segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

A notícia que eu queria ver...


 Os alunos podem escrever ou ilustrar a notícia que gostariam de ver. Essa atividade também pode ser utilizada para montar um mural de notícias.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Lista de leitura

Olá!

Hoje trouxe para compartilhar com vocês uma planilha de controle de leitura, nela você anota a data da leitura, o título e autor, e também poderá avaliar o livro lido.





 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Ideias para trabalhar o Dia Internacional da Mulher




Ideias para trabalhar o Dia Internacional da Mulher (08 de março)

 
1-Contar a história do Dia da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é uma data especial que é comemorada todos os anos em 8 de março. É um dia para celebrar e reconhecer as conquistas das mulheres em todo o mundo e para aumentar a conscientização sobre a igualdade de gênero.

O dia foi criado para lembrar a luta das mulheres por direitos iguais e melhores condições de trabalho. A data tem suas raízes em manifestações ocorridas no final do século XIX e início do século XX, onde mulheres de vários países protestaram por igualdade de direitos, melhores condições de trabalho e direito de votar.

Atualmente, o Dia Internacional da Mulher é comemorado em muitos países do mundo com atividades, eventos e campanhas para promover a igualdade de gênero, combater a discriminação e a violência contra as mulheres e promover o empoderamento feminino. É uma oportunidade para reconhecer e honrar as mulheres em nossas vidas e para reafirmar nosso compromisso em apoiar a igualdade de gênero em todo o mundo.


2- Mural dos poemas em homenagem às mulheres

Cada aluno deverá produzir um poema em homenagem à mulher mais especial de sua vida. Sugerir que decorem o poema e depois fazer um mural coletivo.

3-Confecção de cartões artesanais

Usando papeis de vários tipos, tesoura, cola e outros materiais disponíveis deixar que criem seus próprios cartões ou levar uma ideia padrão para que confeccionem o cartão de acordo com as orientações dadas pelo(a) professor(a).

4- Cantinho do Jogo:
· Preparar um cantinho do jogo com vários materiais utilizados pela mamãe e outras mulheres: roupas femininas, sapatos e bolsas, maquiagem; vassoura, panelas e fogão de brinquedo; computador de brinquedo, papéis e revistas, livros etc.
· Em roda de conversa o professor motivará aos alunos dizendo que para comemorar o Dia da Mulher, irão pensar nas diferentes atividades que as mulheres fazem.
· Deixar que os alunos se expressem livremente, contando aos demais sobre a profissão de suas mães e de outras mulheres que vivem com eles. Ampliar a conversa chamando a atenção para as diversas profissões em que as mulheres atuam: advogadas, atrizes, bailarinas, cabeleireiras, cantoras, costureiras, cozinheiras, dentistas, desenhistas, domésticas, enfermeiras, engenheiras, jornalistas, lavadeiras, médicas, motoristas, passadeiras, professoras, secretárias, telefonistas, vendedoras, veterinárias, etc. Salientar que todas as profissões são importantes e fazem diferença na sociedade, além de estarem relacionadas entre si.
· Em seguida, propor que brinquem livremente no cantinho.
· Propor um jogo de mímica, em que um aluno imita a mamãe para que os demais adivinhem o que ela está realizando. Garantir a participação de todos. 

 
5- Mural:
. Mural com o registro coletivo das muitas profissões femininas por meio de desenhos, colagens ou escrita espontânea dos alunos. 

 
6- Sugestão de cantiga:
· Em roda de conversa utilizar a mímica para cantar a canção ou ler os versos. Vão-se mudando o nome das profissões e fazendo gestos enquanto cantam.

 
Passa, passa gavião
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!

 
A bailarina faz assim
A bailarina faz assim,
Assim, assim, assim, assim!

 
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A costureira faz assim
A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!

 
(cabeleireira, cantora, cozinheira, dentista, desenhista, enfermeira, escritora, jornalista, lavadeira, médica, motorista, passadeira, professoras, secretária, telefonista, vendedora, veterinária, etc.)

 
Nota - Essa cantiga serve para projeto de Dia Internacional da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia do Trabalho.

 
Fonte: Editora Moderna (Caixa Mágica)
http://www.moderna.com.br/moderna/caixamagica/caixa/

 

7-Frases sobre Mulher
Cem homens podem formar um acampamento, mas é preciso uma mulher para se fazer um lar.

Mulher é mesmo interessante, mesmo brava é linda, mesmo alegre, chora, mesmo tímida, comemora, mesmo apaixonada, ignora, mesmo frágil é poderosa!


A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada.


Fragilidade, o teu nome é mulher!



8-Cartões em homenagem ao Dia da Mulher:






Atividade de identificação de imagens aos seus respectivos nomes

 Olá!!!

Hoje trouxe duas atividades, quase idênticas, mas com figuras diferentes de identificação da imagem e seus respectivos nomes.




segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

É Carnaval!!

 


MÁSCARAS PARA COMEMORAR O CARNAVAL

 O Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.
Que tal fazer uma máscara para os seus alunos comemorarem esta data? Então segue alguns modelos retirados da net que poderam ser impressos e pintados ou servir como molde para recortar em cartolina ou no EVA.







FONTE: Google imagens

Caso alguém seja autor das imagens acima, por gentileza indicar para colocar a fonte e link de endereço ou se preferir solicitar a exclusão. A intenção do blog não é ganhar dinheiro e sim compartilhar materiais e conhecimento.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

História do carnaval

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

  O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu. 

Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.