.png)
A Páscoa é um momento especial que vai muito além dos ovos de chocolate. É tempo de refletir, partilhar, perdoar e espalhar o amor. Pensando nisso, proponho uma atividade significativa que trabalha leitura, escrita e valores: a produção de texto com o tema "O verdadeiro sentido da Páscoa".
Essa proposta é ideal para alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental e pode ser trabalhada de forma interdisciplinar, envolvendo Língua Portuguesa, Ensino Religioso, História e até Artes.
Objetivos da atividade:
Desenvolver a escrita com base em experiências, valores e reflexões;
Estimular a empatia, o respeito e a compreensão do verdadeiro significado da Páscoa;
Ampliar o vocabulário e a organização de ideias;
Promover o debate e a escuta ativa.
Materiais sugeridos:
Texto motivador (sugestão abaixo)
Cartolina, papel almaço ou folhas personalizadas
Lápis, borracha, canetinhas
Imagens para colagem (opcional)
Moldura para enfeitar (opcional)
Etapas da atividade:
1. Conversa inicial (roda de conversa):
Promova uma conversa com os alunos com perguntas como:
O que vocês mais gostam na Páscoa?
Vocês sabem por que a Páscoa é comemorada?
A Páscoa é apenas sobre chocolate?
Essa troca ajuda a levantar ideias e preparar a turma para refletir.
2. Leitura de texto motivador:
Apresente um pequeno texto reflexivo como este:
> A Páscoa é mais do que coelhinhos e ovos coloridos.
Ela representa renovação, recomeço, amor e esperança.
É tempo de perdoar, de recomeçar, de ser solidário com o próximo.
Celebramos a vida e a paz, e aprendemos que o mais importante é o que carregamos no coração.
Por isso, nesta Páscoa, mais do que doces, que possamos oferecer bons sentimentos.
Faça a leitura em voz alta e converse sobre o que a turma entendeu.
3. Planejamento do texto:
Ajude os alunos a organizarem as ideias com um roteiro simples:
O que é a Páscoa?
O que significa para mim?
Como podemos celebrar esse momento com amor?
O que aprendi sobre o verdadeiro sentido da Páscoa?
Papel de carta para a escrita do texto:
4. Escrita do texto:
Oriente os alunos a produzirem seus textos com autonomia. Eles podem:
Escrever como se fosse uma carta, um depoimento, um pequeno conto ou reflexão;
Usar palavras como amor, união, paz, solidariedade, amizade, fé, respeito.
5. Revisão coletiva e reescrita:
Após escreverem, incentive que leiam para um colega, revisem juntos e façam correções. Depois, podem passar a limpo com capricho.
6. Apresentação ou exposição:
Monte um mural com os textos, crie um “livrinho da Páscoa” da turma ou grave vídeos com as leituras das produções. Também pode enviar os textos para as famílias como forma de compartilhar o aprendizado.
Dica extra:
Combine essa atividade com uma arte, como coelhinhos de dobradura, cartões reflexivos ou uma caça ao tesouro com mensagens de amor e respeito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário