Mais máscaras...
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017
domingo, 12 de fevereiro de 2017
terça-feira, 7 de fevereiro de 2017
PROJETO: CARNAVAL
INTRODUÇÃO
Quando pensamos em Brasil ou no povo brasileiro, quase sempre nos vem a imagem de um povo alegre e dançante. O carnaval é um grande exemplo disso. É uma manifestação popular que ocorre de diferentes formas em várias regiões do Brasil, dependendo do contexto histórico e sociocultural de cada lugar.
Entrelaçando as influências dos negros africanos, indígenas, nativos e europeus colonizadores, a cultura brasileira resultou em uma grande diversidade e riqueza de manifestações.
JUSTIFICATIVA
O Brasil é um país rico culturalmente, porém, o que sabemos dessa cultura limita-se ao que vivemos no dia-a-dia e ao que a TV nos mostra, muitas vezes, informações soltas, imagens que ficam muito distantes de nossa realidade ou de cunho comercial.
Pensando nisso, pretendemos, neste trabalho, propiciar atividades que ampliem o conhecimento das crianças sobre o carnaval no Brasil, levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo temporal desde os antigos carnavais até hoje.
OBJETIVOS GERAIS
Conhecer os aspectos culturais do carnaval que influenciaram na etnia brasileira.
Reconhecer as manifestações carnavalescas dentro do contexto social.
Conhecer as marchinhas carnavalescas.
Conhecer, observar e acompanhar a evolução de gêneros carnavalescos como: música, blocos, fantasias e histórias.
Estabelecer relação entre passado e moderno.
Procedimentos Metodológicos
Fazer um baile de carnaval para que as crianças conheçam um pouco sobre essa manifestação popular.
Levar para a sala de aula os elementos do carnaval através de imagens ou objetos.
Executar músicas pertinentes ao universo carnavalesco.
Fazer pinturas faciais nas crianças e disponibilizar diferentes roupas e adereços para que possam usar como fantasias.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Confecção de painel com recortes e fotos carnavalescas.
Trabalhar músicas carnavalescas
Confeccionar máscaras carnavalescas com material de sucata.
Listar as fantasias que as pessoas costumam usar em carnaval.
Pular carnaval usando roupas e acessórios diversos como fantasia.
CULMINÂNCIA Desfile de fantasias.
Exposição de painéis.
Baile carnavalesco.
ANEXOS-músicas
MAMÃE EU QUERO
(Jararaca-Vicente Paiva - 1937)
MAMÃE EU QUERO, MAMÃE EU QUERO
MAMÃE EU QUERO MAMAR
DÁ A CHUPETA, DÁ A CHUPETA
DÁ A CHUPETA PRO BEBE NÃO CHORAR
DORME FILHINHO DO MEU CORAÇÃO
PEGA A MAMADEIRA
E VEM ENTRAR PRO MEU CORDÃO
EU TENHO UMA IRMÃ QUE SE CHAMA ANA
DE PISCAR O OLHO JÁ FICOU SEM A PESTANA
OLHO AS PEQUENAS MAS DAQUELE JEITO
TENHO MUITA PENA NÃO SER CRIANÇA DE PEITO
EU TENHO UMA IRMÃ QUE É FENOMENAL
ELA É DA BOSSA E O MARIDO É UM BOÇAL
ABRE ALAS
(Chiquinha Gonzaga, 1899)
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
EU SOU DA LIRA NÃO POSSO NEGAR
EU SOU DA LIRA NÃO POSSO NEGAR
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
ROSA DE OURO É QUE VAI GANHAR
ROSA DE OURO É QUE VAI GANHAR
AALLAH-LÁ-Ô(Haroldo Lobo-Nássara, 1940)
Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô
MAS QUE CALOR, Ô Ô Ô Ô Ô Ô
ATRAVESSAMOS O DESERTO DO SAARA
O SOL ESTAVA QUENTE
QUEIMOU A NOSSA CARA
VIEMOS DO EGITO
E MUITAS VEZES
NÓS TIVEMOS QUE REZAR
ALLAH! ALLAH! ALLAH, MEU BOM ALLAH!
MANDE ÁGUA PRA IOIÔ
MANDE ÁGUA PRA IAIÁ
ALLAH! MEU BOM ALLAH
ME DÁ UM DINHEIRO AÍ
(Ivan Ferreira-Homero Ferreira-Glauco Ferreira, 1959)
EI, VOCÊ AÍ!
ME DÁ UM DINHEIRO AÍ!
ME DÁ UM DINHEIRO AÍ!
NÃO VAI DAR?
NÃO VAI DAR NÃO?
VOCÊ VAI VER A GRANDE CONFUSÃO
QUE EU VOU FAZER BEBENDO ATÉ CAIR
ME DÁ ME DÁ ME DÁ, Ô!
ME DÁ UM DINHEIRO AÍ!
Mirabeau Pinheiro-Lúcio de Castro-Heber Lobato, 1953
VOCÊ PENSA QUE CACHAÇA É ÁGUA
CACHAÇA NÃO É ÁGUA NÃO
CACHAÇA VEM DO ALAMBIQUE
ÁGUA VEM DO RIBEIRÃO
PODE ME FALTAR TUDO NA VIDA
ARROZ FEIJÃO E PÃO
PODE ME FALTAR MANTEIGA
TUDO MAIS NÃO FAZ FALTA NÃO
PODE ME FALTAR O AMOR
HÁ, HÁ, HÁ, HÁ!
ISTO ATÉ ACHO GRAÇA
SÓ NÃO QUERO QUE ME FALTE
A DANADA DA CACHAÇA
CABELEIRA DO ZEZÉ
João Roberto Kelly-Roberto Faissal, 1963
OLHA A CABELEIRA DO ZEZÉ
SERÁ QUE ELE É
SERÁ QUE ELE É
SERÁ QUE ELE É BOSSA NOVA
SERÁ QUE ELE É MAOMÉ
PARECE QUE É TRANSVIADO
MAS ISSO EU NÃO SEI SE ELE É
CORTA O CABELO DELE!
CORTA O CABELO DELE!
AURORAMário Lago-Roberto Roberti, 1940
SE VOCÊ FOSSE SINCERA
Ô Ô Ô Ô AURORA
VEJA SÓ QUE BOM QUE ERA
Ô Ô Ô Ô AURORA
UM LINDO APARTAMENTO
COM PORTEIRO E ELEVADOR
E AR REFRIGERADO
PARA OS DIAS DE CALOR
MADAME ANTES DO NOME
VOCÊ TERIA AGORA
Ô Ô Ô Ô AURORA
CABELEIRA DO ZEZÉ
João Roberto Kelly-Roberto Faissal, 1963
OLHA A CABELEIRA DO ZEZÉ
SERÁ QUE ELE É
SERÁ QUE ELE É
SERÁ QUE ELE É BOSSA NOVA
SERÁ QUE ELE É MAOMÉ
PARECE QUE É TRANSVIADO
MAS ISSO EU NÃO SEI SE ELE É
CORTA O CABELO DELE!
CORTA O CABELO DELE
A JARDINEIRABenedito Lacerda-Humberto Porto, 1938
Ó JARDINEIRA PORQUE ESTÁS TÃO TRISTE
MAS O QUE FOI QUE TE ACONTECEU
FOI A CAMÉLIA QUE CAIU DO GALHO
DEU DOIS SUSPIROS E DEPOIS MORREU
VEM JARDINEIRA VEM MEU AMOR
NÃO FIQUES TRISTE QUE ESTE MUNDO É TODO SEU
TU ÉS MUITO MAIS BONITA
QUE A CAMÉLIA QUE MORREU
O TEU CABELO NÃO NEGALamartine Babo-Irmãos Valença, 1931
O TEU CABELO NÃO NEGA MULATA
PORQUE ÉS MULATA NA COR
MAS COMO A COR NÃO PEGA MULATA
MULATA EU QUERO O TEU AMOR
TENS UM SABOR BEM DO BRASIL
TENS A ALMA COR DE ANIL
MULATA MULATINHA MEU AMOR
FUI NOMEADO TEU TENENTE INTERVENTOR
QUEM TE INVENTOU MEU PANCADÃO
TEVE UMA CONSAGRAÇÃO
A LUA TE INVEJANDO FAZ CARETA
PORQUE MULATA TU NÃO ÉS DESTE PLANETA
QUANDO MEU BEM VIESTE À TERRA
PORTUGAL DECLAROU GUERRA
A CONCORRÊNCIA ENTÃO FOI COLOSSAL
VASCO DA GAMA CONTRA O BATALHÃO NAVAL
SACA-ROLHAZé da Zilda-Zilda do Zé-Waldir Machado, 1953)
AS ÁGUAS VÃO ROLAR
GARRAFA CHEIA EU NÃO QUERO VER SOBRAR
EU PASSO MÃO NA SACA, SACA, SACA ROLHA
E BEBO ATÉ ME AFOGAR
DEIXA AS ÁGUAS ROLAR
SE A POLÍCIA POR ISSO ME PRENDER
MAS NA ÚLTIMA HORA ME SOLTAR
EU PEGO O SACA, SACA, SACA ROLHA
NINGUÉM ME AGARRA NINGUÉM ME AGARRA
fonte: http://groups.google.com/group/atividades-educacao-infantil-fund1
Quando pensamos em Brasil ou no povo brasileiro, quase sempre nos vem a imagem de um povo alegre e dançante. O carnaval é um grande exemplo disso. É uma manifestação popular que ocorre de diferentes formas em várias regiões do Brasil, dependendo do contexto histórico e sociocultural de cada lugar.
Entrelaçando as influências dos negros africanos, indígenas, nativos e europeus colonizadores, a cultura brasileira resultou em uma grande diversidade e riqueza de manifestações.
JUSTIFICATIVA
O Brasil é um país rico culturalmente, porém, o que sabemos dessa cultura limita-se ao que vivemos no dia-a-dia e ao que a TV nos mostra, muitas vezes, informações soltas, imagens que ficam muito distantes de nossa realidade ou de cunho comercial.
Pensando nisso, pretendemos, neste trabalho, propiciar atividades que ampliem o conhecimento das crianças sobre o carnaval no Brasil, levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo temporal desde os antigos carnavais até hoje.
OBJETIVOS GERAIS
Conhecer os aspectos culturais do carnaval que influenciaram na etnia brasileira.
Reconhecer as manifestações carnavalescas dentro do contexto social.
Conhecer as marchinhas carnavalescas.
Conhecer, observar e acompanhar a evolução de gêneros carnavalescos como: música, blocos, fantasias e histórias.
Estabelecer relação entre passado e moderno.
Procedimentos Metodológicos
Fazer um baile de carnaval para que as crianças conheçam um pouco sobre essa manifestação popular.
Levar para a sala de aula os elementos do carnaval através de imagens ou objetos.
Executar músicas pertinentes ao universo carnavalesco.
Fazer pinturas faciais nas crianças e disponibilizar diferentes roupas e adereços para que possam usar como fantasias.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Confecção de painel com recortes e fotos carnavalescas.
Trabalhar músicas carnavalescas
Confeccionar máscaras carnavalescas com material de sucata.
Listar as fantasias que as pessoas costumam usar em carnaval.
Pular carnaval usando roupas e acessórios diversos como fantasia.
CULMINÂNCIA Desfile de fantasias.
Exposição de painéis.
Baile carnavalesco.
ANEXOS-músicas
MAMÃE EU QUERO
(Jararaca-Vicente Paiva - 1937)
MAMÃE EU QUERO, MAMÃE EU QUERO
MAMÃE EU QUERO MAMAR
DÁ A CHUPETA, DÁ A CHUPETA
DÁ A CHUPETA PRO BEBE NÃO CHORAR
DORME FILHINHO DO MEU CORAÇÃO
PEGA A MAMADEIRA
E VEM ENTRAR PRO MEU CORDÃO
EU TENHO UMA IRMÃ QUE SE CHAMA ANA
DE PISCAR O OLHO JÁ FICOU SEM A PESTANA
OLHO AS PEQUENAS MAS DAQUELE JEITO
TENHO MUITA PENA NÃO SER CRIANÇA DE PEITO
EU TENHO UMA IRMÃ QUE É FENOMENAL
ELA É DA BOSSA E O MARIDO É UM BOÇAL
ABRE ALAS
(Chiquinha Gonzaga, 1899)
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
EU SOU DA LIRA NÃO POSSO NEGAR
EU SOU DA LIRA NÃO POSSO NEGAR
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
ROSA DE OURO É QUE VAI GANHAR
ROSA DE OURO É QUE VAI GANHAR
AALLAH-LÁ-Ô(Haroldo Lobo-Nássara, 1940)
Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô
MAS QUE CALOR, Ô Ô Ô Ô Ô Ô
ATRAVESSAMOS O DESERTO DO SAARA
O SOL ESTAVA QUENTE
QUEIMOU A NOSSA CARA
VIEMOS DO EGITO
E MUITAS VEZES
NÓS TIVEMOS QUE REZAR
ALLAH! ALLAH! ALLAH, MEU BOM ALLAH!
MANDE ÁGUA PRA IOIÔ
MANDE ÁGUA PRA IAIÁ
ALLAH! MEU BOM ALLAH
ME DÁ UM DINHEIRO AÍ
(Ivan Ferreira-Homero Ferreira-Glauco Ferreira, 1959)
EI, VOCÊ AÍ!
ME DÁ UM DINHEIRO AÍ!
ME DÁ UM DINHEIRO AÍ!
NÃO VAI DAR?
NÃO VAI DAR NÃO?
VOCÊ VAI VER A GRANDE CONFUSÃO
QUE EU VOU FAZER BEBENDO ATÉ CAIR
ME DÁ ME DÁ ME DÁ, Ô!
ME DÁ UM DINHEIRO AÍ!
CACHAÇA
Mirabeau Pinheiro-Lúcio de Castro-Heber Lobato, 1953
VOCÊ PENSA QUE CACHAÇA É ÁGUA
CACHAÇA NÃO É ÁGUA NÃO
CACHAÇA VEM DO ALAMBIQUE
ÁGUA VEM DO RIBEIRÃO
PODE ME FALTAR TUDO NA VIDA
ARROZ FEIJÃO E PÃO
PODE ME FALTAR MANTEIGA
TUDO MAIS NÃO FAZ FALTA NÃO
PODE ME FALTAR O AMOR
HÁ, HÁ, HÁ, HÁ!
ISTO ATÉ ACHO GRAÇA
SÓ NÃO QUERO QUE ME FALTE
A DANADA DA CACHAÇA
CABELEIRA DO ZEZÉ
João Roberto Kelly-Roberto Faissal, 1963
OLHA A CABELEIRA DO ZEZÉ
SERÁ QUE ELE É
SERÁ QUE ELE É
SERÁ QUE ELE É BOSSA NOVA
SERÁ QUE ELE É MAOMÉ
PARECE QUE É TRANSVIADO
MAS ISSO EU NÃO SEI SE ELE É
CORTA O CABELO DELE!
CORTA O CABELO DELE!
AURORAMário Lago-Roberto Roberti, 1940
SE VOCÊ FOSSE SINCERA
Ô Ô Ô Ô AURORA
VEJA SÓ QUE BOM QUE ERA
Ô Ô Ô Ô AURORA
UM LINDO APARTAMENTO
COM PORTEIRO E ELEVADOR
E AR REFRIGERADO
PARA OS DIAS DE CALOR
MADAME ANTES DO NOME
VOCÊ TERIA AGORA
Ô Ô Ô Ô AURORA
CABELEIRA DO ZEZÉ
João Roberto Kelly-Roberto Faissal, 1963
OLHA A CABELEIRA DO ZEZÉ
SERÁ QUE ELE É
SERÁ QUE ELE É
SERÁ QUE ELE É BOSSA NOVA
SERÁ QUE ELE É MAOMÉ
PARECE QUE É TRANSVIADO
MAS ISSO EU NÃO SEI SE ELE É
CORTA O CABELO DELE!
CORTA O CABELO DELE
A JARDINEIRABenedito Lacerda-Humberto Porto, 1938
Ó JARDINEIRA PORQUE ESTÁS TÃO TRISTE
MAS O QUE FOI QUE TE ACONTECEU
FOI A CAMÉLIA QUE CAIU DO GALHO
DEU DOIS SUSPIROS E DEPOIS MORREU
VEM JARDINEIRA VEM MEU AMOR
NÃO FIQUES TRISTE QUE ESTE MUNDO É TODO SEU
TU ÉS MUITO MAIS BONITA
QUE A CAMÉLIA QUE MORREU
O TEU CABELO NÃO NEGALamartine Babo-Irmãos Valença, 1931
O TEU CABELO NÃO NEGA MULATA
PORQUE ÉS MULATA NA COR
MAS COMO A COR NÃO PEGA MULATA
MULATA EU QUERO O TEU AMOR
TENS UM SABOR BEM DO BRASIL
TENS A ALMA COR DE ANIL
MULATA MULATINHA MEU AMOR
FUI NOMEADO TEU TENENTE INTERVENTOR
QUEM TE INVENTOU MEU PANCADÃO
TEVE UMA CONSAGRAÇÃO
A LUA TE INVEJANDO FAZ CARETA
PORQUE MULATA TU NÃO ÉS DESTE PLANETA
QUANDO MEU BEM VIESTE À TERRA
PORTUGAL DECLAROU GUERRA
A CONCORRÊNCIA ENTÃO FOI COLOSSAL
VASCO DA GAMA CONTRA O BATALHÃO NAVAL
SACA-ROLHAZé da Zilda-Zilda do Zé-Waldir Machado, 1953)
AS ÁGUAS VÃO ROLAR
GARRAFA CHEIA EU NÃO QUERO VER SOBRAR
EU PASSO MÃO NA SACA, SACA, SACA ROLHA
E BEBO ATÉ ME AFOGAR
DEIXA AS ÁGUAS ROLAR
SE A POLÍCIA POR ISSO ME PRENDER
MAS NA ÚLTIMA HORA ME SOLTAR
EU PEGO O SACA, SACA, SACA ROLHA
NINGUÉM ME AGARRA NINGUÉM ME AGARRA
fonte: http://groups.google.com/group/atividades-educacao-infantil-fund1
domingo, 29 de janeiro de 2017
Mensagem de boas-vindas: Volta às aulas
Que tal entregar esta mensagem de Augusto Cury no primeiro dia de aula?
"Qual é a escola dos seus sonhos"? Para mim, é a escola que educa os jovens para extraírem segurança da terra do medo, sorriso das lágrimas e sabedoria dos fracassados. A escola dos meus sonhos une a seriedade de um executivo e a alegria de um palhaço. Na escola dos meus sonhos cada criança é uma jóia única, mas importante que todo dinheiro do mundo. Nela os professores e alunos escrevem uma belíssima história, são jardineiros que fazem da sala de aula um canteiro de pensadores.
Qual a família dos seus sonhos? A família dos meus sonhos não é perfeita. Não tem pais infalíveis, nem filhos perfeitos. Mas aqueles em que pais e filhos têm coragem de dizer um para o outro EU TE AMO, EU EXAGEREI, DESCULPE-ME.
Na família dos meus sonhos não há heróis nem gigantes, mas amigos. Nela os pais dão risadas quando perdem a paciência com os filhos. Um lugar simples, mas onde há gente feliz.
Portanto Pais sejam Bem Vindos!
Você pode copiá-la e colocar numa borda ao seu gosto ou utilizar as que já estão prontas que seguem abaixo:
terça-feira, 10 de janeiro de 2017
Lembrancinha de volta às aulas: viseira
Olá pessoas lindas!!
As aulas já estão quase começando... já pensou na lembrancinha de volta às aulas? Que tal preparar com a turminha uma viseira, feita por eles?
Trouxe alguns modelos de viseiras. É só imprimir em um papel mais grossinho (tipo Canson), recortar, perfurar a lateral, entregar para a criançada pintar e depois que pintarem é só colar num eva ou papel cartão colorido, recortando o contorno.
segunda-feira, 9 de janeiro de 2017
Recadinho de volta às aulas
Oi gente!!!
Trouxe aqui o cartão que fiz de boas-vindas para colar na agenda dos alunos.
Trouxe aqui o cartão que fiz de boas-vindas para colar na agenda dos alunos.
Trouxe aqui a imagem do recadinho sem o meu nome para quem quiser usar!
É só clicar na imagem, salvar no seu computador e depois imprimir.
domingo, 1 de janeiro de 2017
Feliz 2017!!!
Olá pessoas lindas!!!
Hoje inicia-se um novo ano, novos projetos, tempo de renovar o que não ficou em sua vida, tempo de planejar o que precisa mudar...
Quero agradecer a cada um de vocês que estiverem aqui comigo no blog. Fico feliz com cada visualização, com cada comentário... Espero que 2017 seja um ano cheio de realização para cada um de vocês!!!
Obrigada pelo carinho de todos vocês!!
Hoje inicia-se um novo ano, novos projetos, tempo de renovar o que não ficou em sua vida, tempo de planejar o que precisa mudar...
Quero agradecer a cada um de vocês que estiverem aqui comigo no blog. Fico feliz com cada visualização, com cada comentário... Espero que 2017 seja um ano cheio de realização para cada um de vocês!!!
Obrigada pelo carinho de todos vocês!!
sábado, 31 de dezembro de 2016
O Ano Novo está chegando...
Desejos
(Carlos Drummond de Andrade)
"Para você,
desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.
Para você, desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir.
Todas as músicas que puder emocionar.
Desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
que sua família esteja mais unida,
que sua vida seja mais bem vivida.
Gostaria de lhe desejar tantas coisas,
mas nada seria suficiente...
Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto,
ao rumo da sua felicidade."*
FELIZ 2017!!!!!!
(Carlos Drummond de Andrade)
"Para você,
desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.
Para você, desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir.
Todas as músicas que puder emocionar.
Desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
que sua família esteja mais unida,
que sua vida seja mais bem vivida.
Gostaria de lhe desejar tantas coisas,
mas nada seria suficiente...
Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto,
ao rumo da sua felicidade."*
FELIZ 2017!!!!!!
Retrospectiva 2016: Mostra Literária
Olá pessoas lindas!
Hoje é o último post sobre os trabalhos dos meus alunos no decorrer do ano. Desta vez trouxe um pouquinho das produções dos meus anos e da professora Márcia (alunos do 3º ano do meu amado Colégio Dom Bosco).
Na nossa Mostra Literária reunimos alguns trabalhos que eles fizeram no decorrer do ano sobre literatura e outras produções escritas. Como nossos alunos eram bastante empolgados, alguns alunos se candidataram para dramatizar uma das histórias que leram "E algo aconteceu naquele dia" do autor Jonas Ribeiro.
Em nossas aulas de Artes cada aluno fez uma releitura da ilha da história, cada um produziu a sua ilha numa tela usando tinta acrílica.
Outro livro que trabalhamos foi "A menina e o mar" da autora Marta Lagarta, que conta a história de uma graciosa menina chamada Mariana que tinha muito medo de entrar no mar. Nem mesmo a ponta do pé a garotinha queria molhar na água. Com muito jeitinho, a vó dela tenta convencê-la. Além de trabalharmos questões de como enfrentar os medos, os alunos produziram diversos trabalhos sobre a temática, como a confecção de sandálias de papel, representação da praia no papel Canson A3 usando tinta azul e areia
Hoje é o último post sobre os trabalhos dos meus alunos no decorrer do ano. Desta vez trouxe um pouquinho das produções dos meus anos e da professora Márcia (alunos do 3º ano do meu amado Colégio Dom Bosco).
Na nossa Mostra Literária reunimos alguns trabalhos que eles fizeram no decorrer do ano sobre literatura e outras produções escritas. Como nossos alunos eram bastante empolgados, alguns alunos se candidataram para dramatizar uma das histórias que leram "E algo aconteceu naquele dia" do autor Jonas Ribeiro.
Produção de livros com o tema e modelo escolhido por cada aluno:
Livros e produções de textos expostos na Mostra Literária
Trabalhamos com o livro "Uma ilha a mil milhas daqui" do autor Jonas Ribeiro que conta a história de Marcelo, um menino que adora receber carinho dos avós e de ouvir histórias da família contadas por eles. Mas, um dia, ao ganhar de presente um notebook, viaja para uma ilha muito distante. Com isso, seus avós se sentem abandonados e tentam resgatá-lo a todo custo, mas o menino já está muito longe. Porém, durante a viagem, Marcelo começa a perceber que algo lhe falta. Até que ele vê no mar uma garrafa flutuando e nela há uma cartinha de seus avós. E o restante? Você tem que ler para descobrir... Mas garanto que você vai adorar!!!
Baseando-se na história e na vivência de cada aluno, eles produziram uma linda e emocionante carta para colocar na garrafa e entregar para seus familiares.
Mas além da cartinha, cada aluno produziu a sua jangada com palitos de picolé, trouxeram uma garrafa pet, fixei na jangada e colocamos a cartinha dentro da garrafa.
Jangadas, garrafas e cartas lançadas ao "mar"... para que cada família resgate a sua mensagem
Produzimos esse painel para ilustrar a história
Outro livro que trabalhamos foi "A menina e o mar" da autora Marta Lagarta, que conta a história de uma graciosa menina chamada Mariana que tinha muito medo de entrar no mar. Nem mesmo a ponta do pé a garotinha queria molhar na água. Com muito jeitinho, a vó dela tenta convencê-la. Além de trabalharmos questões de como enfrentar os medos, os alunos produziram diversos trabalhos sobre a temática, como a confecção de sandálias de papel, representação da praia no papel Canson A3 usando tinta azul e areia
Nosso stand com as produções dos alunos
Assinar:
Postagens (Atom)