se esquecer!
O
predicado sempre virá acompanhado de um verbo.
Vamos
matar a charada: O que é mesmo uma oração?
A oração é
um conjunto de palavras formado pelo sujeito e o predicado.
Analisando
outras orações compreenderemos que:
Vitor foi
o artilheiro do campeonato mirim.
Sujeito – Vitor
Predicado
– foi o artilheiro do campeonato mirim
O passeio
ao parque foi divertido.
Sujeito –
o passeio ao parque
Predicado-
foi divertido
·
Agora é com você!
Leia as frases, circule os verbos e, em seguida, faça o que se pede:
a)
A sopa estava
muito quente.
Sujeito:___________________________________________________________________________
Predicado:
________________________________________________________________________
b)
Fabiana, Edgard e
Jéssica são amigos.
Sujeito:___________________________________________________________________________
Predicado:
________________________________________________________________________
c)
Marta comeu todos
os bombons.
Sujeito:___________________________________________________________________________
Predicado:
________________________________________________________________________
d)
Eu e você
estudamos muito hoje.
Sujeito:___________________________________________________________________________
Predicado:
________________________________________________________________________
Sujeito simples
Denominamos de sujeito
simples aquele que possui somente um núcleo. E você sabe o que é o núcleo?
Quando falamos
“núcleo”, logo pensamos em “centro”. Então, o núcleo do sujeito é a palavra
mais importante que existe dentro do sujeito, ou seja, se ela for retirada, a
informação ficará sem sentido. Assim, voltemos ao exemplo anterior:
Pedro é um
bom garoto.
Nesse caso temos um
sujeito simples, cujo núcleo (a palavra de maior valor) é Pedro.
Sujeito composto
É aquele que possui
mais de um núcleo, isto é, ele pode ter dois, três, ou até mais núcleos.
Observe o exemplo, que tão logo entenderá:
Eu e meus
amigos fomos ao cinema.
Percebemos
que há dois núcleos nessa oração (eu e meus amigos).
·
Circule os
sujeitos das frases e classifique-os como sendo simples ou composto.
a)
Os turistas vão à
praia todos os dias.
___________________________________________________________________________
b)
Meu pai e minha
mãe foram comigo ao circo.
___________________________________________________________________________
c)
Os tripulantes e
o capitão avistaram o iceberg.
___________________________________________________________________________
d)
Ao entardecer, Rafael
e Marcos jogaram futebol.
___________________________________________________________________________
e)
As árvores
frondosas refrescam a pracinha.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
g)
Eu e vovô
viajamos para o Pantanal.
___________________________________________________________________________
quinta-feira, 15 de outubro de 2015
terça-feira, 29 de setembro de 2015
Álbum dos animais
Oi gente!!!
Que tal esse álbum para trabalhar os animais com seus alunos?
Eles vão adorar aprender assim...
domingo, 27 de setembro de 2015
Projetos: Dia das Crianças
Estava pesquisando na web alguns projetos sobre a semana da criança e achei algumas sugestões. Trouxe aqui para compartilhar com vocês.
Assinar:
Postagens (Atom)