Mais atividades para trabalhar o sistema monetário...
quarta-feira, 13 de maio de 2015
SISTEMA MONETÁRIO - parte 1
O dinheiro é o meio usado na troca
de bens, na forma de moedas ou notas (cédulas), usado na compra de bens,
serviços, força de trabalho, divisas estrangeiras ou nas demais transações
financeiras, emitido e controlado pelo governo de cada país, que é o único que
tem essa atribuição. É também a unidade contábil. Seu uso pode ser implícito ou
explícito, livre ou por coerção. Acredita-se que a origem da palavra remete à
moeda portuguesa de mesmo nome (o dinheiro).
É uma conteúdo que as crianças gostam muito de estudar, principalmente se for trabalhado de uma forma lúdica, como a criação de um mercadinho na sala de aula, conhecer um mercado de verdade, aqui em Brasília podemos visitar o Banco Central e conhecer o Museu de Valores, dentre muitas outras atividades que podem ser trabalhadas para enriquecer o conhecimentos dos alunos.
Você poderá, também, contar histórias que
abordem o tema, como: O dinheiro – Aprenda a cuidar do seu dinheiro brincando,
O menino do dinheiro, Como se fosse dinheiro, Almanaque Maluquinho: Prá que
dinheiro?
E para facilitar a sistematização desse conteúdo, segue abaixo algumas atividades que achei na net:
terça-feira, 12 de maio de 2015
Criações da minha turma para o Dia das Mães
Oi gente!!!
O dia das mães já passou... mas como foi muito corrido não deu tempo de postar as criações da minha turma para essa data tão especial..
O tema do Dia das Mães deste ano na escola que trabalho foi "Um doce de mãe", por isso as turmas do 3º ano ano fizeram um produção de texto com a temática "Receita de mãe", onde os alunos deveriam produzir um texto como as características mais marcantes da mãe de cada um, como se fosse uma receita (com ingredientes e modo de preparo).
Abaixo eles prepararam uma capa para produção, como se fosse um livrinho de receitas:
O dia das mães já passou... mas como foi muito corrido não deu tempo de postar as criações da minha turma para essa data tão especial..
O tema do Dia das Mães deste ano na escola que trabalho foi "Um doce de mãe", por isso as turmas do 3º ano ano fizeram um produção de texto com a temática "Receita de mãe", onde os alunos deveriam produzir um texto como as características mais marcantes da mãe de cada um, como se fosse uma receita (com ingredientes e modo de preparo).
Abaixo eles prepararam uma capa para produção, como se fosse um livrinho de receitas:
Eles fizeram também uma chaleira com uma linda e doce mensagem para entregar para as mães:
A mensagem é de encaixe, para a mãe puxar a tampinha e ter uma surpresinha:
Estas são algumas das produções feitas por eles:
E para finalizar, cada aluno preparou uma camiseta para a apresentação do Dia das Mães, eles fizeram uma linda apresentação para suas mães na última sexta-feira, dia 08 de maio.
domingo, 10 de maio de 2015
sexta-feira, 8 de maio de 2015
quinta-feira, 7 de maio de 2015
Mensagens para o Dia das Mães - Parte 2
Oi gente!!!
Trouxe mais algumas mensagens para o Dia das Mães achei pela web para compartilhar com vocês...
quarta-feira, 6 de maio de 2015
Dia da Abolição da escravatura
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA
No dia 13 de maio comemora-se o dia da abolição da escravatura. Conheça mais sobre esta data:
A escravidão no Brasil teve início a partir da colonização, quando alguns grupos indígenas foram escravizados pelos colonizadores que aqui chegaram. Os protestos da Igreja católica, a crescente resistência dos índios à escravidão e o crescimento do tráfico negreiro, substituiu a mão-de-obra indígena pela mão-de-obra negra.
Os escravos negros eram capturados nas terras onde viviam na África e trazidos à força para as Américas em grandes navios negreiros, em condições miseráveis e desumanas; muitos morriam durante a viagem, vítimas de doenças, maus tratos e fome.
Além da mão-de-obra fundamental nas plantações de cana-de-açúcar e algodão, o escravo era uma mercadoria que podia ser vendida, alugada, doada e leiloada.
O escravo era visto na sociedade colonial como símbolo de poder e prestígio; quanto maior o número de escravos, maior a importância social de quem os possuía.
Por mais de três séculos, o trabalho escravo foi predominante na sociedade brasileira e o Brasil foi o último país da América a abolir a escravidão, quando, no dia 13 de maio de 1888, foi sancionada a Lei Áurea pela princesa Isabel, filha de D. Pedro II.
A lei determinou a libertação imediata dos cerca de 700 mil escravos que existiam no Brasil.
No dia 13 de maio comemora-se o dia da abolição da escravatura. Conheça mais sobre esta data:
A escravidão no Brasil teve início a partir da colonização, quando alguns grupos indígenas foram escravizados pelos colonizadores que aqui chegaram. Os protestos da Igreja católica, a crescente resistência dos índios à escravidão e o crescimento do tráfico negreiro, substituiu a mão-de-obra indígena pela mão-de-obra negra.
Os escravos negros eram capturados nas terras onde viviam na África e trazidos à força para as Américas em grandes navios negreiros, em condições miseráveis e desumanas; muitos morriam durante a viagem, vítimas de doenças, maus tratos e fome.
Além da mão-de-obra fundamental nas plantações de cana-de-açúcar e algodão, o escravo era uma mercadoria que podia ser vendida, alugada, doada e leiloada.
O escravo era visto na sociedade colonial como símbolo de poder e prestígio; quanto maior o número de escravos, maior a importância social de quem os possuía.
Por mais de três séculos, o trabalho escravo foi predominante na sociedade brasileira e o Brasil foi o último país da América a abolir a escravidão, quando, no dia 13 de maio de 1888, foi sancionada a Lei Áurea pela princesa Isabel, filha de D. Pedro II.
A lei determinou a libertação imediata dos cerca de 700 mil escravos que existiam no Brasil.
Assinar:
Postagens (Atom)