segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

História do carnaval

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

  O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu. 

Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.


sábado, 28 de janeiro de 2023

Planejamento diário

 Olá!!!

A pedidos trouxe 4 modelinhos de planejamento diário.

É só clicar em cima da imagem e salvar em seu dispositivo.







quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

O jogo do labirinto

 Olá!

Uma opção de jogo para imprimir e brincar.


O jogo do labirinto é uma atividade pedagógica realizada para desenvolver habilidades na criança, como a coordenação motora, o senso de lógica, o senso direcional ou lateralidade, o senso de organização, o planejamento, entre outras habilidades.





sábado, 14 de janeiro de 2023

Planner mensal minimalista

Olá!!!

Hoje trouxe os planners mensais minimalistas, mas que poderão ser utilizados como calendários também. É só salvar e imprimir.























terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Atividade sobre as férias

 Olá!

Hoje trouxe uma atividade  para trabalhar com as crianças sobre as férias. A partir dessa atividade pode sugerir aos alunos que produzam um texto sobre suas vivências durante as férias.

Para baixar é só clicar na imagem acima.☝☝☝








sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Quebra-cabeça natalino


Olá!!!

Trouxe uma brincadeira para divertir a criançada.

É só baixar, imprimir e cortar.

Dica: para durar mais é só plastificar com papel contact antes de cortar. 













sábado, 30 de julho de 2022

Tempo cronológico e histórico (calendários e períodos históricos) - Atividade (GABARITO)

 Gabarito para a atividade:


1. Sobre o calendário e o tempo cronológico, responda: 

A. Quantos dias tem um ano? 

Resposta: 365 dias (ou 366 dias em um ano bissexto)


B. O que é um ano bissexto? 

Resposta: Um ano bissexto é aquele que tem 366 dias em vez de 365, ocorrendo a cada quatro anos para compensar a diferença entre o ano calendário e o ano solar.


C. O calendário é utilizado para: 

( ) Medir os objetos ( ) Medir as horas (X) Medir o tempo


D. O calendário que utilizamos no Brasil é o ______ 

Resposta: Calendário Gregoriano


E. Por que o calendário gregoriano também é chamado de calendário cristão? 

Resposta: Porque foi instituído pelo Papa Gregório XIII em 1582, e é utilizado principalmente em países de tradição cristã.


F. Qual é o nome do relógio que foi criado a partir da observação do Sol? 

Resposta: Relógio de Sol


G. Qual é o movimento realizado pela Terra que é responsável pela marcação do ano? E pela marcação dos dias? 

Resposta: O movimento de translação é responsável pela marcação do ano, e o movimento de rotação é responsável pela marcação dos dias.


2. Dê as principais características dos seguintes calendários: 

A. Calendário etíope: 

Resposta: É um calendário solar, com doze meses de 30 dias cada, mais um décimo terceiro mês de cinco ou seis dias. O ano novo etíope começa em 11 de setembro (ou 12 em anos bissextos).

B. Calendário Juliano: 

Resposta: Introduzido por Júlio César em 45 a.C., tem um ano de 365 dias divididos em 12 meses, com um dia extra adicionado a fevereiro a cada quatro anos (ano bissexto).

C. Calendário chinês: 

Resposta: É um calendário lunissolar que utiliza tanto o ciclo lunar quanto o ciclo solar. O ano novo chinês varia entre janeiro e fevereiro. Cada ano é associado a um dos doze animais do zodíaco chinês.


3. Explique o que foi cada um dos seguintes períodos históricos: 

A. Pré-História: 

Resposta: Período que antecede a invenção da escrita, caracterizado pelo uso de ferramentas de pedra e desenvolvimento inicial da cultura humana.

B. Idade Antiga: 

Resposta: Período que se estende da invenção da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C., marcado pelo desenvolvimento de grandes civilizações como a egípcia, a mesopotâmica, a grega e a romana.

C. Idade Média: 

Resposta: Período entre a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.) e a tomada de Constantinopla (1453 d.C.), caracterizado pelo feudalismo, a ascensão do cristianismo e o surgimento de reinos e impérios medievais.

D. Idade Moderna: 

Resposta: Período que se estende do século XV ao XVIII, marcado pelo Renascimento, a descoberta das Américas, a Reforma Protestante, e grandes mudanças sociais, culturais, econômicas e políticas.

E. Idade Contemporânea: 

Resposta: Período que se inicia no final do século XVIII e continua até os dias atuais, marcado por revoluções industriais, avanços tecnológicos, e transformações sociais e políticas significativas.


4. Sobre a sedentarização, responda: 

A. Relate como foi o surgimento da agricultura. 

Resposta: O surgimento da agricultura ocorreu há cerca de 10.000 anos, durante o período Neolítico, quando os seres humanos começaram a domesticar plantas e animais, possibilitando a produção de alimentos em maior escala e a formação de comunidades sedentárias.

B. Explique como ocorreu o surgimento das primeiras cidades. 

Resposta: As primeiras cidades surgiram a partir da necessidade de organizar a produção agrícola, armazenar excedentes de alimentos, e promover trocas comerciais. O crescimento populacional e a complexidade social levaram ao desenvolvimento de estruturas administrativas, religiosas e defensivas.


Se precisar de ajustes ou de mais alguma informação, estou à disposição!