quinta-feira, 18 de abril de 2019
quarta-feira, 13 de março de 2019
Os continentes - resumo
Os
continentes são as divisões do espaço terrestre elaboradas pelo homem para
melhor compreendê-lo. Trata-se de grandes massas de terras que são separadas
pelos oceanos. Assim, de acordo com a divisão atual, existem seis principais
continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceania e a Antártida.
A
seguir, veremos as características de cada um dos continentes, organizados do
maior para o menor (clique nos nomes de cada continente para saber mais
detalhes):
1º
Ásia – Além de ser o maior dos continentes, é também o que possui a maior
população do planeta. Sua área total é de quase 45 milhões de km² e a população
atual está estimada em 4,5 bilhões de pessoas. É na Ásia que encontramos o
ponto mais alto do mundo, o Monte Everest, com 8.848m de altura.
Entre
os 53 países que fazem parte da Ásia, podemos citar: China, Índia e a maior
parte de Rússia. Nela também se encontra uma região que apresenta as relações
políticas mais conflituosas do mundo: o Oriente Médio.
2º
América – O segundo maior continente do mundo, com uma área total de 42 milhões
de km², é geralmente dividida em três partes: América do Norte, América do Sul
e América Central. Outra forma divisão separa o continente entre América
Anglo-Saxônica e América Latina. A população total desse continente está
estimada em aproximadamente 1 bilhão de habitantes.
Dentre
os 35 países que compõem a América, podemos citar: Estados Unidos, México e
Canadá, na América do Norte; Haiti, Cuba e Jamaica, na América Central; Brasil,
Argentina e Paraguai, na América do Sul.
3º
África – O continente africano é um dos que possuem a maior quantidade de
etnias em todo o planeta. Antes da colonização realizada pelos europeus,
existiam mais de duas mil civilizações diferentes! Sua extensão territorial é
de mais de 30 milhões de km² e a população está estimada em 1,2 bilhões de
habitantes.
É o
continente que possui o maior número de países: 54, ao total. Dentre eles,
podemos destacar o Egito, a Tunísia, a Nigéria e a África do Sul.
4º
Antártida (Antártica): também chamada de “Polo Sul”, é o quarto maior
continente do mundo, com aproximadamente 14 milhões de km². Sua área é dividida
entre vários países do mundo, que realizam pesquisas e estudos científicos.
Ao
contrário do que muitas pessoas imaginam, esse continente não é formado apenas
por gelo, mas também por uma grande quantidade de terra (ao contrário do Polo
Norte, que é formado somente por calotas polares). Existe vida na Antártida,
que abriga os famosos Pinguins, entre outras tantas espécies que conseguem
resistir ao frio extremo!
5º
Europa: apesar de ser um dos menores continentes do mundo, a Europa é o mais
importante politicamente. Foi a partir dela que se constituiu e se expandiu o
sistema capitalista e seus valores econômicos, sociais, políticos e culturais.
As ciências também são, em sua maior parte, oriundas desse continente, pois foi
nele que os gregos criaram a Filosofia.
Sua
extensão territorial é de mais de 10 milhões de km² e a população é de
aproximadamente 800 milhões de habitantes.
Entre
os 49 países que compõem a Europa, podemos citar: Inglaterra, Alemanha, França,
Portugal, Espanha e muitos outros.
6º
Oceania: é chamada pelos europeus de “novíssimo mundo”, pois foi o último local
da Terra a ser colonizado por eles. Possui 14 países distribuídos por mais de 8
milhões de km². A maioria deles é formada por arquipélagos (conjunto de ilhas).
A população total desse continente é de aproximadamente 40 milhões de pessoas.
Dentre
os países que fazem parte da Oceania, podemos destacar a Austrália, a Nova
Zelândia e o Taiti.
Curiosidades
sobre os continentes:
-
Existe uma única cidade no mundo que se encontra em dois continentes, é a
cidade de Istambul, localizada na Turquia. Ela se localiza nos continentes
europeu e asiático
- Em
um passado remoto, antes de existirem os homens, os continentes eram apenas um:
o Pangeia, que, graças aos movimentos das Placas Tectônicas, dividiu-se e
originou as atuais porções continentais.
-
Alguns pesquisadores não consideram a Antártida como um continente, mas sim
como uma área continental.
- O
Polo Norte não é continente, pois nele não há nenhuma faixa de terra, apenas
gelo.
- O
nome “América” foi criado em homenagem a Américo Vespúcio, pois esse foi o primeiro
navegador a descobrir que esse continente não fazia parte da Ásia, como
imaginavam os Europeus.
Fonte: https://escolakids.uol.com.br (com adaptações para fins pedagógicos)
Mapa-múndi para pintar:
terça-feira, 5 de março de 2019
História do Calendário

História do Calendário
Alguns pesquisadores afirmam
que o primeiro calendário surgiu na Mesopotâmia, pelo ano de 2700 a.C., e foi
criado provavelmente pelos sumérios e depois aprimorado pelos caldeus. Esse
calendário tinha 12 meses lunares, de 29 ou 30 dias. Cada mês começava na lua
nova e o ano acabava tendo 345 dias, o que fazia com que ele ficasse
ultrapassado em relação ao calendário solar. Para resolver este problema, os
caldeus passaram a acrescentar um mês a cada três anos. O calendário solar já
possuía 365 dias e era bem mais preciso.
Instrumento para marcar a passagem do tempo
Atualmente usamos o calendário
gregoriano, este não sofre influência dos astros. Ele foi instituído no ano de
1582, pelo papa Gregório XIII, que reformou o calendário juliano. Alguns países
não aceitaram esse calendário, e é por isso que atualmente temos mais de um
calendário no mundo.
Atividades
1- Há mais de 4 mil
anos, os antigos egípcios já tinham criado um calendário com ano, meses,
semanas e dias. Mas o calendário que usamos hoje, conta os anos somente a
partir do nascimento de Jesus Cristo.
a) Para que serve um calendário? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Como ele é organizado?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Em que momentos
você utiliza o calendário? Explique com detalhes.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- O
calendário é um instrumento utilizado para medir o tempo e que é utilizado com
frequência em nosso dia a dia. Nós humanos, temos uma considerável necessidade
de marcar o tempo, para assim, organizarmos atividades diárias, bem como
demarcar datas comemorativas. Ainda, falando sobre o calendário, responda:
a)
Quantos meses tem o calendário que usamos hoje?
( ) 10
( ) 11 ( )
12 ( ) 13
b) Que mês pode ter 29 dias?
( )
fevereiro
(
)março
( ) janeiro
( ) abril
c) Um ano, geralmente, possui quantos dias?
( )
545 ( )195
( ) 365 ( )
120
d) Uma semana tem quantos dias?
( ) 5
( ) 6 (
) 7 ( ) 8
e)
Estamos no mês de março. Quantos dias tem o mês de março?
( ) 28
( ) 29 ( )
30 (
) 31
domingo, 17 de fevereiro de 2019
Escola deve alertar Conselho Tutelar quando aluno atingir 30% do limite de faltas
Foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro a Lei 13.803, de 2019, que determina a notificação imediata aos conselhos tutelares, no caso de faltas escolares de alunos dos ensinos fundamental ou médio que ultrapassarem em 30% o percentual permitido pela legislação em vigor.
Até então, o procedimento era previsto somente quando o número de faltas ultrapassasse o limite em 50%. Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo.
A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos. Levando em conta esse dado (que ainda pode variar em função da distribuição das horas em cada jornada), o aluno que faltar a mais de 50 dias de aula não pode ser promovido para o próximo ano escolar. Seguindo esse parâmetro, antes da nova lei, a escola deveria alertar o Conselho Tutelar quando o aluno faltasse a 25 dias de aula. Agora, essa notificação deve ser feita quando o estudante se ausentar da escola por 15 dias.
A legislação também determina que cada escola tem a obrigação de acompanhar a frequência de seus alunos durante todo o ano letivo, de acordo com o planejamento estabelecido pela respectiva secretaria de Educação, notificando os pais e o Conselho Tutelar no caso de faltas reiteradas.
O projeto que altera a atual legislação (PLC 89/2018) é da deputada federal Keiko Ota (PSB-SP), com parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) apresentado pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF). Para ele, o Estado precisa se antecipar ao problema no sentido de reduzir o número de faltas e, com isso, combater a repetência e a evasão escolar.
A matéria foi aprovada no Plenário do Senado em dezembro do ano passado.
Fonte: Agência Senado
segunda-feira, 14 de janeiro de 2019
quinta-feira, 10 de janeiro de 2019
Seja um mediador de leitura e transforme o mundo!!!
Passei aqui rapidinho para compartilhar uma ótima oportunidade. É um curso de formação de mediadores de leitura totalmente gratuito e com carga horária de 160h.
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segunda-feira, 7 de janeiro de 2019
terça-feira, 1 de janeiro de 2019
segunda-feira, 31 de dezembro de 2018
segunda-feira, 24 de dezembro de 2018
Feliz Natal para todos!!!
Olá!!!
Passei aqui para desejar que no dia que comemoramos o nascimento de Cristo que em seu coração renasçam a esperança, a fé e a paz. Feliz Natal!!!
Que você possa viver esta época natalina em plena alegria, e na companhia da sua família.
Que o amor e todos os melhores sentimentos prevaleçam sobre o materialismo dos presentes. E que Deus conceda a você e toda a sua família muita felicidade, não só na data de hoje, mas durante todos os dias de sua vida.
Tenha um Natal abençoado!!!
Brincadeira para as férias – inventando o futuro
Veja como deve ser feita:
Inventando o futuro
Descrição:
Esta brincadeira surgiu em uma longa viagem de metrô.
Pode ser feita em filas de espera, dias de chuva, dentro do carro no trânsito.
Considerando a facilidade na execução, não há necessidade de um local específico.
Um jogo em que a imaginação é a grande diva. Basta falar das possíveis e impossíveis invenções que existirão no futuro.
Objetivos:
Inventar coisas, objetos, serviços e utilidades que ainda não existem. Inventar até cansar. Não existe limite para a imaginação. Mas quando ela trava ou dói, é hora de pedir ajuda para um adulto. Pode ser muito divertido!
domingo, 23 de dezembro de 2018
QUEBRA-CABEÇA DE NATAL- parte 2
Seus filhos estão de férias?
E estão sem nada para fazer?
Então imprima estes quebra-cabeças e dê para eles recortarem e depois montarem.
Estes que seguem abaixo são para pintar, recortar e montar:
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