quarta-feira, 27 de maio de 2015

Convites para sua festa junina

Oi gente!!!

Semana passada postei alguns modelinhos de convite para as crianças pintarem, hoje trouxe modelos que achei na internet já prontos para editar e imprimir ou só imprimir e preencher à mão:
















terça-feira, 26 de maio de 2015

Músicas juninas

Oi gente!!!

Hoje trouxe para vocês trabalhar com seus alunos algumas musiquinhas infantis juninas. Além de cantá-las, poderão ser usada para trabalhar palavras, interpretação textual, dentre outras coisas que você quiser:















sábado, 23 de maio de 2015

Projeto animais


Tema:
Os animais e a Educação Infantil

Disciplinas:
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências , Ed. Artística e Literatura Infantil

Duração:

Março a Junho

Temas Transversais:
Ética, Cidadania , Meio Ambiente, Natureza e Sociedade

Séries:

Educação Infantil e 1º ano inicial


Apresentação do projeto:
Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo.

A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.

Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.


Justificativa:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.

O passeio(Zoológico)  facilitará o acesso às informações relativas ao tema.

A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.

Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.


Objetivos:

  • Definir de diversos animais suas principais características;
  • Diferenciar vertebrados e invertebrados;
  • Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
  • Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização
Conceitos:

  • Comparar diversos tipos de animais através da observação;
  • Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
  • Identificar as características específicas de cada grupo de animais;
  • Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos , terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animais
Procedimentos:

  • Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
  • Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
  • Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
  • Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
  • Classificar animais;
  • Desenvolver atividades lúdicas;
  • Desenvolver atividades matemáticas;
  • Montar jogos, tabelas e gráficos;
  • Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
  • Estabelecer ordem crescente e decrescente;
  • Comparar pesos e medidas;
  • Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
  • Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;
  • Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
  • Assistir a uma peça teatral;
  • Associar escrita de nomes , letras e textos;
  • Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
  • Visitar um Zoológico e Fazendinha dos Bichos;
Atitudes:

  • Preocupar-se com a preservação da natureza;
  • Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
  • Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
  • Classificar diferentes animais pelas suas características(Diferenças e semelhanças);
  • Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
  • Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;
  • Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
  • Identificar como vivem os animais
Conteúdos relacionados ao projeto:

Português (linguagem oral e escrita)

1. Jardim I

  • Nomes (início a formação do próprio nome)
  • Letras iniciais de várias nomenclaturas
  • Reescrita coletiva(textos, filmes, histórias)
  • Escrita espontânea
2. Jardim II

  • O nome
  • Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas
  • Observação e manuseio de livros
  • Histórias
  • Situações do cotidiano que envolvam leitura e escrita;
  • As letras, o alfabeto
3. 1º ano inicial

  • Formação de palavras , frase e pequenos textos
  • Números de letras e sílabas
  • Ordem alfabética
  • Interpretação de textos
  • Letras maiúsculas e minúsculas
  • Substantivo próprio e comum
  • Reescrita de textos e músicas
  • Rimas
  • Leitura

Matemática


4. Jardim I

  • Quantidades
  • Cores
  • Texturas
  • Espessuras
  • Tamanho
  • Altura e comprimento
  • Peso
  • Temperatura
  • Orientação
  • Conjunto
  • Formas geométricas;
5. Jardim II

  • Cores
  • Formas geométricas simples
  • Quantidade
  • Tamanho
  • Altura e comprimento
  • Espessura e largura
  • Peso
  • Temperatura
  • Orientação espaço- tempo
  • Distância
  • Conjunto
  • Numerais associados a quantidade
6. 1º ano inicial

  • Quantidade
  • Numerais( leitura e escrita)
  • Interpretação de gráficos ou tabelas
  • Adição
  • Subtração
  • Formas geométricas
  • Situações problemas
  • Ordem crescente, decrescente
  • Sucessor e antecessor
  • Maior e menor
  • Conjunto

Ciências Naturais e os temas transversais(natureza e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania.

7. Jardim I , Jardim II e 1º ano inicial

  • Moradia(habitat)
  • Órgãos do sentido
  • Alimentação
  • Conservação
  • A proteção da fauna
  • Animais em extinção
  • Partes do corpo
  • O dia e a noite
  • Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
  • A família e os bichos de estimação
  • Locomoção dos animais
  • Classificação dos animais: Reptéis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.
  • Espécies extintas
  • Origem dos animais
  • Metamorfose
  • Grupos sociais
Atividades:

  • Dinâmicas de grupo;
  • Pesquisas;
  • Leituras informativas;
  • Jogos diversos;
  • Quebra - cabeça;
  • Calendários;
  • Atividades matemáticas;
  • Seqüência de figuras;
  • Desenhos dirigidos e espontâneos;
  • Recorte e colagem;
  • Observação e relatórios;
  • Cruzadinha;
  • Caça- palavras;
  • Produção de texto;
  • Dobraduras(origami);
  • Máscaras, fantoches e dedoches;
  • Móbiles;
  • Músicas;
  • Poesias;
  • Liga pontos;
  • Pinturas;
  • Listagens;
  • Dramatizações;
  • Leituras diversas;
  • Passeios relacionados ao tema;
  • Escrita espontânea;
  • Mímicas;
  • Fábulas, contos, histórias;
  • Ditado diagnóstico;
  • Painéis, tabelas e gráficos;
  • Uso do tangran
Adivinhações.

Material didático/ recursos:


  • Livros didáticos e para didáticos;
  • CDs/ som
  • Televisão/filmes
  • Sucatas
  • Papéis diversos
  • Internet/computador/softwares
  • Folhas xerocadas
  • Tintas e pincéis
  • Lápis coloridos e giz de cera
  • Hidrocor
  • Máquina fotográfica
  • Painéis
  • Vídeo
  • Revista/ jornais
  • Livros de literatura infantil
  • Cola
  • Tesoura
  • Lixas d`água
  • Espelho
  • Filmadora
  • Fichas, figuras
  • Tecidos
  • Isopor
  • Manta acrílica

Passeios:
¨ Jardim Zoológico
¨ Teatro: Peça da Dona Baratinha
¨ Fazendinha de bichos

Exposições:

¨ Bonecos
¨ Maquetes
¨ Álbum
¨ Livros confeccionados na escola

Apresentações de :

¨ Peças Teatrais
¨ Dedoches
¨ Fantoches
¨ Contando histórias
¨ Músicas
¨ Fotos
Instrumentos de Avaliação:

Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.

Considera- se alguns instrumentos de avaliação:

  • Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;

  • Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;

  • Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;

  • Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.