segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Fantoches


Material:
• Papel retangular
• Cola e tesoura
• Canetinhas coloridas
• Fita adesiva
• Papel crepom

Dicas:Com este simples e divertido recurso didático, você dará às suas aulas um toque de ludicidade, fazendo delas uma “festa”!

Esse recurso nos dá uma boa liberdade de escolha de material, cor e tamanho, por isso sugiro que, para apresentações, use meia cartolina para cada boneco e, para o manuseio dos alunos, uma folha de papel tipo ofício.

Caso deseje confeccionar um fantoche maior, lembre-se de que a cartolina inteira fica pesada. Para que não escorregue dos seus dedos durante a apresentação, cole dois pequenos pedaços de papel crepom no interior das aberturas em que há contato com a ponta dos dedos.

Surpreenda seus alunos com variações na decoração dos fantoches elaborando alguns animais, como pato, cão e gato. Convide-os para confeccionarem seus próprios fantoches e dê-lhes a oportunidade de, através deles, conversarem sobre a aula. O resultado será impressionante!
 

Desenvolvimento:

1. Posicione o papel na horizontal e dobre-o ao meio, como um cartão, apenas para marcá-lo.

2. Abra-o e dobre suas laterais para dentro, na marca feita anteriormente, como se fossem duas portas.

3. Feche os dois lados, formando uma coluna e depois dobre-a ao meio.

4. Agora, dobre as pontas da coluna para trás, para os lados contrários, unindo-as ao centro, formando a letra M.
5. Decore a parte superior com olhos e nariz desenhados ou colados. Os cabelos, feitos de papel crepom, serão fixados com fita adesiva. Dentro da boca, cole uma grande língua.
6. Para manusear o fantoche, encaixe o polegar na primeira abertura do lado inferior restante dos dedos na primeira abertura superior.                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário