terça-feira, 8 de julho de 2014

Roletas para jogos

Oi pessoas lindas!!

Trouxe aqui algumas roletas que criei que poderão ser utilizadas em diversos jogos, como trilha, multiplicação, adição, subtração, dentre tantos é só usar a criatividade !!!
Para usá-las é só imprimir, colar num papel cartão (que é mais resistente), plastificar com papel contact e furar o centro (onde você usará um lápis ou caneta para fazer a roleta girar).
 Para ver em tamanho maior é só clicar na imagem

As roletas que estão abaixo estão em branco para que você use-as para preenchê-las de acordo com o seu jogo (uma tem 8 e a outra 9  espaços em branco)


Espero que tenham gostado!!!


domingo, 6 de julho de 2014

Fazendo um dado

Oi pessoas lindas!!!

Trouxe hoje um molde de dado para você confeccionar com as crianças dados de todos os tipos (com números, desenhos, etc)


sexta-feira, 4 de julho de 2014

Bingo da subtração

Oi pessoas lindas!!!

O jogo de hoje é bem simples para crianças que estão iniciando o processo da subtração. Você também poderá usar essa ideia e criar no Word ou Excel algumas tabelas com números maiores (caso queiram poderei está criando e postando aqui, é só deixar um comentário no final deste post).


quarta-feira, 2 de julho de 2014

Caderno para o projeto de leitura

Oi pessoas lindas!!!

Trouxe aqui para vocês um caderno que fiz para o projeto de leitura da escola onde trabalho:

_ Forrei o caderno com um tecidinho quadriculado que já tinha em casa e coloquei umas cantoneiras de papel criative que fiz (depois estarei postando como fazer as cantoneiras).



- Como estava correndo com muitas atividades para realizar, coloquei na capa algo bem simples que fiz em poucos minutos.: Um livrinho de EVA
- Para fazer é super simples: pegue um retângulo de EVA (usei amarelo, mas pode usar a cor que você preferir.
- Dobre ao meio para marcar o centro;

- Pegue um EVA branco e recorte um retângulo do tamanho de uma das abas do seu livrinho (por isso que deve ser marcado o centro);
- Passe cola quente de um lado e cole, e depois do outro lado também;

-Pegue uma tira de EVA (usei vermelho para destacar) e cole por dentro do livrinho. Isso dará um efeito de livro.


- Por dentro da capa, temos uma lista com os livros que estarão sendo emprestado aos alunos;


- É importante também fazer um controle com o nome dos alunos que já levaram o caderno, mas faça um controle para você também!

- Nas páginas seguintes, colei as orientações e a capa. Como iniciei esse projeto antes do recesso, temos poucas páginas prontas para mostrar para vocês, mas assim que der um mês do retorno, após esse recesso prolongado da Copa, estarei postando algumas fotos de como está indo o projeto.
- O aluno leva esse caderno, junto com o livro escolhido dentro de uma bolsa.

- Abaixo segue  a cartinha com algumas orientações que coloquei no caderno, sobre o projeto e como deverá ser realizado pelo aluno:

Srs. Pais, responsáveis e alunos,

A bolsa da leitura do nosso projeto “Amigo do Livro” estará passeando em sua casa por alguns dias, e para que esse trabalho, que tem finalidade de aprimorar o desenvolvimento da escrita e elevar o gosto pela leitura, segue abaixo algumas orientações sobre o nosso projeto para que o mesmo seja alvo de muito sucesso!!!
Além de estimular o processo da escrita e criar um hábito e o gosto pela boa leitura, o projeto tem como objetivo desenvolver a linguagem oral das crianças, ampliar o vocabulário, ajudar na produção de trabalhos artísticos, desenvolver a capacidade psicomotora e a ampliação do conhecimento de mundo das crianças que ainda aprenderão a confrontar realidade e fantasia.
A bolsa da leitura constitui-se basicamente em uma bolsa para ir à casa do aluno, juntamente com um livro de literatura e o caderno de registros. Ao retornar à escola o aluno deverá levar para a sala de aula a bolsa e dentro dela o registro dos momentos mais importantes desta construção.
O trabalho com a literatura, o brincar de faz de conta é necessário porque imitar diferentes situações permite-nos construir nossa história de vida e outras pequenas histórias, além de participar de atividades de curta duração que envolve tanto o coletivo (inclusive juntamente com a família), com momentos de negociações e limites, permitindo-lhe, assim, maior descontração e autonomia.

REGRINHAS PARA A REALIZAÇÃO DO NOSSO PROJETO:

  • ·       Após a leitura do livro, cabe ao aluno fazer o registro no caderno com apoio, orientação e participação da família;
  • ·     Quando for passar o seu texto para o caderno, escreva-o numa folha a parte, peça que a mamãe, papai ou alguém mais velho corrija os erros e só assim passe a limpo no caderno coletivo;
  • ·         Faça um cabeçalho, respeite as margens da folha, separe as sílabas corretamente quando você tiver que mudar de linha;
  • ·         Não se esqueça do título e o nome do autor do livro  que deverá aparecer logo abaixo do mesmo;
  • ·         Evite copiar partes inteiras do livro, escreva o seu texto com suas palavras;
  • ·         Ser responsável, respeitando o prazo de devolução para não atrapalhar o processo;
  • ·         Ter cuidado e capricho no momento do registro para que nosso trabalho esteja sempre bonito e organizado;
  • ·         Cuide bem do caderno, do livro e da bolsa, pois se lembre: eles são de toda a turma;
  • ·         Faça o registro usando toda a criatividade por meio de DESENHOS, FOTOS, RECORTES QUE TENHAM RELAÇÕES COM A HISTÓRIA OU COM O MOMENTO DA LEITURA, COMENTÁRIOS SOBRE AS REAÇÕES DA SUA CRIANÇA DURANTE A LEITURA DO LIVRO, DEPOIMENTOS E OUTROS RECURSOS QUE CONSIDERAREM IMPORTANTES;
  • ·         Não arranque as folhas do caderno e nem escreva nas páginas do livro;
  • ·         Não os deixe sujar, amassar ou formar dobraduras no cantinho das páginas;
  • ·         Papai, mamãe ou responsável ajude o(a) aluno (a) a entender o texto e fazer as devidas correções na escrita do caderno. Participe!!!
  • ·         Data de devolução: até uma semana após o empréstimo.


 - Esse é a capa interna que colei no caderno (imprimi no papel criative lumi para ficar mais atrativo):



Espero que tenham gostado!!!



Bingo dos Substantivos

Oi pessoas lindas!!!

Durante esta semana estarei postando alguns jogos pedagógicos que poderão ser úteis para trabalhar com seus alunos (ou filhos).

Hoje trouxe para vocês um bingo para trabalhar os substantivos. É muito simples para jogar com as crianças, basta imprimir as cartelas e as fichas (na primeira página que está logo abaixo tem todas as orientações). Ideal para crianças que estejam cursando o 4º ou 5º ano que já viram os diferentes tipos de substantivos.
Sugiro também que cole as cartelas em um papel mais resistente (cartolina ou papel cartão) e plastifique com papel contact.
Para ver em tamanho normal é só clicar na imagem. Para imprimir o ideal é salvar no seu computador, ver o tamanho desejável e imprimir.




terça-feira, 1 de julho de 2014

Instrumento musical com sucata: Gri-gri



O GRI-GRI

ERA UMA VEZ...


O GRI-GRI é um brinquedo musical. Antigamente era feito em cana ou madeira. A técnica de construção deste instrumento faz lembrar uma velha maneira de atar as pernas das cadeiras, quando se partiam e eram coladas o "grude", antiga cola à base de gelatina de matérias animais, que se dissolvia em água e se aplicava aquecida em "banho maria". A maneira de atar era a seguinte: dar várias voltas com um cordão em torno das pernas que previamente tinham levado cola ou grude. Para aumentar a tensão desse cordão, passava-se por ele uma tábua que tinha a função de o torcer.
Ora o Gri-Gri é construído baseado nesta técnica. Além disso não necessita de "grude" ou "banho-maria".


MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Palito de picolé, dois elásticos fortes e uma caixa de fósforos vazia.



MODO DE FAZER:
Passa o elástico pelo palito de picolé dando duas voltas. Depois que abrir a caixa de fósforos coloca-o sobre a mesma dando, ao elástico, o número de voltas necessárias para que fique bem preso (o número de voltas depende do comprimento do elástico). Depois, desloca o elástico juntamente com o palito para a extremidade fechada da caixa. Assim, uma das extremidades do palito fica livre e a outra sobre a caixa.



COMO TOCAR
Segura a caixa de fósforos com a mão esquerda e com o polegar da mão direita bate duas vezes seguidas, de maneira contínua. O som é parecido ao do grilo... grigri... grigri... grigri.


Instrumento musical com sucata: num-num





NUM-NUM


O Num-Num é um brinquedo utilizado pelas crianças, para brincarem de orquestras ou bandinha. Era também utilizado antigamente, em Portugal, pelos "ROBERTOS" ( feirantes ou vendedores de rua que utilizavam o Num-Num para modificar a voz).



MATERIAIS:


Um rolo de cartão ( papel de cozinha ou filme plástico)
Uma garrafa de água de 1/2 litro (plástico)



FERRAMENTAS :


Um canivete ou faca, cola de contacto e lixa nº 150



MODO DE FAZER:


Abre-se um orifício com cerca de 3 cm de lado, que deve ser tampado depois com um papel celofane.


Cole com cola quente, para colar bem o celofane.


O bom som do teu Num-Num está no fato de não haver fugas de ar pelo buraco que você abriu no cartão.


Corte a garrafa cerca de 5 cm depois do gargalo e cole essa parte ao tubo de cartão, crie um pavilhão sonoro igual ao dos instrumentos de sopro que têm a função de ampliar o som.



DECORAÇÃO
Use a sua imaginação ! Cuidado apenas com o celofane, não coloque nada sobre ele, pois deve ficar livre para poder vibrar.



COMO TOCAR
Encosta a tua boca à extremidade mais próxima do celofane e tenta cantar uma canção ou fale bem alto.
FONTE:
Veja esse e outros instrumentos feitos com sucata no site:

quarta-feira, 18 de junho de 2014

História das Copas do Mundo e almanaque com curiosidades


De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol.

 A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association).
 A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 13 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.
 Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.
 O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
 Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça.
 Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores ( Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.
 Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o pais anfitrião: a França.
Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coreia do Sul, liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil sagrou-se pentacampeão ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0.
 Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.
 Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo foi realizada no continente africano. A África do Sul foi a sede do evento que ocorreu entre os dias 11 de junho e 11 de julho de 2010. A Espanha tornou-se, pela primeira vez na História, campeã mundial.
 Em 2014, a Copa do Mundo está sendo realizada no Brasil. O evento retorna ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que ocorreu a última copa no Brasil.

Curiosidades sobre a História da Copa do Mundo de Futebol

- O recorde de gols numa mesma Copa é do francês Fontaine com 13 gols (marcados na Copa de 1958). Já o recorde geral da História de todas as Copas é do brasileiro Ronaldo com 15 gols.
 - O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo.
 - O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco.
 - A Itália foi quatro vezes campeã mundial. A Alemanha foi três vezes, seguida das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e França possuem apenas um título cada.
 - A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos.
 - As Copas do Mundo da França (1998) e Japão / Coreia do Sul (2002) foram as únicas que tiveram a participação de 32 seleções. A Copa do Mundo da Alemanha de 2006 e da África do Sul de 2010 tiveram o mesmo número de seleções participantes (32).
 - As maiores goleadas na história da Copa do Mundo de Futebol foram: Hungria 10 x 1 El Salvador (Copa de 1982); Iugoslávia 9 x 0 Zaire (Copa de 1974); Hungria 9 x 0 Coreia do Sul (Copa de 1954); Alemanha 8 x 0 Arábia Saudita (Copa de 2002); Suécia 8 x 0 Cuba (Copa de 1938); Portugal 7 x 0 Coreia do Norte (Copa de 2010) e Polônia 7 x 0 Haiti (Copa de 1974).
 - A maior goleada imposta pela seleção brasileira ocorreu no Maracanã, durante a Copa do Mundo de 1950 realizada em nosso país. No quadrangular final, o Brasil venceu a Suécia pelo placar de 7 a 1.

Os campeões de todos os tempos

Uruguai (1930) / Itália (1934) / Itália (1938) / Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil (1962) / Inglaterra ( 1966) / Brasil (1970)/ Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itália (1982) / Argentina (1986) / Alemanha (1990) / Brasil (1994) / França (1998) / Brasil (2002), Itália (2006), Espanha (2010).




http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historiadacopa.htm

Outras curiosidades do Almanaque da Copa:










terça-feira, 17 de junho de 2014

Mural de Festa Junina

Oi pessoas lindas!!!

Trouxe hoje para vocês como ficou o meu mural de Festa Junina que teve a Solidariedade como tema principal.
Em breve posto o passo-a-passo de como fazer os bonequinhos...
Beijinhos

Caixinha em formato de camisa

Oi pessoas lindas!!!

Olha que ideia legal que achei no Facebook:

terça-feira, 3 de junho de 2014

Desenhos com o tema Copa do Mundo para colorir

Oi pessoas lindas!!!

Hoje trouxe para vocês outros desenhos, que achei na web, para a criançada pintar com o tema "Copa do Mundo 2014"...






 As atividades abaixo foram extraídas dos sites que constam nas imagens.