quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tenha atividades planejadas para manter TODOS os alunos ocupados

Manter todos os alunos ocupados e trabalhando não é um sonho, porém exige planejamento de tempo e tarefas.

Já falei da estrutura da aula, de como organizar o tempo, agora é a hora da organização das tarefas. Cada aluno tem um tempo diferente do outro, assim é óbvio que nem todos vão terminar as atividades na mesma hora.

Os alunos que finalizam as atividades antes de todos ficam com tempo OCIOSO e acabam procurando algo para fazer, e quase sempre o que eles procuram fazer atrapalha os demais que ainda estão fazendo a lição.

Então é preciso você ter um cinto de utilidades ou caixa do tesouro, chame como quiser,  cheio de jogos, cartelas, atividades já estruturadas para o aluno ocupar aquele tempo com trabalho.

Para os alunos das séries iniciais mantenha uma caixa  ou várias contendo jogos com letras, sílabas, alfabetos móveis, pequenos quebra-cabeças de letras, jogo da memória, e muitos rótulos para colagem .  Dependendo da série mantenha também cruzadinhas e joguinhos envolvendo as 4 operações básicas de matemática.

Já para o Fundamental II e Médio mantenha folhas de gibis ou  HQs com os balões em branco para que os alunos criem os textos. Mantenha também, pequenos  artigos com assuntos da atualidade , bem como jogos de raciocínio e desafio mental.

As possibilidades são infinitas, basta levantar as necessidades e interesses dos alunos e traçar os SEUS objetivos, assim todos ganham, e ninguém fica desocupado na sala de aula.

Fonte:ww.sosprofessor.com.br
Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

Disciplinando alunos

Discipline e corrija individualmente, jamais faça isso em público

Os jovens gostam muito de estar em evidência, serem vistos, e  de saber que são populares entre os amigos.

Enquanto que os alunos do Ensino Infantil e Fundamental I desejam ser acolhidos no sentido carinhoso da palavra ao serem  ouvidos e considerados em suas necessidades, os jovens do Fundamental II e Ensino Médio vivem para preservar a  auto-imagem no grupo.

Do Infantil ao Ensino Médio, apesar das características dos grupos serem bem distintas, há um dado em comum que não pode ser desconsiderado: o componente emocional.  Ambos os grupos desejam ser aceitos, respeitados e  valorizados.

Levar tudo isso em conta é de suma importância, pois é a base fundamental no relacionamento Professor x Aluno.  E um dos fatores que contribui para comprometer o bom relacionamento é o fato de que muitos Professores se revestem de ira ao disciplinar o aluno e o momento da correção que deveria ser um momento de ensino e reparação torna-se um momento de vingança e retaliação.

Este comportamento de repreender em público acaba alimentando e reforçando o comportamento indisciplinado do aluno, que no sentido de defender a sua imagem perante o grupo, vai até as últimas conseqüências para afrontar o Professor.

Precisa disciplinar? Faça-o de maneira discreta e use de sabedoria. Disciplina eficaz é aquela que faz com que o aluno aprenda tendo que reparar os erros cometidos e não ouvindo um sermão público.


Fonte: http://www.sosprofessor.com.br/

Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach