domingo, 6 de abril de 2025
Caça ao tesouro de Páscoa – Uma atividade lúdica com valores!
Você já pensou em transformar a Páscoa em uma experiência de afeto e cooperação para seus alunos?
Hoje eu trago uma proposta especial: uma Caça ao Tesouro de Páscoa com mensagens de amor, respeito e empatia. Além de divertida, ela promove reflexões e valores essenciais!
Como preparar:
1. Escolha os locais da escola/sala onde os bilhetes ficarão escondidos:
Pode ser atrás da porta, embaixo da cadeira, no cantinho da leitura, na mochila, etc.
Dica: use espaços seguros e acessíveis.
2. Crie cartões ou bilhetes com pistas e mensagens positivas.
Cada pista leva à próxima com frases como:
- “Quem respeita o outro, encontra a próxima pista atrás do amoroso mural.”
- “O próximo passo está perto de onde guardamos os materiais com cuidado.”
- “A amizade ilumina caminhos. Vá até a janela mais próxima e olhe embaixo do banco.”
3. Inclua mensagens curtas de valor junto com cada pista:
- “Respeitar é ouvir com o coração.”
- “Amar é cuidar e dividir.”
- “A amizade é o maior presente que podemos esconder... e depois encontrar!”
4. Final do tesouro:
No fim, coloque uma cesta com ovinhos de chocolate ou lembrancinhas feitas pelos próprios alunos, junto com um cartaz:
"O verdadeiro tesouro é o amor que compartilhamos!"
5. Dicas Extras:
- Faça em grupos para promover cooperação.
- Registre os momentos com fotos.
- Promova uma roda de conversa após a atividade para que as crianças compartilhem o que sentiram.
Pistas para o caça ao tesouro:
Bilhete 1
O amor nos guia. Vá até o lugar onde guardamos os livros com carinho.
Bilhete 2
Quem respeita o espaço do outro encontra pistas no cantinho da leitura.
Bilhete 3
A amizade é um presente! Procure onde os lápis se encontram para colorir a vida.
Bilhete 4
Quem cuida e compartilha, encontra pistas sob a mesa da professora.
Bilhete 5
Ouvir com atenção é sinal de respeito. Vá até a porta e procure atrás dela.
Bilhete Final
Parabéns! Vocês chegaram ao tesouro! Que o amor, o respeito e a amizade estejam sempre com vocês!
sábado, 5 de abril de 2025
sexta-feira, 4 de abril de 2025
sábado, 22 de março de 2025
segunda-feira, 17 de março de 2025
quarta-feira, 12 de março de 2025
terça-feira, 11 de março de 2025
segunda-feira, 10 de março de 2025
sábado, 8 de março de 2025
sexta-feira, 7 de março de 2025
Dia da Mulher - marcador de páginas- modelo 4
quinta-feira, 6 de março de 2025
Dia da Mulher - marcador de páginas- modelo 3
quarta-feira, 5 de março de 2025
Projeto: Mulheres que inspiram!
Público-alvo: Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Duração: 1 semana
Data de realização: Semana do Dia Internacional da Mulher (8 de março)
Objetivos:
- Compreender a importância do Dia Internacional da Mulher e sua história.
- Reconhecer o papel das mulheres na sociedade ao longo do tempo.
- Estimular o respeito, a valorização e a igualdade de gênero.
- Promover atividades interativas que desenvolvam o senso crítico e a criatividade dos alunos.
Desenvolvimento:
1. Roda de conversa: Por que comemoramos o dia da mulher?
- Explicação sobre a origem da data e sua importância.
- Reflexão sobre mulheres inspiradoras na vida dos alunos (mães, professoras, avós, artistas, cientistas etc.).
- Debate sobre igualdade de direitos e respeito às mulheres.
2. Painel "Mulheres que marcaram a história"
- Cada turma escolhe uma mulher importante (como Malala Yousafzai, Frida Kahlo, Marie Curie, Chiquinha Gonzaga, Tarsila do Amaral etc.).
- Pesquisam sobre a vida e a contribuição dessa mulher.
- Criam cartazes ou murais ilustrativos para exposição na escola.
3. Produção de texto: Carta para uma mulher especial
- Os alunos escrevem uma carta para uma mulher que admiram (mãe, avó, professora, amiga).
- Podem ilustrar ou decorar suas cartas e entregá-las no dia 8 de março.
4. Dinâmica "Superpoderes das mulheres"
- Em grupo, os alunos listam as características e habilidades das mulheres que fazem a diferença na sociedade.
- Compartilham as ideias em um mural coletivo com a frase: "Ser mulher é...".
5. Arte e Criatividade: Marcadores de livro e cartões
- Os alunos confeccionam cartões e marcadores de livro com mensagens inspiradoras sobre o Dia da Mulher.
- Os presentes podem ser distribuídos para funcionárias da escola ou mulheres da comunidade.
6. Apresentação final: Homenagem às mulheres
- Poemas, músicas e pequenos teatros sobre a importância das mulheres.
- Pode incluir uma apresentação com músicas que valorizam a força feminina, como "Maria, Maria" (Milton Nascimento) ou "O Caderno" (Toquinho).
Recursos necessários:
- Cartolina, papel colorido, lápis de cor, tintas, pincéis, cola, tesoura.
- Materiais para confecção de cartazes e marcadores de livro.
- Computador ou celular para pesquisas.
Avaliação:
- Participação dos alunos nas atividades.
- Criatividade na produção dos materiais.
- Reflexões e envolvimento na discussão sobre a valorização das mulheres.
Considerações finais:
Este projeto busca promover o respeito e a valorização das mulheres desde a infância, incentivando os alunos a reconhecerem a importância da igualdade de gênero na sociedade. Além de ser uma homenagem, também é uma oportunidade para fortalecer valores como respeito, empatia e reconhecimento da diversidade feminina.