segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Projeto Planeta Bicho e a África do Sul



Justificativa
Quando uma criança ouve ou lê uma história, não só aprimora a linguagem, mas também amplia a sua visão de mundo. Objetivamos exercitar as múltiplas capacidades de compreensão do texto e a interpretação de imagens, estimular a criatividade, desenvolver a expressão oral e escrita.
Objetivo Geral
Compreender as principais diferenças e semelhanças entre os animais, fazendo-os distinguir cada grupo.
Objetivos pedagógicos:
·         Estimular a capacidade de observação da natureza e dos seres vivos;
·         Exercitar a leitura;
·         Instigar a criatividade dos alunos e trabalhar a expressão oral e escrita com a criação de histórias, de trabalhos manuais e elaboração de pesquisas;
·         Valorizar a interdisciplinaridade;
·         Despertar o senso crítico dos alunos, de modo que sua aprendizagem e seu comportamento estejam pautados na ética, no respeito às diferenças, para o desenvolvimento pleno do exercício da cidadania a que todos têm direito;
·         Conhecer sobre animais domésticos e selvagens, vertebrados (e suas classificações) e invertebrados;
·         Ampliar os conhecimentos geográficos sobre a África do Sul;
·         Realizar diversas atividades artísticas e escritas que tenham como ponto partida os animais do livro e da África do Sul;
·         Aprender que devemos cuidar e respeitar os animais para que eles não cheguem a ser extintos;
Etapas:
·         Análise da capa, título e imagens do livro “Planeta Bicho”;
·         Leitura do livro em sala de aula;
·         Identificação dos animais que aparecem no texto;
·         Exploração do que é um poema;
·         Aula passeio ao Zoológico, com pesquisa de campo;
·         Registros escritos, fotográficos e por desenho;
·         Criação de caixas mágicas para exposição na Jornada Científica;
·         Elaboração de textos coletivos e em grupos;
·         Criação de animais com sucata;
·         Confecção de cartazes;
·         Pesquisas sobre os animais do livro e da África do Sul, além de outras pesquisas pertinentes à temática;
Atividades:
  • ·         Apresentar e analisar a capa do livro, mostrando e lendo o nome do autor e o título. Citar o nome do ilustrador. Propor aos alunos que comentem a ilustração da capa.
  • ·         Colocar em debate o título “Planeta Bicho” – Por que esse título? Do que trata?
  • ·         Solicitar aos alunos que folheiem o livro e que observem as ilustrações. Pedir que identifiquem os animais presentes nelas.
  • ·         Pedir que observem como é o ambiente onde os animais habitam, retratados nas ilustrações.
  • ·         Propor a leitura  coletiva do livro. Perguntar o que entenderam da história. Pedir que identifiquem o tipo textual, fazer as intervenções necessárias sobre o que é um poema, se possui rima ou não, organização dos versos e das estrofes, etc;
  • ·         Sortear os animais (18 animais) que aparecem no texto para que criem uma história sobre o animal sorteado: sua vida, seus hábitos, sua família, sua casa. Na verdade os alunos vão criar outra história a partir da que é contada no livro.
  • ·         Em trios, os alunos deverão fazer no canson o reconto do poema sobre animal que será definido (reescrever o poema e a ilustração);
  • ·         Ainda sobre o animal definido para cada trio, eles deverão fazer  uma pesquisa o animal (eles farão a pesquisa individualmente, em casa, e devem trazer para a sala para a formatação de uma única pesquisa que irá ser exposta na Jornada Científica). Na pesquisa deverá constar: nome do animal, quantas patas possui, cobertura da asa, habitat natural, como se locomove, países onde podemos encontrar na natureza, alimentação, se é um animal selvagem ou doméstico, a que classe pertence (vertebrados ou invertebrados, se for vertebrados classificar se é mamífero, réptil, anfíbio, ave ou peixe), ao final deverá trazer figuras e/ou desenhar;
  • ·         Fazer um passeio ao Zoológico de Brasília, para fazer uma pesquisa de campo sobre os animais que vimos no livro “Planeta Bicho” e os animais da África;
  • ·         Na pesquisa de campo os alunos receberão uma ficha que deverá ser preenchido com que será visto ou que investigará no Zoológico;
  • ·         Registro fotográfico dos animais que aparecem no livro e que são originários da África do Sul, para a montagem de um mural na Jornada Científica/ Chocolate com letrinhas;
  • ·         Texto coletivo de cada turma “Nosso safári ao Zoológico de Brasília.
  • ·         O tema deste ano para a Jornada Científica será África do Sul, mas faremos dentre várias atividades uma conexão entre o livro Planeta Bicho e os animais existentes na África do Sul, por isso as pesquisas e o passeio ao Zoológico;
  • ·         Pesquisa sobre o animal da África do Sul que será definido para cada trio de alunos; (animais para o sorteio: elefante, leão, girafa, búfalo, leopardo, rinoceronte, hipopótamos, zebra, baleia, tubarões brancos, golfinhos, cobras, insetos, chimpanzés e gorilas, hienas, cães selvagens, raposa e raposa africana, chacal, guepardo, flamingos rosas, tigre africano, impala, gato dourado, urso formigueiro, javali, lagarto africano, kudu, lagosta africana, ave africana jurong, águia africana, Ave Bufaga de Bico Amarelo, Uganda).
  • ·         Elaboração de um poema ou poesia sobre o animal africano;
  • ·         Construção de um mini safári com pequenos animais e plantas artificiais criados com sucata, balão, jornal, etc.;
  • ·         Criação das caixas mágicas para a exposição dos poemas e pesquisas sobre os animais do livro e da África do Sul;
  • ·         Em Matemática, trabalhar tabelas e gráficos sobre dados sobre os animais estudados, apresentar situações-problemas simples sobre a temática que estimulem o raciocínio lógico da criança. Elaboração de perguntas sobre os animais da África do Sul e sobre os animais que aparecem no livro;
  • ·         Em História, informar aos alunos que alguns destes animais estudados tiveram grande importância na história de determinados povos. Pedir uma pesquisa sobre o papel simbólico ou real que alguns animais têm ou tiveram em determinadas sociedades;
  • ·         Em Geografia, identificar onde se localiza a África do Sul no mapa-múndi, em qual continente está localizado, a distância dele para o nosso país, as características da savana (vegetação típica da África do Sul onde, geralmente, encontramos os animais estudados), fazer uma breve relação da savana com o nosso cerrado (vegetação típica do DF).
  • ·         Trabalhar também a questão da água na África do Sul e frisar a questão da necessidade básica da água na vida dos animais e das pessoas, preservação da água (campanha da ONU e UNESCO que instituiu o ano de Cooperação da Água).
  • ·         Faremos um trabalho paralelo para a Mostra Cultural sobre a África do Sul: conhecer melhor o país (pesquisar sobre aspectos gerais do país – economia, cultura, moeda, língua, população, mapa, bandeira,


Avaliação:
A avaliação será a partir de:
  • Participação em todas as atividades propostas pelo projeto;
  • Envolvimento nas tarefas;
  • Interesse e motivação com os jogos e brincadeiras;
  • Desenvolvimento da escrita e leitura;

Culminância do Projeto:

·         Exposição dos materiais confeccionados na Mostra Cultural e Literária


FFotos dos trabalhos produzidos pelos alunos e expostos na Mostra Cultural e Literária:



























domingo, 13 de outubro de 2013

Crocodilo gigante de papel pardo

O bicho que vou mostrar o passo a passo é o crocodilo.




O que você precisará:
-Folhas de papel pardo ou chambril (em alguns lugares ele é conhecido como layout)
- colar branca
- fita crepe ou texturizada
-jornal velho
-tinta guache
- pinceis ou rolinhos para pintura
- caneta permanente preta (para fazer os detalhes depois da tinta seca)

Vamos lá às etapas:

1º- Pegue as folhas na quantidade suficiente para o tamanho do bicho que deseja fazer. O crocodilo fiz com 3 folhas de papel pardo. Faça duas iguais, pois uma será para a frente do bicho e a outra para o fundo. Assim será mais fácil de fixar na parede.


2º - una as folhas usando fita crepe (ou: texturizada, dupla face ou mesmo cola).








3º - Faça o desenho do seu bicho ou amplie usando o PhotoScape (acesse esse link e veja o passo a passo da ampliação de imagens: http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2013/10/como-criar-um-molde-gigante.html).
Com a imagem ampliada, fiz o contorno e os detalhes do desenho no papel.



4º - Levei o desenho para os meus alunos pintarem (usaram tinta guache).
5º Secou? Agora é com você (para ficar mais caprichado)! Mas caso seus alunos já sejam grandes, eles também poderão fazer .Faça o contorno e os detalhes da sua girafa usando pincel permanente preto.




6º - Pegue as duas folhas: frente (onde tem o animal está pintado e a outra com o fundo liso), una as duas partes com o auxilio de um grampeador. Grampeie toda a volta do animal (para facilitar, retirei o excesso de papel).


7º - Recorte o crocodilo rente ao contorno. Prontinho 2 crocodilos de papel!


8º - Agora é a hora de encher com jornal amassado. Peça para seus alunos amassar pedaços de jornal, fazendo bolinhas.

9º- Após as bolinhas prontas,cole-as pelo lado de dentro deixando uma borda para a colagem das duas partes. (você também pode colar as bolinhas na parte que será o fundo do seu animal). Deixe secar por no mínimo 3 horas ou assim que a colar estiver completamente seca.
10º - Una as duas partes, passando cola na borda interna que você deixou e para não soltar a colagem use pregadores para auxiliar para ajudar a fixação.



11º - Assim que a colar secar o seu animal está pronto.


Veja os outros bichos que eu e meus alunos fizemos:





 Olha eles aí no corredor de entrada para a exposição:





Observação: somente o crocodilo grande foi confeccionado pela minha turma. A cachoeira, lago e demais crocodilinhos foram confeccionados pelas outras turmas e equipe pedagógica da escola, pois esse era o corredor de entrada para chegar na exposição sobre a África. 

Direitos das crianças


sábado, 12 de outubro de 2013

Como criar um molde gigante


Oi pessoas lindas!

Gente para fazer desenhos grandes, a pessoa tem que ter dom ou apelar para a tecnologia.
Na mostra cultural da escola que trabalho cada turma deveria confeccionar 4 bichos africanos grandes. A minha turma escolheu a girafa, o crocodilo, o elefante e o leopardo.Olha aí o desafio!!!

Mas como ADOOOOOOOOOORO a tecnologia, lembrei que no PhotoScape tem um recurso que auxilia a ampliar imagens do tamanho que a gente quiser. Então foi o que fiz, usei a tecnologia ao meu favor.

Querem aprender como usar esse recurso em prol de seu trabalho? Economizando o seu tempo e até dinheiro, pois muitos professores que não sabem ampliar imagens recorrem a outros que sabem e pagam para isso. O gasto que você terá será somente com a tinta da impressora, mas coloque no modo econômico e é só alegria.

Vamos lá para o passo a passo:

1º - Escolha a imagem na internet (preto e branca, sem pintura, para economizar na impressão)
Eu escolhi esses três animais (imagem tem o mínimo de preenchimento para economizar na impressão)



2º - abra o programa PhotoScape (baixe ele gratuitamente na internet, eu sempre baixo do site baixaki)


3º - Clique no ícone  DIVISOR


4º - Selecione a imagem


5º - escolha o tamanho da sua ampliação (cada retângulo é do tamanho de uma folha A4) – no programa digite quantas colunas e quantas linhas.


6º -Nesse momento a sua imagem aparece como será dividida. Se estiver do tamanho que você quer é só clicar em DIVISÃO.

7º - Pronto! Sua imagem foi ampliada e salva na mesma pasta onde estava salva a imagem original ou conforme configuração anterior (você pode escolher o local onde quer salvar sua imagem).
8º - Selecione as imagens e imprima!


9º - Monte as imagens uma ao lado da outra no chão para verificar se é necessário recortar alguma (s) borda (s). Recorte e organize novamente.
10 º - Agora, no verso de cada folha, na borda, passe fita dupla face, para montar a imagem. Pronto, agora sim sua imagem está ampliada e você criou um painel com ela. Essa imagem é ideal para ser usada como molde, mas se quiser montar um painel para outras finalidades também dá, é só ter cuidado com o acabamento. O meu eu usei para molde, o qual cortei depois, por isso usei fita crepe na frente para facilitar o processo.

 A girafa ficou com 1,70 m de altura

 Veja como ficou o crocodilo:





 Depois, risquei o molde no papel, os alunos pintaram e eu contornei
 Agora, recortado (ele tem 2,10 m de comprimento):

Veja o leopardo (ele tem 1,80 m de comprimento) depois de pintado e recortado:


Espero que este post tenha sido útil!