domingo, 8 de novembro de 2015

Sujeito e predicado

Oi gente!!!

Tudo bem? Passei aqui rapidinho para compartilhar com vocês a pesquisa que fiz aqui na web, para fazer a montagem de uma atividade para meus alunos. Coloquei um breve resumo sobre o assunto e depois algumas atividades.
Espero que sejam úteis!!!

SUJEITO E PREDICADO

É muito importante sabermos o verdadeiro sentido da palavra “oração”, para assim ampliarmos nossos conhecimentos sobre sujeito e predicado.
Quando falamos em oração, logo devemos saber que ela necessariamente deverá conter verbos. Observe o exemplo:

Gabriel é um garoto esperto.

Logo notamos a presença do verbo ser, que é representado pelo presente do indicativo – “é”.
Ainda fazendo uma análise da oração anterior, temos:
Quem é um garoto esperto?
A resposta correta é: Gabriel

Desta forma, Gabriel é o sujeito da oração, pois foi sobre Gabriel que está sendo revelada uma informação.
Então, o sujeito é o termo sobre o qual informamos algo.
Agora surge o seguinte questionamento:

O que Gabriel é?
É um garoto esperto, porque essa afirmação refere-se a Gabriel.

Portanto, o predicado é o termo que informa algo sobre o sujeito.
Um detalhe muito importante que você não poderá se esquecer!
O predicado sempre virá acompanhado de um verbo.
Vamos matar a charada: O que é mesmo uma oração?
A oração é um conjunto de palavras formado pelo sujeito e o predicado.

Analisando outras orações compreenderemos que:

Vitor foi o artilheiro do campeonato mirim.

Sujeito – Vitor
Predicado – foi o artilheiro do campeonato mirim

O passeio ao parque foi divertido.

Sujeito – o passeio ao parque
Predicado- foi divertido

·         Agora é com você! Leia as frases, circule os verbos e, em seguida, faça o que se pede:
a)    A sopa estava muito quente.
Sujeito:___________________________________________________________________________
Predicado: ________________________________________________________________________

b)   Fabiana, Edgard e Jéssica são amigos.
Sujeito:___________________________________________________________________________
Predicado: ________________________________________________________________________

c)    Marta comeu todos os bombons.
Sujeito:___________________________________________________________________________
Predicado: ________________________________________________________________________

d)   Eu e você estudamos muito hoje.
Sujeito:___________________________________________________________________________
Predicado: ________________________________________________________________________


Sujeito simples

Denominamos de sujeito simples aquele que possui somente um núcleo. E você sabe o que é o núcleo?
Quando falamos “núcleo”, logo pensamos em “centro”. Então, o núcleo do sujeito é a palavra mais importante que existe dentro do sujeito, ou seja, se ela for retirada, a informação ficará sem sentido. Assim, voltemos ao exemplo anterior:
Pedro é um bom garoto.

Nesse caso temos um sujeito simples, cujo núcleo (a palavra de maior valor) é Pedro.

Sujeito composto

É aquele que possui mais de um núcleo, isto é, ele pode ter dois, três, ou até mais núcleos. Observe o exemplo, que tão logo entenderá:

Eu e meus amigos fomos ao cinema.

Percebemos que há dois núcleos nessa oração (eu e meus amigos).

·         Circule os sujeitos das frases e classifique-os como sendo simples ou composto.
a)    Os turistas vão à praia todos os dias.
___________________________________________________________________________
b)   Meu pai e minha mãe foram comigo ao circo.
___________________________________________________________________________
c)    Os tripulantes e o capitão avistaram o iceberg.
___________________________________________________________________________
d)   Ao entardecer, Rafael e Marcos jogaram futebol.
___________________________________________________________________________
e)    As árvores frondosas refrescam a pracinha.
___________________________________________________________________________
 f)     A turma do quarto ano está muito agitada por causa do passeio.
___________________________________________________________________________
g)    Eu e vovô viajamos para o Pantanal.
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Veja outras atividades sobre sujeito e predicado:












terça-feira, 29 de setembro de 2015

Álbum dos animais

Oi gente!!!

Que tal esse álbum para trabalhar os animais com seus alunos?
Eles vão adorar aprender assim...











domingo, 27 de setembro de 2015

Projetos: Dia das Crianças


 Oi gente!!!

Estava pesquisando na web alguns projetos sobre a semana da criança e achei algumas sugestões. Trouxe aqui para compartilhar com vocês.








Adivinhas para alfabetização

Oi gente!!

Hoje trouxe algumas adivinhas que achei na web para compartilhar aqui com vocês...







domingo, 13 de setembro de 2015

Dia da árvore: atividades

Oi gente!
Dia 21 de setembro, é o Dia da árvore. Que tal trabalhar com as crianças algumas atividades sobre esse tema? E não esqueça de lembrá-los o quanto é fundamental preservar e cuidar da nossa natureza e o quanto as árvores são importantes para todos nós.
 Para ver as atividades em tamanho real é só clicar nas imagens.














quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Lembrancinhas: Semana da Pátria

Vocês sabem o quanto que criança adora uma lembrancinha. Que tal confeccionar alguma destas lembrancinhas para elas ou pedir que ajudem a confeccionar. Você pode pedir que pintem e depois recortem ou ainda use cartolina dupla face, papel cartão ou mesmo usar as imagens como molde e com EVA confeccionar uma destas ideias. Tenho certeza que seus alunos ou filhos irão adorar!

ÓCULOS BRASIL:

 VISEIRA BRASIL:





 GRAVATA EU AMO MEU BRASIL



segunda-feira, 24 de agosto de 2015

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO


O “Dia nacional de combate ao fumo” foi instituído pela Lei nº. 7488/86, a ser celebrado em 29 de agosto, com o objetivo de conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos de doenças causadas pelo tabagismo, como a bronquite crônica, o enfisema pulmonar e o câncer de pulmão, entre outras. A instituição desta data foi de suma importância, pois o uso excessivo de tabaco é um problema que deve ser levado muito a sério pelas autoridades civis e pela população em geral. Por isso a legislação é indispensável para a criação de políticas públicas para o fortalecimento de estratégias de desenvolvimento e de contribuição para uma sociedade sem a influência do tabaco.

Essa iniciativa também é praticada no mundo inteiro no dia 31 de maio, conhecido como o “dia mundial sem tabaco”, que movimenta todos os países na luta contra o vício.

A aplicação de medidas educativas e informativas para conscientização da população, de uma legislação bem definidas sobre o assunto, de programas de entidades públicas ou privadas, aliadas a um conjunto de estratégias econômicas, podem reduzir influência da indústria do tabaco.

Em 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente proibiu a venda de produtos que podem causar dependência a menores de 18 anos.

A lei nº. 9294/96 regulamentou a publicidade, inserindo mensagens rotativas, proibindo o consumo de cigarros em locais fechados e transportes coletivos, definindo as áreas exclusivas para fumantes.

O Decreto nº. 3136/99, criou a Comissão Nacional para a preparação da posição do Brasil nas negociações para a Convenção de Controle do Tabaco, estabelecendo um prazo para apresentação de contribuições relativas à proposta desta convenção, por meio da Consulta Pública do Ministério da Saúde nº. 01, em 2000.

A Lei nº. 10167/00 alterou os dispositivos da Lei nº. 9294/96, proibindo a publicidade de cigarros e de outros produtos fumígenos em revistas, jornais, televisão, rádio e outdoors.

Em 2001, duas resoluções da Anvisa foram propostas: uma tornou obrigatória a exibição de imagens de alerta sobre os males causados pelo fumo, além de frases de advertência nas embalagens de produtos derivados do tabaco; a outra estabeleceu os teores máximos permitidos de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono nos cigarros comercializados no Brasil.
O ato de fumar foi tido, durante muitos anos, como elegante, charmoso e símbolo de status. Sem que seus males fossem explicitados, a indústria de cigarros imprimiu uma maciça publicidade, associando o cigarro ao poder e à fama.
O consumo de cigarros é a mais devastadora causa evitável de doenças e mortes prematuras da história da humanidade.

Ainda que fumar não torne a pessoa mais agressiva ou eufórica, o seu padrão de consumo é típico de uma droga que produz dependência.

Portanto, seja inteligente: a melhor época para parar de fumar é agora, enquanto você ainda está saudável.