- Montar a escada dos valores para cada turma envolvida.
- Assistir a fita de vídeo Na era do gelo. Um filme que aborda muito bem a amizade, o companheirismo, a honestidade e a ajuda ao próximo.
- Leitura de textos informativos e fábulas envolvendo os valores trabalhados.
- Atividades referentes ao temas trabalhados, como: cruzadinhas, desenhos, produções textuais, interpretações, etc.
- Avaliar semanalmente a evolução do projeto com as turmas, verificar se houve progressos, se não houve, quais os motivos.
- Avaliação semanal do projeto pelos professores envolvidos, supervisão e orientação, tomando as medidas cabíveis para o sucesso do projeto.
- Utilizar-se de música ambiente nas atividades.
- Realizar dinâmicas, trabalhando reflexão e conscientização de valores, comportamento e atitudes.
- Confecção de murais sobre valores fixados pela escola.
- Conversas informais – aproveitando acontecimentos do dia-a-dia.
- Relatos de experiências – atitudes de ajuda ao próximo.
- Identificar, registrar e praticar outros valores, que adicionaremos às atividades e ao nosso dicionário.
- Confeccionar Dicionário dos Valores – Montar um livrinho registrando o valor e o significado dele encontrado no dicionário.
- Registrar semanalmente os erros, acertos e mudanças ocorridas.
- Na escada dos valores, à medida que os objetivos forem alcançados pelos alunos, a turma que chegar primeiro no topo da escada, receberá como prêmio, uma tarde de cinema, pipoca e refrigerante.
- Ao término, recomeçamos a escada dos valores novamente. (isto se o os degraus forem preenchidos até o final do ano letivo).
- Paralelamente, acontecerá leitura semanal do livro Soprinho no Bosque Encantado, seguido de desenho da cena em questão, aonde a cada semana irão completando os quadros, à medida que o projeto se desenvolve.
- Terminada a leitura do livro e os desenhos prontos, será reconstruída coletivamente a história, baseando-se nos desenhos realizados.
- Cada aluno fará o seu comentário do: “como era antes” e “como é agora”.
- Montar um livro por sala, escolhendo os melhores desenhos.
ATIVIDADES:
"O aprendizado de valores: base para a formação do cidadão."
Valores a serem trabalhados:
AMIZADE – COOPERAÇÃO – RESPEITO – RESPONSABILIDADE – DISCIPLINA – HONESTIDADE – PACIÊNCIA – DEDICAÇÃO – PARTILHA – COMPANHEIRISMO.
Histórias – a coleção: Se ligue em você, do Tio Gaspa, Centro de Estudos Vida e Consciência Editora Ltda. Alguns contos e fábulas de Esopo e La Fontaine.
“Fitas de Vídeo – “Na era do gelo”, “Direitos do Coração”, Paulinas Vídeo e “Smilingüido em Moda Amarela”, Editora Luz e Vida, “Desenhos do Pokémon”, ‘Doze é Demais”.
"O aprendizado de valores: base para a formação do cidadão."
Valores a serem trabalhados:
AMIZADE – COOPERAÇÃO – RESPEITO – RESPONSABILIDADE – DISCIPLINA – HONESTIDADE – PACIÊNCIA – DEDICAÇÃO – PARTILHA – COMPANHEIRISMO.
Histórias – a coleção: Se ligue em você, do Tio Gaspa, Centro de Estudos Vida e Consciência Editora Ltda. Alguns contos e fábulas de Esopo e La Fontaine.
“Fitas de Vídeo – “Na era do gelo”, “Direitos do Coração”, Paulinas Vídeo e “Smilingüido em Moda Amarela”, Editora Luz e Vida, “Desenhos do Pokémon”, ‘Doze é Demais”.
Dinâmicas de Grupo
Jogo das Virtudes
Baseado na atividade proposta por Selma Said em seu livro "Meu Coração Perguntou", Ed. Vozes.
Objetivo: Compreender algumas virtudes e seu papel na nossa evolução da vida.
Idade Sugerida: De 10 a 14 anos.
Material: Folha de papel Kraft, cola, tiras de papel, canetinhas, folha de questões e respostas (para o coordenador).
1) Divida a turma em duas ou três equipes e desenhe, numa folha de papel Kraft, uma escada de dez degraus para cada uma.
2) Entregue dez tiras de papel para cada equipe escrever suas respostas. As tiras devem ser da mesma altura dos degraus e largas o suficiente para caberem as palavras.
3) Explique que vamos fazer um jogo. Você dará algumas pistas para descobrir o nome de uma virtude. Cada equipe terá 20 segundos para dialogar e responder, numa palavra, a que virtude você está se referindo. Veja abaixo as dez questões e respostas:
Recreio com cores
O professor deve preparar cartões coloridos de acordo com o número de alunos.
Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças.
Propõe então, um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo."
A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)
A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores
Correio da Amizade
Sortear entre os colegas um "Amigo Secreto", escrever para ele;
A turma e a professora vão até o correio e esperam pelo momento da revelação em casa, ou seja, o dia em que as correspondências chegarem nas residências de cada um!
Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da porta da sala de aula.
Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da porta da sala de aula.
Durante um determinado período, as turmas vão trocando correspondências.
Para culminar o trabalho, pode-se planejar um piquenique entre elas.
Cada criança escreve um bilhetinho para um colega que "deixou magoado".
Cada criança escreve um bilhetinho para um colega que "deixou magoado".
Cantinhos
Nos murais de sala, alguns cantinhos podem ser organizados. Exemplos: "Recadinhos do Coração" (os alunos fixam bilhetes para crianças que retornam às aulas após um período de faltas, expressam sentimentos espontâneos ou observações sobre as atitudes dos colegas, por meio da escrita ou do desenho... e a docente vai trabalhando e estimulando.)
"Galeria do posso, não posso"
Cada aluno confecciona duas telas em pintura expressando por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não posso".
A professora expõe as telas e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo.
Dessa forma, o comprometimento é maior, ou seja, são eles que elaboram, as regras.
Confeccionar dobraduras como: Avião da PAZ
Os alunos fazem a dobradura do avião, escrevem mensagens de PAZ e passeando pelo colégio, com a professora, jogam-nos pelas janelas das demais salas de aula. É só aguardar o resultado!
A Árvore da Vida
Essa dinâmica foi feita por algumas professoras em reunião com Pais.
Na sala estará exposto um desenho de tronco de árvore e na raiz está escrito: "Ser feliz"!
O professor propõe que os pais escrevam uma mensagem de 2º semestre para os filhos, ou para "tal" bimestre. Solicita, porém, que não registrem o nome da criança e que não assinem (para evitar que alunos, cujos pais faltaram à reunião, se frustrem). Os pais dobram os papéis que contém as mensagens, colocam-nos dentro das bexigas, enchem os balões e montam a árvore. Quando os alunos chegam à sala, a professora explora o "presente" deixado pelos pais com seus alunos. É uma reflexão muito válida e os alunos envolvem-se com os compromissos para o determinado período.
Os alunos podem escolher um nome para a árvore e registrar esse momento no caderno.
Dinâmica das flores
Na sala estará exposto um desenho de tronco de árvore e na raiz está escrito: "Ser feliz"!
O professor propõe que os pais escrevam uma mensagem de 2º semestre para os filhos, ou para "tal" bimestre. Solicita, porém, que não registrem o nome da criança e que não assinem (para evitar que alunos, cujos pais faltaram à reunião, se frustrem). Os pais dobram os papéis que contém as mensagens, colocam-nos dentro das bexigas, enchem os balões e montam a árvore. Quando os alunos chegam à sala, a professora explora o "presente" deixado pelos pais com seus alunos. É uma reflexão muito válida e os alunos envolvem-se com os compromissos para o determinado período.
Os alunos podem escolher um nome para a árvore e registrar esse momento no caderno.
Dinâmica das flores
A professora chega na classe com um ramalhete de flores diversificadas e alegremente fala: "Hoje trouxe flores para cada um de vocês!
Mas por que será?
Vamos, antes, conversar sobre a beleza que cada uma destas flores possui.
João, que beleza você vê na margarida?
E você, Gisele, fale-nos o que há de bonito na camélia..."
Após toda exploração, a docente distribui as flores no meio do círculo de crianças e fala: "As flores são como as pessoas.
Uma é diferente da outra. Existe a flor vermelha, a branca, a flor comprida, a baixa...mas todas são flores e possuem a sua beleza.
Existe a pessoa gorda, magra, alta, baixa...mas todas são pessoas e possuem a sua beleza."
Nesse momento a professora pode refletir alguns valores como: respeito, a amizade e compreensão e solicitar, então, que cada aluno escolha uma das flores para levar para casa como marco dessa reflexão.
Essa é uma das muitas vivências que se pode fazer com os pais numa reunião ou explicar para a mãe, citada no exemplo acima, que essa será a estratégia utilizada pela professora.
Dinâmica: A escada de valores
Objetivo: Auxiliar a identificar seus valores de vida e a
refletir sobre os mesmos.
O
que você vai precisar: Sala ampla, folhas de papel sufite, pincéis atômicos,
fita crepe.
Tempo: 30 min.
O que você deverá fazer:
1. O facilitador solicitará que os participantes a caminharem pela
sala e pensarem sobre “O que é mais importante na sua vida”?
2. O facilitador pedirá a cada adolescente que pegue 1 folha de papel
e 1 pincel atômico.
3. O facilitador pedirá que a folha seja dividida em 3 partes, no
sentido do comprimento.
4. A seguir, pedirá que, em cada papel, seja escrita 1 palavra que
corresponda a um valor da vida do adolescente.
(Ex.respeito,paciência com os mais velhos,não roubar... )
5. Enquanto isso, o facilitados marcará no chão da sala, com fita
crepe, 3 degraus de uma escada.
6. Quando todos terminaram, pedir que cada participante vá até os
degraus e coloque uma tira com a palavra escrita em cada degrau(colar com fita
crepe), em ordem decrescente de importância.
Ao
final refletirem sobre:
a. No inicio da dinâmica, foi difícil detectar os principais valores?
b. Que valores aparecem mais? Que tipos de valores são?
c.
Por que eles não estão
na mesma escala de prioridade?
d. Durante nossa vida, esses valores se modificam? Por que?
e. Qual a relação entre os valores de vida e a prevenção?
Resultado
esperado: Os participantes terão um
melhor entendimento sobre os próprios valores de vida e sobre a diversidade de
valores de outras pessoas.
Adorei vou acompanhar seu trabalho.
ResponderExcluirUm abraço, Ana Paz.
Amei,e tudo que é bom é para ser copiado,copiei em meu blog e coloquei seu link!
Excluirhttp://vivendoeversando.blogspot.com.br/
Parabéns! Brilhante idéia.
ExcluirGostei das sugestões de atividades, utilizarei tambem no trabalho de evangelização que desenvolvo.
ResponderExcluirMuita paz.
Sou educadora social e agradeço as dicas...
ExcluirBom trabalho, gostei muito, vou propor o desenvolvimento de um trabalho com estas sugestões na escola em que trabalho, pois estamos precisando urgentemente resgatar esses valores que estão em extinção entre os nossos jovens.
ResponderExcluirespecialmito
TRABALHO COM EDUCAÇÃO ESPECIAL, ACHEI FANTÁSTISCAS AS SUGESTÕES.
ResponderExcluirQUE DEUS A ABENÇOE SEMPRE!!!
Maravilhoso projeto sobre Valores. Manda para mim as atividades escritas por favor...
ResponderExcluirquelzinhamartins7@yahoo.com.br
Desde já agradeço.
Trabalho com valores na educação infantil há 3 anos e surti efeito só precisava era de atividades você pode mandar por escrito para mim ficaria muito agradecida.
ResponderExcluirbelroma@gmail.com.
estou trabalhando valores no primeiro ano ,sera que vc poderia me mandar sugentos de atividades por escrito e tambem algum teatro paara que eu trabalhe amizade e amor ao próximo.agradecida.
ResponderExcluirandressateixeiramf@hotmail.com
VALEU PELA DICA!
ResponderExcluirPARABÉNS!!!!!
adorei tudooooooo!!!!
ResponderExcluirmto criativas as suas atividades!!!
E era tudo que eu estava precisando pois vou começar a trabalhar com um projeto de leitura e valores.
Mto obrigado e parabéns!!!!!!
Olá , sou Educadora e comecei este ano com o projeto " os valores", gostaria de receber algumas sugestões de atividades e objetivos
ResponderExcluirpara melhor realizar o meu projeto.
o meu mail vandapinguim@hotmail.com
obrigada
oi amei projeto.Estou trabalhando este projeto com a minha turminha do maternal. E estas atividades vão me ajudar muito. Grata...
ResponderExcluirParabéns!! Amei seu site.
ResponderExcluirClaudia Volta Redonda RJ
É bom saber que existem pessoas preocupadas neste mundo e principalmente em nosso país, com o desenvolvimento de valores. Nossas crianças e alunos precisam, além do conteúdo programático trabalhado nas escolas aprender a conviver de forma solidária, honesta e responsável com todos, seja criança, adultos ou pessoas da terceira idade. Tomara muitas pessoas tenham acesso ao seu endereço e possam socializar esse aprender.
ResponderExcluirAnonimo disse...
ResponderExcluirSou educadora e adorei seu site.Vou trabalhar um projeto de valores e usar suas ideias como exemplo,ok?
Abraço!!!
adorei as postagens mim ajudou muito a fazer o projeto de curso.
ResponderExcluirGisele, amei seu projeto, e vou usar suas idéias para trabalhar com as crianças da minha classe da EBD. DEus te abençoe
ResponderExcluirNossa! Estou encantada com o seu projeto. Suas ideias me ajudaram bastante na elaboração do projeto da Semana Pedagógica. Gostaria, se possivel, que você me enviasse por e-mail, as atividades escritas..
ExcluirMeu e-mail é ticegbi@hotmail.com
Suas ideias vão mim ajudar bastante obrigada;
Excluiroi gostaria de saber como faço para trabalhar somente a responsabilidade em sala de aula. obrigada
ResponderExcluiradorei as sugestões e irei aplicá-las em minha classe.Obrigada. Valeu!!!
ResponderExcluirAMEI AS DINAMICAS. COM CERTEZA VOU USA-LAS COM OS ALUNOS. PARABÉNS
ResponderExcluirAmei o seu projeto vc esta de parabens gostaria se possivél vc enviassem as atividades por escrito,pois tenho que montar um projeto para trabalhar os valores nas s eries iniciais.Obrigada Valeu.Envie para;claudia.marcialc@ymail.com
ResponderExcluiradorei seu projeto sobre valores ,gostei mesmo vou aplicar com a turma que trabalho .obrigado
ResponderExcluirAdorei seu projeto.
ResponderExcluirEstava precisando de algumas sugestões para trabalhar com minha turma.
Obrigada por disponibilizá-las .
Ótimas sugestões e a preocupação quanto ao valores que as crianças devem adquirir. Estamos organizando um Projeto pra trabalhar os valores com as crianças e deparei com suas sugestões,
ResponderExcluirSe possível gostaria muito e ficaria agradecida se pudesse enviar as atividades por escrito, inclusive desenhos
Deus te abençoe e muita sabedoria sempre
soeleneart@gmail.com
Parabéns pelo belo trabalho. Ótimas sugestões.
ResponderExcluirParabéns pelo belo trabalho. Ótimas sugestões.
ResponderExcluirEstou tendo muito dificuldade em trabalhar valores humano na educação infantil.A dificuldade maior é criar atividades que fale de valores e que as crianças participem, se envolva com a atividade e entenda, aprenda algum valor.Estou muito angustiada.
ResponderExcluirparabens pelo trabalho. Estou fazendo uma proposta de intervençao pedagogica para trabalhar valores com uma turma do PROETI.poderia enviar algumas sugestoes pro meu email?
ResponderExcluirmarleneguape@hotmail.com
Que Deus ailumine e abençoe sempre.
abraços
adorei continue esse trabalho,muito bom parabens abraço
ResponderExcluiradorei continue esse trabalho,muito bom parabens abraço
ResponderExcluirOlá, boa tarde.
ResponderExcluirSou gestor de uma escola municipal e gostei do seu projeto sobre Valores.
Gostaria, se for possível,que você me mande o projeto completo.
Muito grato.
Att,
Geraldo Ap. Bento.
machado.assis@londrina.pr.gov.br
joana 07 de junho de 2012
ResponderExcluirparabéns pelo seu trabalho interessante.
OLÁ COLEGA!!
ResponderExcluirMUITO BOM SEU PROJETO!
GOSTEI BASTANTE, PEÇO LICENÇA PARA PEGAR UM GANCHO NELE.
UM ABRAÇO!
pARABÉNS!!!!
ResponderExcluircara colega
ResponderExcluiramei suas sugestoes estava precisando de algoassim. Parabens amiga beijos
Permite_ me usa_las?
Responder
Olá professora,excelente suas dicas.POderia por favor passar as atividades da escada.Meu email è:
ResponderExcluirfatimavborgesa@hotmail.com
;desde já obrigada,
Fátima
Olá professora adorei suas sugestões,me ajudou bastante.quando postar idéias novas,manda para o meu email é:
ResponderExcluiralciziasantana@hotmail.com
desde de já fico grata.
Alcizia
Boa tarde, preciso de sugestões sobre o valor Paciencia, alunos de 4 anos. terei que apresentar para os pais. abraços obrigada. Meu email: sampaio.angelita@hotmail.com.
ResponderExcluiramei as dicas principalmente as dinâmicas irei usar no colegio em que trabalh.
ResponderExcluirA vc Paz e Bem!
Olá, Professora, muito elgal seu Blog e este trabalho sobre Valores e Virtudes, é lindo mesmo
ResponderExcluire necessário em nossa sociedade atual.
Professora sou secretária de um escritor de Canoas/Rio Grande do Sul, que tem feito um trabalho que vai de encontro com o seu, lançou o Livrinho Garoto Boação, que faz ações na família, na escola e entre amigos. Inclui valores e virtudes, é bem legal. Se você quiser conhecer, pode acessar o site: marioamaralteixeira.com.br e manter contato conosco. Quem sabe o escritor possa contribuir com teu Projeto indo até à escola sua? Um grande abraço e parabéns!
Desculpe professora,
ResponderExcluir"Na escada dos valores, à medida que os objetivos forem alcançados pelos alunos, a turma que chegar primeiro no topo da escada, receberá como prêmio, uma tarde de cinema, pipoca e refrigerante."
Quer dizer que por valores eu entendo competitividade?
Por valores eu entendo que os meu atos devem ter retribuições e pagamentos?
Além de estimular a obesidade infantil com bebidas açucaradas.
É complicado e até contraditório a sociedade é tão competitiva e individualista em suas mais diversas esferas, que qd falarmos de valores não deveríamos estimular mais competição.
E uma alimentação saudável e equilibrada também deveria estar na base de nossos valores
Amei o projeto...estou iniciando um trabalho na minha escola e foi bem legal conhecer a sua experiencia...parabéns!
ResponderExcluirObrigada por compartilhar conosco seu trabalho.Muito bom,parabéns e que deus continue te abençoando.
ResponderExcluirGostei do seu prjeto. Parabéns!!!!!!!!!!
ResponderExcluirMARAVILHOSO!!!MUITO BOM TEMOS QUE TRABALHAR MUITO USANDO ESSA TECLA(VALORES),POIS ESTÁ EM FALTA HOJE EM DIA!!!UM ABRAÇO!!PARABÉNS!!
ResponderExcluirMuito boa sugestão de trabalho!
ResponderExcluirOlá professora, seu projeto e maravilhoso!!!! Muito bom!!!Parabéns!
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho,está muito bom! Vou usá-lo como apoio num serviço voluntário.Obrigada.Que Deus a ilumine cada dia mais.
ResponderExcluirSou Orientadora Educacional. Adorei este projeto. Posso aplicá-lo na escola onde trabalho?
ResponderExcluirPode usar sim. Obrigada pelo carinho!! Abraços
ExcluirOi, sou coordenadora pedagógica, adorei este projeto, peço autorização para que eu me baseie neste projeto para aplica-lo na escola que eu trabalho ... VC me permite? RS
ResponderExcluirSe puder me mandar as atividades escrita eu agradeço muito!!!!
Parabéns pelo excelente trabalho, VC é 10
marcela_napoles@hotmail.com
Pode usar sim que o blog é nosso! Obrigada pelo carinho!
ExcluirLindas atividades!!!!
ResponderExcluirAmei seu projeto!Vou copiar algumas ideias.Parabéns pelo excelente trabalho!
ResponderExcluirSimônia Fernandes
Obrigado pela gentileza de compartilhar seu trabalho. As criancas agradecem e nos, adultos, tambem.
ResponderExcluirAdorei o seu trabalho,pois ensinar valores humanos é essencial para o desenvolvimento saudável de nossas crianças.
ResponderExcluirAmei suas dinâmicas. Adoro trabalhar com projetos. Vou passar estas ideias para meus colegas professores. Pous hoje estou na vice direção tenho como ajuda los. Bjs.
ResponderExcluirlindo projeto
ResponderExcluirParabéns! As dinâmicas são maravilhosas.
ResponderExcluirParabéns! Adorei sua trabalho.
ResponderExcluirParabéns!Adorei seu trabalho.
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluirAdorei...
ResponderExcluirGostei
ResponderExcluirMuito interessante nessa dinâmica!!! ADOREI!
ResponderExcluirParabens!Gostei muito Do seu Trabalho
ResponderExcluirObrigada. Foi super útil para ter novas ideias para trablhar na escolar da minha filha.
ResponderExcluirseu blog tem muitas Ideias criativas. Parabens por compartilhar. Abraço!
Adorei o sei trabalho. bom dia, grata por compartilhar
ResponderExcluiramei
ResponderExcluirParabéns pela riqueza do material. Amei!!!!
ResponderExcluir