terça-feira, 20 de dezembro de 2011

LISTA DE SITES PARA O PROFESSOR



Professores,

Estamos no período de férias! Eu não via a hora desse momento chegar! E você? Mas sempre é bom conhecer algumas dicas de sites que poderão ser úteis para o próximo ano letivo:
SITES SOBRE POWER POINT

( Para visualizar apresentações feitas no Power Point).


Sites com ajuda:






Portais educacionais:



GERAIS
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)
http://www.inep.gov.br

ABC - Enciclopédia Virtual
http://www.enciclopediavirtual.com.br

Agência de Notícias
http://www.midiamix.com.br/resenha

Brasil 500 Anos
http://www.brasil500.com.br

Bússola Escolar
http://www.bussolaescolar.com.br

Projeto Educar
http://www.projetoeducar.com.br

Palavras Indígenas Brasileiras
Estudo do significado de palavras brasileiras de origem indígena, como topônimos, termos da fauna, flora, folclore etc.
http://salvini.ourinhos.com.br/chiaradi

Assuntos Geográficos
http://www.brasil.terravista.pt/Magoito/2962

Alado Imagens de Satélites
http://www.alado.com/satellite/portugues.html

Dimensão Socioespacial do Ciberespaço
http://www.tamandare.g12.br/indexciber.htm

American Journalism Review http://ajr.newslink.org
Aprendiz do Futuro
http://uol.com.br/aprendiz

Corpo a Corpo
http://www.uol.com.br/simbolo/corpoacorpo

Época
http://www.epoca.com.br

Estação Uol de Revistas
http://www.uol.com.br/revistas

Globo Ruralhttp://www.globoruralon.com.br
Integração - Revista da Fundação Getúlio Vargas
http://integracao.fgvsp.br

IstoÉ
http://www.istoe.com.br

IstoÉ Gente
http://www.terra.com.br/istoegente

MATEMÁTICA
Álgebra-Matemática
http://www.geocities.com/CapeCanaveral/Galaxy/1028/

Matemática do Ensino
http://athena.mat.ufrgs.br/~portosil/mat-ind.html

Análise Matemática III - Sumários
http://quark.fe.up.pt/deqwww/amiii/sumarios/index.html

Armando Homepage
http://www.brasil.terravista.pt/jenipabu/2447

História da Matemática
http://www.start.com.br/matematica/

FÍSICA
Estudo da Física
http://www.fisicafacil.cjb.net

Filsica
http://www.filsica.cjb.net/

Física!
http://www.geocities.com/CapeCanaveral/6344/homepage.htm

A Filosofia Natural
http://www.terravista.pt/Copacabana/4037

Acústica e Meio Ambiente
http://www.geocities.com/relacus

Caderno Catarinense de Ensino de Física (CCEF)
http://www.fsc.ufsc.br/ccef/index.html

Física História da física dos pré-socráticos até a atualidade.
http://www.feb.br/fisica.html

QUÍMICA
Dr. Nunav's World
http://www.fisica.net/quimica

Tabela Periódica Interativa Merck
http://www.merck.com.br/quimica/tpie/index.htm

BIOLOGIA
Alimentos Transgênicos? Não, Obrigado!
http://www.gin.com.br/transgenico/transgenico.htm

Biologia - Ciência da Vida
http://www.biomania.com.br

Biologia - O Conhecimento da Vida!
http://www.geocities.com/Athens/Parthenon/5140

A Verdadeira Questão
http://www.geocities.com/Athens/Acropolis/6634/mbehe.htm

CIÊNCIAS EM GERAL
Kiaula
http://www.kiaula.com.br

Eureka
http://www.geocities.com/Athens/Acropolis/2190/entrada.htm

Animais da Austrália (inglês)
http://www.melbourne.net/animals_australia

Ciência
http://www.ciencia.org.br

Tecnorama - Águas de Lindóia
http://www.tecnorama.com.br/

INFANTIS
Zero Kid Galeria de Arte Infantil
http://www.africanet.com.br/zerokid

Brincando de Ser Criança (4-9 anos)
http://www.geocities.com/EnchantedForest/5151/

VESTIBULARES
Infovest - Informações sobre Vestibulares
http://www.infovest.com.br

UOL - Educação
http://www.uol.com.br/educacao

ZAZ - Vestibulareshttp://www.zaz.com.br/vestibular
Vestibulareshttp://www.geocities.com/CollegePark/7358
Estudanteshttp://www.estudantes.com.br
PLANETAS
Nasa (inglês)
http://sse.jpl.nasa.gov/features/planets/planetsfeat.html

Planetas
http://planetscapes.com

ASTRONOMIA EM GERAL
Agência Espacial Brasileira
http://www.agespacial.gov.br

IAG - USP
http://www.iagusp.usp.br/~ednilson/astrofotos.htm

Eclipses
http://pcgo.if.ufrgs.br/eclipses/eclipse.htm

Astrofísica
http://www.das.inpe.br/

PLANETÁRIOS
Planetário do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/planetario

Planetário do Espírito Santo
http://www.cce.ufes.br/~oaufes/web/planetario.htm

ASSOCIAÇÕES DE ASTRONOMIA
Clube de Astronomia do Rio de Janeiro
http://www.astronomia-carj.com.br

Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia
http://www.fortalnet.com.br/sbaa


Salas de chat  para estudo e/ou debate:
a)   http://chat.portoweb.com.br/chat/smed/
b) http://www.escola2000.org.br/interaja/reuniao/reuniao.aspx

c) http://ecsic.lec.ufrgs.br/amadis/ferramentas/chat/chat.php?mostrar=all
d) http://fisicanet.terra.com.br/ch
at/
e) http://www.educarede.org.br/educa/html/index_chat.cfm
Salas  de fórum para estudo colaborativo, debates, etc:
a)  http://br.groups.yahoo.com/start
b)
http://www.escola2000.org.br/interaja/forum/forum.aspxc) http://www.educarede.org.br/educa/html/index_forum.cfm  A. Conheça os 4 pilares da Educação propostos pela UNESCO!!
a)  
http://infoutil.org/4pilares/text-cont/delors-pilares.htmb)  http://infoutil.org/4pilares/pag-apresentacao.htm

B.
Aqui você se informa um pouco mais sobre a prática  pedagógica dos projetos:
a) Pedagogia de Projetos

b) 
http://www.escola2000.org.br/aprenda/projetos/projetos.aspx
c) http://geocities.yahoo.com.br/confrajolas/Oqueprojeto.htm
d)
http://www.mec.gov.br/seed/tvescola/pdf/diarios.pdfe)  http://novaescola.abril.com.br/ed/146_out01/html/projetos.htm
f)   http://pontodeencontro.proinfo.mec.gov.br/index3.htm
g)  http://novaescola.abril.com.br/ed/146_out01/semantica.pdf
C. OFICINAS DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO-
 
a)
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/smed/educativa/norte/seminario/Final/capa.htm
D. Aqui você e seus alunos podem ler todos os jornais  brasileiros e alguns estrangeiros!!!http://www.terravista.pt/fernoronha/1855/ E. Entre no Portal do educarede:
http://www.educarede.org.br/

F.
Quer saber mais sobre  Protagonismo Juvenil?
http://www.protagonismojuvenil.org.br/protagonismo.asp

G.
Resenhas de livros interessantes:
http://www.linguaestrangeira.pro.br/li_e_gostei.htm
H. Confira esta ótima seleção de sites para diversas áreas e disciplinas:
http://www.nte-jgs.rct-sc.br/links.htm
Para Língua Espanhola:

Para  de Língua Inglesa:

Para Arte-educação (Artes Plásticas)
Quinta Bienal do Mercosul
Links culturais
Para Arte-educação (Música)


Para Arte-educação (Canto Coral)
Links culturais

Para Educação Física

Para Filosofia:Jogo das mandalas


EDUCAÇÃO INFANTIL

Site da ong Gira Sonhos - é lindo, lindo!
Escolha o idioma e entre no Jogo Ecologia da Paz!
http://www.girasonhos.org.br/girasonhos/jogo/idioma.asp
http://www.girasonhos.org.br/index_site.html

Leia o primeiro livro infantil,  no mundo, com versão integral disponível na internet!
Texto de Marisa Prado, ilustrado por Ziraldo
http://ipanema.com/livros/olha/page3.htm
Leia também a versão online de O menino maluquinho.

http://ziraldo.com/menino/capa.htm
Educação ambiental com crianças é no Eco kids! Ótimo!Site que possibilita a compreensão e a discussão de questões ambientais integradas
 às demais áreas, com jogos e brincadeiras bem boladas para crianças.
http://www.ecokids.com.br

Ciência Hoje das Crianças com links para todas as áreas:
http://cienciahoje.uol.com.br/view/418


Resolvendo  enigmas lógicos: aqui seus alunos aprendem a pensar!http://sitededicas.uol.com.br/enigma.htm

Divertudo - Além de charadas e anedotas, o site possui jogos de ação,
conhecimento, habilidade e raciocínio, jogos inteligentes...
http://www.divertudo.com.br/

Jogo da memória com a imagem dos animais em extinção...
http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/jogo_da_memoria/default.htm

Pequeno artista  -  Site com salinha de arte, contos, piadas, diversões e interação...http://www.pequenoartista.com.br/

Jogos online do site de dicas:
http://sitededicas.uol.com.br/jogos.htmMuitos jogos como tangran, jogo da forca, tetris, mahjongg...
 no Além de educar:

http://www.alemdeeducar.com.br/jogos.shtml

Sítio do picapau-amarelo:

http://sitio.globo.com/
A equipe do JV dá umas dicas de leitura pra você:
   Doce de Letra: Roseana Muray - um doce de site - naveguem nele!
   Rede de
autores e ilustradores
   Dicas de leitura dos internautas no Divertudo
   Dicas de leitura
de Evlyn Heine
   Os poemas do Mário Quintana
    Ziraldo de A a Z
    O Menino maluquinho online!

Canal Fixe: muitas atividades bem boladas!http://fixe.clix.pt/jogos/jogos.htm
Língua Portuguesa:
Site com links para muitos jogos com diversos aspectos da Língua Portuguesa:
http://guida.querido.net/jogos/
Matemática:
Muitos desfios lógicos, histórias-matemática, enfim, um espaço
para quem gosta de aprender no site da
EMEF Marcírio:
Para alunos do I Ciclo: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/aprender_primeiro_ciclo.htm
Índice geral do site de dicas  com muitas atividades legais!http://sitededicas.uol.com.br/index.htm

Recreio online
http://recreionline.abril.uol.com.br/jogos/

Para pensar e aprender!
Esse é o site da EMEF Marcírio Loureiro em que há ótimas e interessantes atividades
para a criança aprender brincando e com autonomia. Vale a pena conferir!

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/

Canal Kids
Site com variedades, inclusive informações sobre times de futebol,
esportes, cidadania...
http://www.canalkids.com.br/portal/index.phpEscaleno
http://www.estadinho.com.br/index.html
No escaleno há muitos jogos, matemática, palavras cantadas, dicionário aurelinho, circo musical,  poesias animadas, jogos e brincadeiras pedagógicas, as crianças
podem enviar seus textos  ou desenhos para a galeria e muito mais!
Sites que a Alzira Zulmira recomenta -  muito legais!
http://www.alzirazulmira.com/links.html
Leitura e escrita do Edukbr:
http://www.edukbr.com.br/leituraeescrita/index.asp
Fábrica de Quadrinhos
http://www.fabricadequadrinhos.com.br/

Site com histórias em quadrinhos, jogos...
www.turmadochiquinho.com.brZuzubalândia - site com livros animados, quadrinhos, jogos, cartões...
http://iguinho.ig.com.br/zuzu/

Site do Parque Farroupilha. Saiba tudo sobre este parque!

http://www.aredencao.com.br/
Parque do Beto Carrero World
http://www.betocarrero.com.br/home/home/index.aspMundo da criança:
O Mundo da Criança é um lugar especial e seguro para crianças.
Descubra esse mundo!

http://www.mundodacrianca.com/
Sítio dos miúdos
http://www.sitiodosmiudos.pt/sitio.asp
Divirta-se e aprenda no sítio dos miúdos.  Atividades por idade, jogos didáticos,
 escola virtual, matemática, alfabeto divertido, jogos de ortografia, dicionário,
educação ambiental e muito mais.

Chuá Chuáguahttp://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/index.htm

Endereços com o Jogo da Forca:
Este apresenta 32 temas:http://www.instituto-camoes.pt/cvc/jogoemlinha/forca/

Aqui pode escolher Forca com dica ou sem dica:
http://www.velhosamigos.com.br/Jogos/Forca1.htmForca do iguinho:
http://iguinho.ig.com.br/jogo_forcax.html
Bicharada on line
http://www.zoologico.sp.gov.br/

Animais do Zoológico de SP, com informações e fotos:www.zoologico.sp.gov.br
Belíssimo e bem iteligente é o site da escritora Angela Lago
http://www.angela-lago.com.br
Le chaperon rouge
La interminable caperucita

http://www.angela-lago.com.br/Chapeuzinho.html
Kids - site com jogos interessantes, receitas, muitos jogos sobre
animais em extinção, contos...

http://www.redescola.com.br/kids/
Contos de fadas tradicionais
Vários contos de fadas, tais como Cinderela, Branca de Neve, João e Maria e outros
.http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/contos.html
As verdades verdadeiras da Alzira Zulmira, lindo site!
http://www.alzirazulmira.com/index1.html
Como descobrir se uma criança é dislexica?http://sitededicas.uol.com.br/artigo22.htm
Um ótimo portal! Edukbr!
http://www.edukbr.com.br/index.asp
Site animado infantil com jogos, mágica, ecologia, cidadania...
www.duende.com.br
X Tudo - o programa de variedades que esteve no ar no período de 1992 a 2002
que,  de forma ágil e bem-humorada se consolidou como uma opção
inteligente  e divertida para o público infantil.

http://www.tvcultura.com.br/x%2Dtudo/index.htm
Cantinho infantil do site da Maux - muitas surpresas!
http://www.mauxhomepage.com/cantinhoinfantil/cantinhoinfantil.htm
Papacaio
Jogos inteligentes, atividades, downloads, receitinhas, trívias, brincadeiras
 em grupo,  atividades manuais,  letras de músicas e mais!

http://www.1papacaio.com.br/modules.php?name=Sections
Bugigangue
Site com histórias em quadrinhos, jogos online e para download

www.bugigague.com.brBite ByteSite com Gibi Virtual, jogo da forca, ligue pontos...
www.bitebyte.com.br
Livros infantis e juvenis do Portal Terra
Muitos livros infantis de histórias tradicionais com texto completo para Download.
http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/freebook_crianca1.htm
Diversos jogos legais no site da Escola Municipal Antônio Giúdice:
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/giudice/pesquisando_profs.html
Certo ou ErradoSite com questões de gramática, ortografia, com desafios e interação
www.certoouerrado.rg3.net
Site do kadikê com links  muito bons. Uma gracinha!É um site que ajuda a estimular a criatividade, controle motor das crianças,
com brincadeiras de  imprimir,  recortar, colorir e montar, algumas histórias
 em quadrinhos, links escolhidos a dedo e a história dos Dogmons,
 simpáticos cãezinhos alienígenas.
http://www.kadike.com.br/links/index.htm
No Baú do Vovô  do Kadikê, ficam as brincadeiras antigas.
Se você perdeu alguma, veja aqui!
http://www.kadike.com.br/bau/index.htm
Pesquisa escolar
http://pesquisaescolar.com.br/cantinho/jogosonline.htm

Aqualela de Toquinho em flash

http://www.laboratoriodedesenhos.com.br/aquarela.htm

Contos contados por crianças:http://sitededicas.uol.com.br/contoscri.htm

Site da TV Cultura:

http://www.tvcultura.com.br/
Turma da Mônica
Super site com quadrinhos, histórias infantis, músicas, brincadeiras
e muito mais. Excelente qualidade gráfica!
http://www.monica.com.br/index.htmJúnior
Nesse site de Portugal, dá pra ler, ver e ouvir as Histórias de Chapeuzinho Vermelho,
 Os Três Porquinhos, Cinderela, O Gato de Botas, A Carochinha, etc.
Todos os contos feitos em Flashwave, são ilustrados e possuem texto
escrito e falado.  Os livros animados são muito bem feitos e vale uma visita.
http://www.junior.te.pt/Final/Site da escritora Ruth Rocha
www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm
Tio Gui - várias áreas,  artes e lazer

Outros:

http://www.edukbr.com.br/estudioweb/estrelas.asp?Id_Materia=2
http://www.smartkids.com.br/
http://sitededicas.uol.com.br/jogos.htmhttp://penta.ufrgs.br/edu/telelab/space/pag01c.htm

http://zenite.nu/http://www.geocities.com/athens/olympus/2799/texto.htmlhttp://sitededicas.uol.com.br/jogos/jogo_200_words.htm
http://sitededicas.uol.com.br/jogos.htm

Meleca

 http://www.meleca.com.br/
Site do pesquisa ecolar com muitos links , alguns bem interessantes
http://www.pesquisaescolar.com.br

Site da garotada no pesquisa escolar

http://pesquisaescolar.com.br/pesquisaescolar/cantinho/cantinho.html
 
Outros sites interessanres:
http://www.papim.com/clube/index.asp
http://www.supersitesdaweb.com/infantil1.htm
http://www.riogrande.com.br/historia/
* http://www.miniweb.com.br/Cantinho/Infantil/index.html
http://www.ziraldo.com.br/
http://www.vivereaprenderamando.hpg.ig.com.br/infantis.html
http://www.nosachamos.com/nota10/assuntos/infa.htm
http://www.guiademidia.com.br/sitesparacriancas.htm* www.cartilha.cjb.net
http://www.alemdeeducar.com.br/jogos.shtml
*http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/brincarebom/index.htm
http://sitededicas.uol.com.br/software.htm
http://www.tvcultura.com.br/cocorico/index.htm
http://www.clicfilhos.com.br/site/home.htm http://www.canalkids.com.br/arte/galeria/anamaria.htm
http://www.cardiol.br/jogos/
http://br.games.yahoo.com/http://www.filonet.pro.br/jogos/jogos.htm

http://www.rio.rj.gov.br/planetario/
http://www.redespecial.org.br/site_edu.html
http://www.terra.com.br/criancas/
http://www.tiamonica.com.br/
http://www.monica.com.br/dicas/verao/welcome.htm
http://www.classifeira.com.br/ultimas.htm
http://www.kadike.com.br/bau/index.htm
http://www.fbpn.org.br/site/br/home/index.htm
http://www.clubkids.com.br/
http://iguinho.ig.com.br/
http://www.duende.com.br/http://www.monica.com.br/

http://recreionline.abril.com.br/

http://www.on.br/site_brincando/
http://www.canalkids.com.br/esporte/
http:/ /www.edukbr.com.br/portal.asphttp://www.puc-rio.br/pilha/pilha6/ciblivrobr.htmlhttp://www.portaldafamilia.org/sclazer/sitesinf/sites.html
http://www.bitebyte.com.br/
http://www.somatematica.com.br/
http://www.ciberpoesia.com.br/index2.htm
http://jogoseducativos.tripod.com.br/ Site de nossa ex-estagiária Paty /educação infantil




Idéias De Atividades Em Grupo Para Salas De Aula De Pré-Escola E Ensino Fundamental Incluindo Alunos Com Autismo: Estruturando Para O Sucesso


<>
<>
Catherine Faherty
TEACCH Center de Asheville


I. O “GRUPO EM NÍVEIS”:

Como na matemática, lembre-se de começar com o "menor denominador comum”. A “HORA DO GRUPO” pode começar com um círculo que inclua a classe inteira. Inclua gradualmente mais atividades orientadas à linguagem conforme tais atividades forem progredindo. Desta maneira, você vai adicionar “níveis”, de forma que a HORA DO GRUPO irá na realidade se constituir de um, dois, ou em até três grupos diferentes.
Os alunos devem permanecer no grupo apenas nas atividades que forem significativas para eles e adequadas ao seu nível de desenvolvimento e de linguagem. Comece com atividades mais concretas, tais como canções com dicas visuais e objetos associados que os alunos possam segurar, agitar, ou manipular de qualquer forma. Por exemplo, após uma canção preferida, encaminhe a criança que só é capaz de participar no grupo por um curto período de tempo para a próxima atividade. Pode ser uma sessão independente de trabalho ou talvez um tempo na área de brincadeiras livres.
O próximo nível de atividades para os alunos restantes poderia incluir o calendário, o tempo, etc... Alguns alunos podem ser encaminhados às suas próximas atividades conforme seu interesse diminui, enquanto as crianças restantes participam de atividades mais abstratas ou voltadas para a linguagem. O "último nível" do grupo será, desta forma, composto por crianças que encontrarão sentido e sucesso nas atividades que demandem habilidades de linguagem mais avançadas. Um exemplo do planejamento do professor para o “grupo em níveis” poderá ser parecido com este:

1. PRIMEIRO NÍVEL: Canções alegres com música, ações rotineiras, contagem, etc... As crianças recebem objetos concretos para segurar. Antes que uma criança fique confusa, chateada, ou destrutiva, encaminhe-a à atividade seguinte do seu programa individual enquanto o grupo continua. Faça isso assim que terminar sua canção preferida ou em uma durante a qual ele possa se sentar e apreciá-la com os outros. A idéia é fazê-lo sair enquanto ainda está sendo bem sucedido – e não depois de começar a se chatear.

2. SEGUNDO NÍVEL: Mais canções, calendário, tempo, etc... Continue as atividades, talvez mais canções e atividades que demandem linguagem. Continue usando as dicas visuais - figuras, objetos, etc... – para ampliar a compreensão, a participação e o interesse. Usando o mesmo princípio acima, permita que as crianças se dirijam para uma sessão de trabalho independente, uma área de atividade livre, ou outra atividade, apropriada para elas. Faça com que cada criança deixe o grupo quando ainda estiver sendo bem sucedida!

3. ÚLTIMO NÍVEL: Este nível consiste de atividades de conversação mais avançadas ou outras atividades que contemplem os alunos que poderiam se beneficiar em participar e para os quais estas seriam significativas.


DEZ DICAS PARA AJUDAR A FAZER COM QUE OS ALUNOS COM AUTISMO SEJAM “ESTRUTURADOS PARA SEREM BEM SUCEDIDOS” NA HORA DA ATIVIDADE EM GRUPO:


1. Ensine ao aluno com autismo a rotina da ida ao grupo fazendo-o tocar o sino para "chamar" todos para a HORA DO GRUPO, ou...
2. Entregue-lhe um objeto que esteja associado com uma canção alegre que ele goste (um trem de brinquedo para a música “O Trem de Ferro”). Este objeto pode ser usado como um OBJETO DE TRANSIÇÃO para o grupo e também ser um objeto para segurar e manipular durante a primeira canção. Se o aluno tiver dificuldade em esperar, comece imediatamente a tocar sua canção preferida (fita ou CD) depois que ele se sentar.
3. Inclua canções alegres e repetitivas que o aluno saiba bem e goste. Faça-o segurar os objetos associados a cada canção que está sendo cantada. Siga a mesma rotina com as mesmas canções para começar cada dia, assim a criança aprende o que esperar e pode começar a relaxar, antecipar e apreciar o grupo.
4. Apresente as palavras da canção em um cartaz. Muitas crianças pequenas com autismo são interessadas por letras e pela palavra escrita - e podem até já saber ler.
5. USE DICAS VISUAIS! Enquanto cada canção é apresentada, cada uma delas deve ser emparelhada/associada com objetos, figuras, palavras em cartões, e/ou as frases escritas. Sua biblioteca musical consistirá de uma caixa ou pasta que conterá a fita ou o CD, junto com suas dicas visuais para serem retiradas.
6. Quando uma canção ou algumas canções específicas terminam, este é fim do primeiro nível da HORA DO GRUPO. Mande a criança para sua área de trabalho independente para completar suas atividades preferidas que foram estruturadas na forma de tarefas independentes, ou deixe-a ter um descanso na área de atividade livre. Mantenha como uma experiência positiva, tanto a hora do grupo quanto a hora de deixar o grupo. Permita que a criança deixe o grupo ANTES QUE se torne frustrada ou aborrecida. Para começar é melhor uma estadia curta no grupo. Ao mesmo tempo, não deixe simplesmente a criança sair sempre que quiser para zanzar pela a sala. Dar-lhe para fazer uma atividade definida é parte importante da sua programação diária. Este é o momento ideal para o “trabalho independente”.
7. As atividades de grupo continuarão, desta vez com um nível de linguagem mais elevado, apropriado para os alunos que ainda permanecem no grupo. O grupo pode ter tantos "níveis" quantos forem necessários. O(s) assistente(s) irá(ão) monitorar na área de atividade livre ou na “hora de brincar estruturada”, os alunos que deixaram o grupo para trabalhar em sua área de trabalho independente.
8. Se outros alunos com autismo remanescerem para continuar no grupo, garanta a continuação do uso de dicas visuais. Use objetos, figuras, e/ou palavra escrita.
9. Mostre a seqüência das atividades do grupo, na forma de uma lista concreta. Por exemplo, represente cada canção ou atividade com as dicas visuais (objetos, figuras, ou palavras) grudadas com uma tira de velcro, dispostas numa tira comprida de cartolina ou papelão resistente. Você retirará cada dica durante a atividade de grupo, conforme as atividades progredirem, da mesma maneira que seus alunos seguem suas programações ou sistemas de trabalho. Quando terminar a HORA do GRUPO, certifique-se de que a última dica represente o que virá em seguida. Uma dica para o gerenciamento na sala de aula é encaminhar seus alunos para a área de atividade livre depois que o grupo terminar. Uma vez que as crianças estiverem lá, você e seus assistentes podem certificar-se que está tudo pronto, antes encaminhar seus alunos para que chequem/verifiquem suas programações para continuar o dia.
10. Divirta-se! Escolha canções e atividades que você também goste!


II. GRUPOS DE “ATIVIDADE PARALELA”:
Estes grupos incluem atividades tipicamente vistas em "centros", exceto que estão adaptadas para o aluno com autismo usando um nível mais elevado de estrutura. As atividades devem ser estruturadas para promover maior independência e sucesso para o aluno com autismo, permitindo ao mesmo tempo atividades paralelas num contexto social.
Alguns exemplos são:
1. Grupo do quebra cabeças - diversos quebra cabeças são colocados em uma mesa de grupo. Os quebra cabeças são apresentados tal como seriam em uma sessão de trabalho independente. As peças do quebra cabeças são colocadas em uma caixa contendo o tabuleiro do quebra cabeças. Uma cesta de atividade concluída (ou cesta de Pronto) é colocada no final da mesa. A atividade do grupo termina quando todos os quebra cabeças estiverem na cesta de pronto. Várias crianças podem trabalhar nesta mesa ao mesmo tempo.
2. Grupos de Duplas - são colocadas na mesa diversas cestas ou caixas pequenas de sapato para atividades em dupla. Cada cesta contém um ou mais gabaritos (referências/modelos a seguir) com as partes correspondentes para a dupla. Crie uma variedade de gabaritos para fazer muitos modelos diferentes. As crianças do "Grupo de Duplas" escolhem uma caixa, seguem o gabarito, e colocam o modelo terminado na cesta de pronto que é colocada no final da mesa. Se quiser trabalhar habilidades "mais criativas" com alunos mais velhos ou mais habilidosos, você pode ensiná-los a inventar e desenhar seus próprios gabaritos para que outros alunos os sigam.
3. Grupo de Jogos de Encaixe - diversos quadros com diferentes padrões são colocados nos recipientes correspondentes. A mesma idéia que nos grupos acima.
4. Outros grupos incluem: Grupo de cartões de Loto/bingo, grupo de brinquedos de montar, etc...


III. "GRUPOS DE ATIVIDADE COMPARTILHADA”:
Estes grupos são similares aos grupos de atividade comum como os descritos acima, exceto por demandar um nível mais alto de habilidades sociais. Ao invés das crianças trabalharem com atividades semelhantes, mas separadas, este grupo demanda que duas (ou mais) crianças trabalhem na mesma atividade. Não necessitam realizá-la alternando a vez de cada uma, mas irão completar, ao mesmo tempo, o mesmo “quebra cabeças” ou jogo de encaixe. Os materiais devem ser suficientemente grandes para acomodar mais de uma criança, tal como um quebra cabeças grande, ou um jogo de encaixe grande. Ao iniciar uma criança com autismo neste tipo de atividade compartilhada, é muito importante que a criança já seja capaz de terminar a atividade por ela mesma. O elemento adicionado, trabalhar com uma outra pessoa, está na realidade ensinando à criança uma habilidade totalmente nova. Para muitas crianças com autismo pequenas, este tipo de grupo é difícil. Comece com pequenos passos.


IV. SUAS IDÉIAS:
Se estiverem apropriadas ao nível de desenvolvimento, muitas idéias de atividade em grupo podem ser adaptadas para o aluno com autismo. Lembre-se dos princípios básicos do ensino estruturado, e lembre-se de torná-las VISUAIS. Olhe através dos olhos do aluno com autismo e estruture a atividade, assim ele irá compreender claramente o que é esperado dele. Certifique-se de incluir uma maneira para que o aluno saiba quando terminou e o que deve fazer em seguida.


Tradução: Cristiane Donato Zia
Revisão: Marialice de Castro Vatavuk

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mensagem para a Reunião de Pais e Mestres

Escutar

Escutar é talvez o mais bonito presente que nós podemos fazer a alguém. É lhe dizer: você é importante para mim, você é interessante, eu estou feliz que você esteja aqui...
Escutar é começar por se calar... Você notou como os diálogos estão repletos de expressão desse gênero: “É, como eu, quando...” ou “Bem, isso me lembra o que me aconteceu...”
Escutar é começar a reter seu pequeno cinema interior, seu monólogo transportável, para se deixar transformar pelo outro. É aceitar que o outro entre em nós, como se ele entrasse em nossa casa e ali se instalasse um instante, sentando-se em nossa poltrona e tomando-a à vontade.

Escutar é verdadeiramente abandonar o que nos ocupa para dar todo o nosso tempo ao outro. É como um passeio com um amigo: caminhar em seu passo, próximo mas sem incomodar, deixar-se conduzir por ele, parar com ele, continuar, tudo por nada, a não ser por ele.
Escutar não é procurar responder ao outro, sabendo que ele tem em si mesmo as respostas às suas próprias questões. É recusar-se a pensar pelo outro, dar-lhe conselhos e mesmo querer compreendê-lo.
Escutar, é acolher o outro com um reconhecimento tal que ele se defina a si mesmo, sem o substituir para dizer-lhe o que ele deve ser. É estar aberto positivamente a todas as idéias, todos os assuntos, todas as experiências, todas as soluções, sem interpretar, sem julgar, deixando ao outro o tempo e o espaço para encontrar o caminho que é seu.
Escutar não é querer que alguém seja como este ou aquele, é aprender a descobrir nele suas qualidades específicas. Estar atento a qualquer um que sofra não é dar uma solução ou uma explicação ao seu sofrimento, é permitir-lhe dizê-lo e encontrar ele mesmo seu próprio caminho para libertar-se.
Aprender a Escutar alguém é o exercício mais útil que nós podemos fazer para nos libertamos de nossos próprios interesses.
Escutar é dar ao outro o que talvez não nos foi ainda jamais dado: de aceitação, de tempo, de uma presença afetuosa.
É aprendendo a escutar os outros que nós chegaremos a nos escutar: nosso corpo e todas as nossas emoções. É o caminho para aprender a escutar a terra e a vida. É se tornar poeta. É dizer, sentir o coração e ver a alma das coisas. Aquele que sabe escutar doando-se não vive mais na superfície. Ele comunica a vibração interior de todo vivente. Então escute o que teu (tua) filho(a) tem para lhe dizer a todo instante.