quarta-feira, 13 de julho de 2011

terça-feira, 12 de julho de 2011

Site para criação de histórias em quadrinhos

Site educativo Máquina de  Quadrinhos é muito interessante, pois é possível  criar suas próprias histórias utilizando os personagens da Turma da Mônica e se a história for boa pode até ser publicada. O professor pode utilizar essa ideias para criar histórias dentro dos conteúdos ou levar o aluno a criar: eles vão amar! Já imaginei um monte de possibilidades para trabalhar com os alunos!!!! Adorei!!!


O que é: O Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica é o 1º editor online de histórias em quadrinhos do Brasil. No site, fãs de todas as idades podem criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica. As histórias são avaliadas pelos visitantes da página, e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas da Turma da Mônica.

Para quem: É indicado para crianças de 4 a 12 anos.

Não perca: A possibilidade de fazer os próprios quadrinhos.

Palavra da especialista: "O site desenvolve a criatividade

O IMPACTO DE UM PAI

O  IMPACTO  DE  UM  PAI

Pai, você não sabe disso agora...

...mas eu estou te observando.

Observando as coisas que você faz.

Observando como você trata as pessoas,

o modo como você trata a mim, a minha mãe e a minha irmã.

O modo como você vive está tendo um grande impacto em mim.

Quando chegar a minha hora de escolher uma profissão, e prover para minha família a sua ética no trabalho estará na minha mente.

O tempo que você passa comigo mesmo que fazendo algo bobo fará com que eu me sinta mais confiante.

Haverá momentos em minha vida em que eu lutarei com minha integridade.

E talvez eu não esteja certo do que fazer.

Mas me recordarei de como você defendia aquilo que era correto, mesmo quando você podia ter olhado para o outro lado.

Algumas das escolhas que você está fazendo eu também farei.

Por favor, não tenha medo de me mostrar seus fracassos, de mostrar os seus erros.

Eu aprenderei com eles.

Pai, você está ouvindo?

Eu estou observando.

Observando se você realmente crê naquilo que fala sobre Deus.

Eu preciso da sua ajuda para me mostrar o caminho.

Me mostrar como viver uma vida que não é segura. Mas é boa!

Eu estou te observando, pai.

Todos os dias.

Você está me ensinando como viver...

... ainda que não saiba.


(autor desconhecido)



Caso conheça a autoria mandar um comentário.

Jogo dos sete erros










Quebra-cabeça de palavras com mp e mb


Quebra-cabeça do alfabeto

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Educação: Geração X e Geração Y

Geração X e Geração Y

By Roseli Brito
 
 
A Sala dos Professores é um local privilegiado para verificação de muitas situações, ela serve também como uma espécie de termômetro de como anda o relacionamento da Equipe com os colegas e dos Professores com os Alunos.
Assim é comum ouvirmos frases saudosistas do tipo: “ no meu tempo aluno não falava assim”, “ na minha época isso não acontecia na sala de aula”. Na verdade o que ocorre é que os tempos são outros, e os jovens também.
A verdade é que o nosso comportamento muda, a sociedade muda, a cultura muda, enfim, o comportamento dos adolescentes também sofrem mudanças.
E foi para entender o comportamento do jovem, que os especialistas em marketing e recursos humanos começaram a buscar respostas. Então categorizaram as gerações no sentido de explicar o que estava acontecendo.
Assim, crianças, jovens e adultos nascidos a partir de 1980 foram denominados como Geração Y. Nós, os nascidos nas décadas de 1960 a 1970 somos chamados de Geração X.
Para que você compreenda melhor, a Geração Y se diferencia porque é formada, fundamentalmente, de jovens nascidos imersos num ambiente virtual, onde tudo é muito rápido, superficial e dinâmico.
Aqui no Brasil, esses jovens são aqueles que cresceram durante os anos 90 à frente do videogame, conviveram com a internet, o computador, o celular e um vasto conjunto de aparatos tecnológicos.
Mas, saber disso em que nos afeta ? Em tudo !!!. Temos de lidar com esta Geração diariamente e é fundamental que saibamos como ela funciona, deste modo poderemos conduzir todo o trabalho pedagógico de modo mais eficaz.
Veja abaixo algumas posturas própria dos jovens desta Geração:
- São Multitarefas: fazem diversas coisas ao mesmo tempo. Estudam, ouvem mp3, escrevem no messenger e vêem TV ao mesmo tempo,


- Organizam-se em comunidades físicas e virtuais: esses adolescentes tem comportamentos coletivos e também tem valores coletivos. Basta ver quantas comunidades no Orkut falam de escolas, professores e outros alunos,

- Valorizam o nível de atualização das informações. Por isso, não basta utilizar vídeos ou acessar a internet como recurso de apoio pedagógico. É preciso que esteja claro que as informações são as mais recentes.
- Relacionam-se com a informação de forma abrangente, mas pouco profunda. São restritivos aos temas que não lhes agradam. A falta de aprofundamento é uma questão série – daí a dificuldade de ler jornais por exemplo,
- Pedem retornos constantes e querem resultados imediatos. Se acham que não estão evoluindo em determinada matéria ou assunto, logo abandonam. Demandam atenção, pois cresceram assim.
- Julgam constantemente – e vão julgar seus professores, também, a todo momento.
- Frequentemente, fogem de suas responsabilidades. Tendem a ficar na casa dos pais e acham que as soluções dos problemas do mundo estão na mão de outras gerações, não nas deles.
- São individualistas, mas não necessariamente egoístas. Costumam ser empáticos, pois estão habituados à vida em comunidade.
Já a Geração X, que é a geração que está ministrando aulas, faz tudo conforme sua visão de mundo, sempre solicitando que o jovem se enquadre em situações que não são as situações vivenciadas por eles, daí os famosos conflitos dentro da sala de aula.
A nossa Geração, denominada de X, não transita naturalmente neste mundo digital, somos como estrangeiros, e por esta razão precisamos aprender a caminhar nesse “novo mundo” em que os jovens são cidadãos.
A Geração X foi escolarizada dentro de um modelo pedagógico tradicional, que prima pela passividade, e por esta razão reproduz este mesmo modelo com as novas gerações, provocando assim os famosos  conflitos de relacionamento, que nada mais são que um descompasso de linguagem e postura entre as duas gerações.
Desmotivação dos Jovens:
Levando em consideração esta enorme diferença entre as Gerações, daquela que dá aula, e aquela que assiste às aulas, fica claro que os conflitos existirão em maior escala dentro da Escola, porém a causa mais grave deste choque de gerações, é a desmotivação dos jovens que se vêem desconectados do mundo da sala de aula e totalmente conectados com o mundo lá fora.
Como resolver isso ? O Professor precisa conhecer como esta nova geração pensa e age, e depois buscar novas práticas de ensino que estejam em consonância com este público. Lembre-se: o Professor não prepara a aula para si próprio, as aulas são preparadas para que o ALUNO aprenda.
Devemos ensinar não do jeito que é mais fácil para nós, e sim  do jeito que o aluno possa aprender mais e melhor. Quais adequações e ajustes você já poderá fazer para diminuir esse choque de gerações nas suas aulas ?


Fonte: http://www.sosprofessor.com.br/blog/?p=389

domingo, 26 de junho de 2011