terça-feira, 30 de novembro de 2010
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Fazendo um criança feliz
NATAL 2010 - ESPALHE ESSA IDÉIA.
Que tal fazer algo diferente, este ano, no Natal?
Sim ... Natal ... daqui a pouco ele chega .
Que tal ir a uma agência dos Correios e pegar uma
das 17 milhões de cartinhas de crianças pobres e ser o Papai ou Mamãe
Noel delas?
Há a informação de que tem pedidos inacreditáveis.
Tem criança pedindo um panetone, uma blusa de frio para a avó...
É uma idéia.
É só pegar a carta e entregar o presente numa agência do correio até dia
20 de Dezembro.
O próprio correio se encarrega de fazer a entrega.
Imagina uma criança pobre, recebendo o presente que pediu ao Papai Noel...
DIVULGUE ESSA IDEIA
Na vida, a gente passa por 3 fases:
- a terceira, quando nos tornamos Papai Noel
Que tal fazer algo diferente, este ano, no Natal?
Sim ... Natal ... daqui a pouco ele chega .
Que tal ir a uma agência dos Correios e pegar uma
das 17 milhões de cartinhas de crianças pobres e ser o Papai ou Mamãe
Noel delas?
Há a informação de que tem pedidos inacreditáveis.
Tem criança pedindo um panetone, uma blusa de frio para a avó...
É uma idéia.
É só pegar a carta e entregar o presente numa agência do correio até dia
20 de Dezembro.
O próprio correio se encarrega de fazer a entrega.
Imagina uma criança pobre, recebendo o presente que pediu ao Papai Noel...
DIVULGUE ESSA IDEIA
Na vida, a gente passa por 3 fases:
- a primeira, quando acreditamos no Papai Noel;
- a segunda, quando deixamos de acreditar e
terça-feira, 23 de novembro de 2010
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Estudante "multitarefa" exige um novo professor
SAMIA MAZZUCCO
Clipping Educacional - COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Currículo defasado e falha na capacitação são desafios na formação de docentes
Currículos acadêmicos desatualizados e falha nos programas de capacitação e de avaliação dos docentes.
São esses os desafios apontados pelos especialistas na qualificação de professores para trabalhar com as TICs (tecnologias da informação e comunicação) em sala de aula -do ensino infantil a universidades.
Segundo eles, a reforma dos currículos é uma das prioridades, porque é preciso formar um novo professor, para que a tecnologia seja um instrumento que atraia este novo aluno, cada vez mais "multitarefa".
Pesquisa da Fundação Victor Civita, em parceria com o Ibope e o Laboratório de Sistemas Integráveis da USP, mostrou que 70% dos entrevistados dizem estar pouco ou nada preparados para usar tecnologia na educação. A pesquisa, que ouviu 400 escolas públicas em 12 capitais brasileiras em 2009, também revelou que apenas 116 dessas instituições (29%) ofereceram cursos de capacitação para seus funcionários.
O bom uso das novas tecnologias auxilia professores na diversificação e no desenvolvimento das aulas, além de motivar os estudantes.
EFEITOS
É consenso entre os especialistas que ainda não é possível medir com precisão os efeitos do uso das novas tecnologias. O investimento recente em capacitação de docentes e a falta de mecanismos de avaliação são alguns dos motivos.
"Uma proposta é a autoavaliação, em que a escola reflita o uso pedagógico da tecnologia e gere relatórios para os gestores avaliarem os programas de formação", diz Maria Inês Bastos, consultora em novas tecnologias para educação da Unesco.
A única certeza é que o uso das tecnologias torna o aprendizado mais atraente.
Para Bastos, o modelo massificado de educação "está falindo ou já está falido". Por isso defende o uso da tecnologia como aliada do professor, que precisará saber estimular a criatividade e a troca de conteúdo entre os seus próprios alunos.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br
domingo, 24 de outubro de 2010
Os benefícios de escrever à mão
A ciência comprova que redigir textos de próprio punho melhora o raciocínio, a linguagem e a memória
Fonte: http://www.istoe.com.br/
Clipping Educacional – Isto é - Paula Rocha
A estudante de aviação civil Giovanna Vieira faz parte da geração que já nasceu conectada. Aos 19 anos de idade, ela passa pelo menos duas horas por dia na frente do computador e carrega para cima e para baixo seu celular com tela sensível ao toque. Mesmo declarando-se uma adepta das mensagens de texto e e-mails como forma de comunicação, Giovanna matriculou-se há um mês e meio na Escola de Caligrafia De Franco, uma das mais antigas de São Paulo. “Decidi fazer caligrafia porque achava minha letra muito feia”, conta ela. “No começo, meus amigos disseram que isso era coisa de velho, mas hoje eles até elogiam meu avanço.”
Segundo estudos recentes das Universidades de Indiana e Washington, nos Estados Unidos, a atitude de Giovanna não só ajudará a melhorar sua letra como também poderá garantir a saúde de seu cérebro. Utilizando um aparelho de ressonância magnética, os pesquisadores do departamento de psicologia e neurociência da Universidade de Indiana detectaram maior atividade neural no cérebro de crianças que haviam praticado a escrita à mão, em comparação com aquelas que apenas observavam letras numa tela. Já as imagens de cérebros de adultos analisadas pela Universidade de Washington indicaram que os movimentos sequenciais das mãos necessários para a escrita, ativam as áreas cerebrais responsáveis pelo raciocínio, linguagem e processamento da memória.
Com a popularização dos notebooks, smartphones e tablets, era de se esperar que a escrita à mão caísse em desuso, mas o professor Antonio De Franco Neto – há 45 anos no ensino da caligrafia, ofício herdado do pai e do avô – diz não temer os avanços da tecnologia. “O computador surgiu para auxiliar a escrita, não para substituí-la”, acredita ele, que tem cerca de mil alunos matriculados no curso. “Com a maior exigência dos vestibulares e concursos, os estudantes de hoje têm procurado melhorar sua escrita”, afirma. A maioria dos alunos de sua escola é composta de jovens a partir dos 11 anos, a idade em que a letra da pessoa amadurece, segundo De Franco.
Curiosamente, os eletrônicos modernos também podem, de forma inesperada, ajudar a perpetuar a caligrafia. No mercado americano já estão disponíveis aplicativos como o “WritePad”. Ao custo de US$ 3,99, o programa transforma palavras escritas na tela, com o dedo ou caneta, em textos digitais, que podem ser usados em mensagens e e-mails. Outro aplicativo, chamado “abc PocketPhonics”, de US$ 1,99, funciona como um jogo, que estimula as crianças pequenas a desenhar letras com os dedos na tela. É a caligrafia a serviço dos novos tempos.
Fonte: http://www.istoe.com.br/
Clipping Educacional – Isto é - Paula Rocha
DICAS PARA FAZER BOAS CORREÇÕES DE PROVA
Elabore bem as questões. Uma boa correção começa no momento em que a prova está sendo formulada. Não é possível corrigir bem uma questão mal elaborada
Antes de começar a correção, olhe algumas respostas para ver como os alunos interpretaram a sua questão
Corrija todas as questões iguais em sequência. Evite corrigir a prova inteira de uma vez só
Não leve em conta de quem é a prova que está sendo corrigida. Os professores costumam esperar que os alunos mais participativos deem as melhores respostas, mas isso nem sempre acontece
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Fonte: MAURÍCIO KLEINKE, coordenador de pesquisa da Comvest, comissão que organiza o vestibular da Unicamp
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br
terça-feira, 12 de outubro de 2010
caixas para organizar os materiais na sala de aula
Olha que material legal para organizar as coisas na sala de aula!!! Esses e outros modelos estão disponíveis no blog: http://tialucimar.blogspot.com/
domingo, 3 de outubro de 2010
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