sábado, 16 de junho de 2012
domingo, 10 de junho de 2012
sábado, 9 de junho de 2012
PROJETO: ANIMAIS
PROJETO OS ANIMAIS E A EDUCAÇÃO INFANTIL
Tema:
Os animais e a Educação Infantil
Disciplinas: Os animais e a Educação Infantil
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências , Ed. Artística e Literatura Infantil
Duração:
Março a Junho
Temas Transversais:
Ética, Cidadania , Meio Ambiente, Natureza e Sociedade
Séries:
Jardim I, II e Pré
Apresentação do projeto:
Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo. Partindo de dois contextos que serão assuntos culminantes para o desenvolvimento do projeto: Páscoa e o passeio ao Jardim Zoológico.
A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo, que se destacaram no passeio ao Jardim Zoológico e o coelho que estará presente na comemoração da Páscoa.
A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.
Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.
Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo. Partindo de dois contextos que serão assuntos culminantes para o desenvolvimento do projeto: Páscoa e o passeio ao Jardim Zoológico.
A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo, que se destacaram no passeio ao Jardim Zoológico e o coelho que estará presente na comemoração da Páscoa.
A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.
Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.
Justificativa:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.
O passeio(Zoológico) facilitará o acesso às informações relativas ao tema.
A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.
O passeio(Zoológico) facilitará o acesso às informações relativas ao tema.
A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.
- Definir de diversos animais suas principais características;
- Diferenciar vertebrados e invertebrados;
- Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
- Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.
- Comparar diversos tipos de animais através da observação;
- Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
- Identificar as características específicas de cada grupo de animais;
- Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos , terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animais.
- Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
- Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
- Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
- Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
- Classificar animais;
- Desenvolver atividades lúdicas;
- Desenvolver atividades matemáticas;
- Montar jogos, tabelas e gráficos;
- Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
- Estabelecer ordem crescente e decrescente;
- Comparar pesos e medidas;
- Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
- Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;
- Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
- Assistir a uma peça teatral;
- Associar escrita de nomes , letras e textos;
- Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
- Visitar um Zoológico ;
Atitudes:
- Preocupar-se com a preservação da natureza;
- Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
- Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
- Classificar diferentes animais pelas suas características(Diferenças e semelhanças);
- Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
- Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;
- Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
- Identificar como vivem os animais.
- Livros didáticos e para didáticos;
- CDs/ som
- Televisão/filmes
- Sucatas
- Papéis diversos
- Internet/computador/softwares
- Folhas xerocadas
- Tintas e pincéis
- Lápis coloridos e giz de cera
- Hidrocor
- Máquina fotográfica
- Painéis
- Vídeo
- Revista/ jornais
- Livros de literatura infantil
- Cola
- Tesoura
- Lixas d`água
- Espelho
- Filmadora
- Fichas, figuras
- Tecidos
- Isopor
- Manta acrílica
Passeios:
¨ Jardim Zoológico
¨ Teatro: Peça relacionada ao tema como A Dona Baratinha
Exposições:
¨ Bonecos
¨ Maquetes
¨ Álbum
¨ Livros confeccionados na escola
Apresentações de :
¨ Peças Teatrais
¨ Dedoches
¨ Fantoches
¨ Contando histórias
¨ Músicas
¨ Fotos
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
- Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
- Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
- Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
- Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.
quinta-feira, 7 de junho de 2012
Bolo de fubá
Essa receita é bem fácil e pode ser feita com os alunos, só precisa de um fogão ou forno elétrico (cantina da escola) e um liquidificador. É uma dica para trabalhar com um prato típico do mês de junho. Pode apostar que será pura alegria! Sugiro que você faça um bilhetinho e peça os ingredientes aos alunos, onde cada um ficará responsável por um ingrediente específico.
Bater todos os ingredientes no liquidificador colocar em forma untada levar ao forno por 40 minutos.
- 3 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de óleo
- 2 xícaras de fubá
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de fermento (sopa)
- 3 colheres de queijo ralado ( minas curado)
- 1 xícara de leite
- 1 pitada de sal
Bater todos os ingredientes no liquidificador colocar em forma untada levar ao forno por 40 minutos.
quarta-feira, 6 de junho de 2012
terça-feira, 5 de junho de 2012
Modelo Cartaz em EVA: Ajudante do Dia
Veja mais um modelo de cartaz em EVA para enfeitar a sala de aula. Acompanhe o passo a passo desse lindo cartaz de ajudante do dia.
Materiais: EVA nas cores amarelo, roxo, vermelho, verde, pele, lilás, marrom e preto. Caneta permanente preta, tesoura, cola quente, blush(maquiagem).
1. Transfira e recorte os moldes para o EVA.
2. Com a tesoura recorte as peças de EVA e cole (cola quente) na folha de EVA roxo.
3. Para fazer os detalhes do rostinho, utilize caneta permanente preta. Passe blush (maquiagem) nas bochechas.
4. Faça potinhos de tinta branca nos olhos e bochechas para dá brilho na peça.
Moldes:
fonte: www.painelcriativo.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)