quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Curiosidades: Qual é o dinossauro mais alto?


Qual é o dinossauro mais alto?


Entre os dinossauros conhecidos atualmente pelos paleontólogos, o recordista em altura é o Patagotitan Mayorum , espécie de dinossauro descrita com mais de 69 toneladas, 37 metros de comprimento e seis metros de altura, ele foi o maior dos dinossauros conhecidos e, provavelmente, o maior animal vertebrado a andar sobre a Terra.


Os fósseis foram encontrados em 2012 no sul da Argentina, mas só em 2017 a espécie foi descrita pelos paleontólogos. O nome escolhido se refere à região da descoberta, o deserto da Patagônia, e à palavra de origem grega “titã”, usada para descrever grandeza.

As dimensões são estimadas com base nos ossos das pernas e dos braços. Apenas o fêmur do Patagotitan mede cerca de 2,5 metros, e pesa meia tonelada. Com esses números, o Patagotitan supera o Dreadnoughtus , que até então detinha o título de maior dinossauro conhecido, também superando as 60 toneladas.

Outras espécies de titanossauros são conhecidas pela paleontologia, mas o Patagotitan é uma nova espécie, de um novo gênero. A região da Argentina também abrigou outro gigante, o Argentinosaurus , um dos maiores dinossauros conhecidos.

Veja a reconstrução do esqueleto dele que está exposto no Museu de História Natural de Chicago:


Agora, observe a imagem comparando ele com o ser humano:



Nenhum comentário:

Postar um comentário